House Market Indicators

Reposição em Supermercados: ganhe mais eficiência

Um bom sistema de reposição ajuda a melhorar o atendimento ao cliente, aumentar as vendas e reduzir custos. Também ajuda a controlar os níveis de estoque com precisão para que os membros da equipe não precisem perder tempo procurando itens que se esgotam cedo ou que itens sejam perdidos devido à demora na exposição e venda.

Um supermercado é um dos ambientes de varejo mais competitivos do mundo. É um local onde os produtos são armazenados, expostos e vendidos. O principal objetivo de um supermercado é fornecer aos clientes os produtos necessários a um preço que eles aceitarão pagar.

Você já deve saber, mas o cliente não compra o que não está à sua vista. Por isso, é fundamental repor as mercadorias nas prateleiras e garantir exposição adequada sempre. 

Uma loja bem organizada torna mais fácil para os clientes encontrarem o que precisam e melhora sua experiência de compra. Por isso, os supermercados devem estar o tempo todo bem abastecidos com produtos e oferecer uma grande variedade deles.

Deve-se notar que o reabastecimento não se trata apenas de retirar e guardar produtos, mas também de encomendar novos e verificar sua qualidade. Esse processo deve ser realizado por um funcionário que saiba exatamente quando cada produto precisa ser substituído e por quê: o repositor.

Como organizar um supermercado?

Para se manter competitivo no setor supermercadista e aumentar o volume de vendas, é essencial que você tenha um sistema de reposição eficiente. 

O processo de reabastecimento deve ser planejado de forma que ninguém fique sem nenhum produto. Isso significa que, se algum produto acabar no estoque, ele será substituído o mais rápido possível – num plano ideal, dentro de 24 horas ou menos.

Em um supermercado, existem inúmeros produtos que precisam ser armazenados, reabastecidos e organizados. Esta é uma tarefa complexa e requer atenção especial. 

Por exemplo, é preciso garantir que os produtos sejam armazenados de forma a garantir sua visibilidade em todos os momentos. Além disso, é importante acompanhar com que frequência cada item deve ser reabastecido e quando foi substituído pela última vez em sua prateleira. 

Isso ajuda a otimizar o gerenciamento de seu estoque, eliminando desperdícios ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade - dois fatores básicos para qualquer operação de negócios bem-sucedida hoje.

Porém, antes de implementar um novo sistema de reposição, é bom ter em mente as seguintes etapas:

1 Escolha as prateleiras certas;
2 Organize a sala de armazenamento;
3 Organize os estoques;
4 Reorganize a loja.

Com um estoque bem organizado e sem qualquer coisa que atrapalhe o fluxo entre as prateleiras e o caixa, você garante que seus clientes encontrarão o que precisam, aumentando as vendas e gerando mais lucros.

Qual a prateleira ideal para supermercado?

A Amapá oferece há mais de 38 anos soluções para armazenagem, organização e exposição de mercadorias, com um portfólio de produtos que atendem negócios de todos os portes.

Além disso, possui porta pallets de aço que proporcionam resistência, durabilidade e capacidade para suportar até toneladas de carga.

Clique aqui e converse com um consultor para encontrar a solução perfeita para os seus negócios hoje mesmo. Conte com a Amapá!