House Market Indicators

Você sabe como destacar o seu supermercado dos concorrentes? Conheça 6 dicas!

Saber lidar com a concorrência é um elemento importante na gestão de um negócio. Afinal, nenhum produto ou serviço permanece sem concorrentes por muito tempo, mesmo que seja algo inovador logo será copiado. A competividade tem ainda mais peso em certos mercados, como o supermercadista. Pensando nisso, desenvolvemos seis dicas para os empreendedores desse setor:

- Conheça o mercado, seu público-alvo e os concorrentes

É essencial conhecer seu mercado de atuação profundamente para que seu negócio ganhe destaque, identificando ameaças e aproveitando oportunidades. Outro passo importante é conhecer bem seu público-alvo e alinhar suas estratégias para atender seus desejos e necessidades.

Também fique de olho nos concorrentes, mesmo nos indiretos. Assim você poderá aprender com os erros e acertos de quem já testou. Essas informações poderão ser utilizadas como inspiração e para evitar erros nas ações futuras.


- Estude seu negócio, reduza custos e faça parcerias

Observe seu negócio e saiba quais são seus pontos positivos e negativos. Isso ajudará a dedicar seu tempo e dinheiro nas práticas que são seus diferenciais.

Veja onde é possível reduzir os custos, sem ter impacto na qualidade do produto ou serviço. Isso irá tornar seus preços uma vantagem competitiva. Afinal, para muitos clientes esse é um fator determinante para escolher um supermercado.

Concorrentes não são inimigos. Não entre em guerras de preços. Elas podem comprometer os lucros, desvalorizar o produto ou marca, e até mesmo causar a descontinuidade do negócio.

Muitas vezes dois empreendimentos podem unir forças e criar parcerias em que os dois lados possam ganhar. Um exemplo é quando os produtos são semelhantes, mas podem ser complementares.  

- Reforce sua marca, posicionamento e diferencial

A marca é muito preciosa para o negócio. Quando pensarem no segmento os clientes devem ter a sua marca como referência na cabeça. Para isso, é necessário trabalhá-la para que se torne conhecida e que as pessoas se identifiquem com ela.

O posicionamento de marca é como você quer que sua marca seja reconhecida pelos clientes. Ela deve estar alinhada com os valores que seu público-alvo busca e deve oferecer aquilo que ele não abre mão. Mais do que um logotipo bonito é preciso ter valores, tom de voz e gerar um impacto nas pessoas.


Os diferenciais quantitativos são fáceis de serem copiados, mas se você conseguir criar um diferencial qualitativo será difícil de ser superado. Afinal, ele será composto pelas experiências dos clientes com a marca. Entretanto, isso demanda ações integradas, coerentes e sólidas a longo prazo. A confiança exige tempo e atenção a todos os pontos de contato marca-cliente. O resultado desse trabalho é o destaque no mercado, fidelidade dos clientes, aumento dos lucros e crescimento sustentável.

- Foco no atendimento de qualidade

Investir em atendimento de excelência é fundamental para se diferenciar dos concorrentes. Disponibilize canais variados, simples de usar e ágeis, atendendo os clientes com agilidade e eficiência.


O bom atendimento deve permear todo o negócio. Os colaboradores devem estar alinhados com os valores da empresa. Atenção na seleção de funcionários, pois eles lidarão diretamente com os consumidores. Assim, também é de extrema importância promover treinamentos constantes.

- Acompanhe as tendências

Monitore de perto as novidades e tendências, especialmente tecnológicas. Entretanto, estude o que é viável implementar em sua loja. Não faz sentido adotar um processo ou ferramenta só porque são novos. Pergunte-se: “Isso irá tonar meu negócio mais eficiente ou irá atrair mais compradores?” Se sim, é hora de planejar. Com a velocidade que são desenvolvidos os novos instrumentos fica difícil acompanhar tudo, mas faça um cronograma de melhorias de curto, médio e longo prazo. Esteja sempre pronto para mudar e se reinventar.

- Tenha uma loja atrativa e organizada

Uma outra forma de destacar-se dos concorrentes é tornar a experiência dos clientes em sua loja agradável. O ponto de venda deve ser atrativo e organizado, além de estimular o consumo dos produtos e serviços.

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