10 dicas para fazer sua farmácia vender mais
Separamos 10 dicas incríveis para fazer sua farmácia vender mais e gerar mais movimento no estabelecimento.
Muitas pessoas procuram fórmulas prontas antes de abrir o seu próprio negócio. Infelizmente ou felizmente, fórmulas de sucesso não existem. O que existe é o trabalho duro e o reconhecimento da missão de vida de cada empreendedor ao criar o seu empreendimento.
Vamos dar algumas dicas para que você consiga sair do senso comum que se espera de uma farmácia, mas já podemos te adiantar que a Amapá tem soluções que já podem te ajudar nesse planejamento.
Contamos com soluções inteligentes para armazenagem, estocagem e organização. Para que você possa usar o seu tempo para focar nas nossas dicas, você pode delegar o básico para a Amapá.
Para você que tem uma farmácia e quer saber como sair da crise brasileira, aqui vão algumas dicas que podem ajudar você a alavancar as suas vendas. Siga conosco.
1- Saiba como o seu negócio é importante para a sociedade
Se você está interessado em vender mais, é importante que você entenda a importância do seu negócio para a sociedade. É um trabalho sério, então, entenda que vender remédios não é vender uma peça de roupa.
2- Crie um bom ambiente de trabalho
Um ambiente de trabalho agradável faz com que as pessoas trabalhem de forma mais leve e descontraída. Isso é extremamente importante, principalmente em uma farmácia, já que o trabalho é feito diretamente com o público.
Funcionários mais felizes trabalham com mais afinco e determinação. Se o ambiente for estressante, eles estarão sempre de mal humor e predispostos a não darem o seu melhor.
3- Valorize os seus funcionários
Uma pesquisa feita pelo Instituto Gallup em 2006 diz que os funcionários mais “engajados” com a empresa são aqueles que têm um sentimento de conexão e pertencimento com o que a empresa propõe. Essas pessoas são mais produtivas e leais.
Além de que essa paixão pela empresa pode motivá-las a fomentar inovação e terem força de vontade para fazer com que o negócio continue crescendo cada vez mais.
4- Valorize os seus clientes
Sabe aquela frase clichê “o cliente sempre tem razão”? Eu não diria que ela está 100% certa, mas ela tem fundamento. Eu mudaria para “o cliente é o mais importante”. Ele é sim, já que essa é a razão do seu negócio existir.
Seja lá qual for a sua visão, missão e valor, o seu cliente está envolvido 100%. A sua farmácia não existe sem clientes para consumirem o produto que você está vendendo. Você precisa fazer com que ele sinta isso.
O bom relacionamento construído entre os vendedores e seus clientes é essencial para que isso aconteça.
O contato é feito entre eles e é estabelecida uma relação de confiança de uma para com o outro. Isso é muito poderoso.
O seu cliente vai se sentir não apenas cuidado pelos vendedores, mas também como um promotor da sua loja. Tenha certeza de que ele vai indicar para outras pessoas.
5- Invista em uma comunicação eficaz
Cuide da identidade visual da sua farmácia. Observe bem e responda a seguinte pergunta para você mesmo: “se a minha farmácia fosse uma loja de roupas, eu entraria”? O que uma loja de roupas tem a ver com uma farmácia? Tudo.
É uma loja e sobrevive da venda dos seus produtos da mesma forma. Se o seu cliente não se sentir atraído visualmente, ele não irá entrar na sua farmácia. A não ser que ele não tenha opção. Não queira ser a última opção do seu cliente, seja a primeira.
E para ter uma identidade visual realmente eficaz, você pode contratar uma agência para cuidar disso para você. Não pense que é um investimento que não volta. Ele volta sim. Você pode estar perdendo dinheiro por não ter uma comunicação adequada.
6- Conte com uma boa variedade de produtos
Não trabalhe com apenas uma marca. Isso é limitar muito o seu alcance de vendas. O monopólio de marcas não ajuda em nada o consumidor.
Quanto mais variedade, melhor. Lembre-se que remédios são caros, saúde em geral, na verdade. Por mais que as pessoas não tenham muita escolha quando precisam de um medicamento específico, é bom que elas tenham opções mais acessíveis.
Lembre-se, é a saúde das pessoas, é a vida delas. Que tal ser uma farmácia que se importa de fato com o bem-estar dos seus clientes? Este é, com certeza, um bom valor para ser difundido na sua loja.
7- Tenha um bom layout na sua farmácia
O layout da sua farmácia precisa ter um cuidado especial. A forma de expor os seus produtos influencia na forma como as pessoas enxergam a sua loja. É trabalho perdido se ter um vasto mix de produtos quando as pessoas não sabem da existência deles.
Talvez um investimento para fora da sua farmácia, não pense apenas na parte de dentro. Tente pensar na experiência das pessoas que passam na porta. Elas entrariam a não ser que precisassem? E quando ela entra, é possível ver esse mix de produtos incrível? Pense nisso.
A Amapá pode te ajudar a definir esse layout e assim fazer com que o seu dinheiro seja investido com cuidado e eficiência. São 35 anos de experiência que podem fazer a diferença em todos os momentos da sua loja.
Você pode ter outros tipos de coisas como: refrigerantes, água, balas e chicletes. Todos esses produtos têm uma alta margem de lucro e as pessoas acabam comprando por conveniência. Até a recarga de celular pode ser aproveitada de forma eficiente.
8- Invista em conteúdo
Uma das coisas mais atuais a serem feitas é trazer conteúdo em suas redes sociais. Ao invés de manter um perfil no Instagram ou Facebook apenas para postar promoções e ofertas imperdíveis, que tal trazer conteúdos de dicas para as pessoas, relacionando com as linhas dos seus produtos.
Quando você coloca a propaganda dentro de um conteúdo, as pessoas sentem que não estão sendo enganadas apenas para comprarem algo. Elas estão recebendo conhecimento e de quebra podem ver os produtos anunciados.
9- Tenha preços competitivos
Não seja a farmácia mais cara da praça. Existem margens de lucro satisfatórias, mas a maioria dos estabelecimentos exagera e não querem ganhar só 100% de lucro, quer ganhar 500%.
É sabido que o Brasil tem impostos extremamente abusivos, mas existem momentos que eles não são os únicos culpados. Parece que existem lojas que querem se vingar dos impostos injustos e acabam descontando isso no cliente, que cá pra nós, é o maior prejudicado.
10- Inove onde ninguém mais inova
Já parou para pensar que a maioria dos negócios seguem fórmulas e costuma ir pelo mesmo caminho? Isso parece até meio preguiçoso, não?
Não quero dizer que você não deva observar os seus concorrentes e aprender com os erros deles, ou até mesmo com seus acertos. Estou dizendo que você pode criar algo que nunca foi criado antes com base no que você conhece deles.
Você pode inovar onde ninguém antes pensou. Isso é fácil? Não.
Se fosse, todo mundo faria. Mas, não é impossível. Requer muito estudo, observação, tentativa e erro, mas se você acertar, pode ser que o mercado mude diante de alguma coisa que você criou.
Muitas pessoas procuram fórmulas prontas antes de abrir o seu próprio negócio. Infelizmente ou felizmente, fórmulas de sucesso não existem. O que existe é o trabalho duro e o reconhecimento da missão de vida de cada empreendedor ao criar o seu empreendimento.
Vamos dar algumas dicas para que você consiga sair do senso comum que se espera de uma farmácia, mas já podemos te adiantar que a Amapá tem soluções que já podem te ajudar nesse planejamento.
Contamos com soluções inteligentes para armazenagem, estocagem e organização. Para que você possa usar o seu tempo para focar nas nossas dicas, você pode delegar o básico para a Amapá.
Para você que tem uma farmácia e quer saber como sair da crise brasileira, aqui vão algumas dicas que podem ajudar você a alavancar as suas vendas. Siga conosco.
1- Saiba como o seu negócio é importante para a sociedade
Se você está interessado em vender mais, é importante que você entenda a importância do seu negócio para a sociedade. É um trabalho sério, então, entenda que vender remédios não é vender uma peça de roupa.
2- Crie um bom ambiente de trabalho
Um ambiente de trabalho agradável faz com que as pessoas trabalhem de forma mais leve e descontraída. Isso é extremamente importante, principalmente em uma farmácia, já que o trabalho é feito diretamente com o público.
Funcionários mais felizes trabalham com mais afinco e determinação. Se o ambiente for estressante, eles estarão sempre de mal humor e predispostos a não darem o seu melhor.
3- Valorize os seus funcionários
Uma pesquisa feita pelo Instituto Gallup em 2006 diz que os funcionários mais “engajados” com a empresa são aqueles que têm um sentimento de conexão e pertencimento com o que a empresa propõe. Essas pessoas são mais produtivas e leais.
Além de que essa paixão pela empresa pode motivá-las a fomentar inovação e terem força de vontade para fazer com que o negócio continue crescendo cada vez mais.
4- Valorize os seus clientes
Sabe aquela frase clichê “o cliente sempre tem razão”? Eu não diria que ela está 100% certa, mas ela tem fundamento. Eu mudaria para “o cliente é o mais importante”. Ele é sim, já que essa é a razão do seu negócio existir.
Seja lá qual for a sua visão, missão e valor, o seu cliente está envolvido 100%. A sua farmácia não existe sem clientes para consumirem o produto que você está vendendo. Você precisa fazer com que ele sinta isso.
O bom relacionamento construído entre os vendedores e seus clientes é essencial para que isso aconteça.
O contato é feito entre eles e é estabelecida uma relação de confiança de uma para com o outro. Isso é muito poderoso.
O seu cliente vai se sentir não apenas cuidado pelos vendedores, mas também como um promotor da sua loja. Tenha certeza de que ele vai indicar para outras pessoas.
5- Invista em uma comunicação eficaz
Cuide da identidade visual da sua farmácia. Observe bem e responda a seguinte pergunta para você mesmo: “se a minha farmácia fosse uma loja de roupas, eu entraria”? O que uma loja de roupas tem a ver com uma farmácia? Tudo.
É uma loja e sobrevive da venda dos seus produtos da mesma forma. Se o seu cliente não se sentir atraído visualmente, ele não irá entrar na sua farmácia. A não ser que ele não tenha opção. Não queira ser a última opção do seu cliente, seja a primeira.
E para ter uma identidade visual realmente eficaz, você pode contratar uma agência para cuidar disso para você. Não pense que é um investimento que não volta. Ele volta sim. Você pode estar perdendo dinheiro por não ter uma comunicação adequada.
6- Conte com uma boa variedade de produtos
Não trabalhe com apenas uma marca. Isso é limitar muito o seu alcance de vendas. O monopólio de marcas não ajuda em nada o consumidor.
Quanto mais variedade, melhor. Lembre-se que remédios são caros, saúde em geral, na verdade. Por mais que as pessoas não tenham muita escolha quando precisam de um medicamento específico, é bom que elas tenham opções mais acessíveis.
Lembre-se, é a saúde das pessoas, é a vida delas. Que tal ser uma farmácia que se importa de fato com o bem-estar dos seus clientes? Este é, com certeza, um bom valor para ser difundido na sua loja.
7- Tenha um bom layout na sua farmácia
O layout da sua farmácia precisa ter um cuidado especial. A forma de expor os seus produtos influencia na forma como as pessoas enxergam a sua loja. É trabalho perdido se ter um vasto mix de produtos quando as pessoas não sabem da existência deles.
Talvez um investimento para fora da sua farmácia, não pense apenas na parte de dentro. Tente pensar na experiência das pessoas que passam na porta. Elas entrariam a não ser que precisassem? E quando ela entra, é possível ver esse mix de produtos incrível? Pense nisso.
A Amapá pode te ajudar a definir esse layout e assim fazer com que o seu dinheiro seja investido com cuidado e eficiência. São 35 anos de experiência que podem fazer a diferença em todos os momentos da sua loja.
Você pode ter outros tipos de coisas como: refrigerantes, água, balas e chicletes. Todos esses produtos têm uma alta margem de lucro e as pessoas acabam comprando por conveniência. Até a recarga de celular pode ser aproveitada de forma eficiente.
8- Invista em conteúdo
Uma das coisas mais atuais a serem feitas é trazer conteúdo em suas redes sociais. Ao invés de manter um perfil no Instagram ou Facebook apenas para postar promoções e ofertas imperdíveis, que tal trazer conteúdos de dicas para as pessoas, relacionando com as linhas dos seus produtos.
Quando você coloca a propaganda dentro de um conteúdo, as pessoas sentem que não estão sendo enganadas apenas para comprarem algo. Elas estão recebendo conhecimento e de quebra podem ver os produtos anunciados.
9- Tenha preços competitivos
Não seja a farmácia mais cara da praça. Existem margens de lucro satisfatórias, mas a maioria dos estabelecimentos exagera e não querem ganhar só 100% de lucro, quer ganhar 500%.
É sabido que o Brasil tem impostos extremamente abusivos, mas existem momentos que eles não são os únicos culpados. Parece que existem lojas que querem se vingar dos impostos injustos e acabam descontando isso no cliente, que cá pra nós, é o maior prejudicado.
10- Inove onde ninguém mais inova
Já parou para pensar que a maioria dos negócios seguem fórmulas e costuma ir pelo mesmo caminho? Isso parece até meio preguiçoso, não?
Não quero dizer que você não deva observar os seus concorrentes e aprender com os erros deles, ou até mesmo com seus acertos. Estou dizendo que você pode criar algo que nunca foi criado antes com base no que você conhece deles.
Você pode inovar onde ninguém antes pensou. Isso é fácil? Não.
Se fosse, todo mundo faria. Mas, não é impossível. Requer muito estudo, observação, tentativa e erro, mas se você acertar, pode ser que o mercado mude diante de alguma coisa que você criou.