House Market Indicators

Projeto e empilhadeira: a importância para organização do estoque



Qualquer empresa que utilize um estoque para armazenar os seus produtos sabe que a organização deste espaço é fundamental para que a logística nas compras e entregas estejam sempre funcionando bem, contribuindo para o fluxo de caixa, bom atendimento aos clientes e eficiência das operações, inclusive com redução de custos. 

Montar um estoque organizado pode parecer algo fácil, mas quanto maior o seu negócio e o espaço para armazenagem, maior a necessidade de projetar esse ambiente para escolher corretamente entre gôndolas, racks, mini porta pallets, porta pallets, e, até mesmo, as empilhadeiras que serão utilizadas, pois elas impactam na altura da armazenagem, tamanho dos corredores e outros detalhes que fazem toda a diferença. 

Como exemplo, temos os centros de distribuição onde há uma enorme quantidade de mercadorias armazenadas para serem transportadas e que para movimentá-las ou carregá-las também é preciso uma empilhadeira. Os atacarejos são outro bom exemplo para ilustrar a importância de um projeto.

Em geral, esse tipo de comércio possui uma operação que possibilita que o consumidor pegue o produto manualmente nas prateleiras de baixo e, ao mesmo tempo, os estoques estejam nos níveis de cima, geralmente necessitando de empilhadeiras para o deslocamento de caixas.
 

O que é considerado na hora de desenvolver um projeto?

 Na hora de desenvolver o projeto de layout de um espaço que irá utilizar empilhadeiras, os engenheiros da Amapá levam em conta a área disponível, a sua funcionalidade, o tipo de piso, os tipos de produtos que serão armazenados, a quantidade de unidades de cargas, dentre vários fatores.

Felipe César, coordenador de engenharia da Amapá, diz que o principal fator que impacta o projeto é qual o equipamento de movimentação será usado no local, e conta  que as empilhadeiras são na maioria dos casos escolhidas para realizar esta movimentação da unidade de carga. 

“Sempre que realizamos um projeto é essencial saber qual o modelo e o fabricante do equipamento de movimentação que será utilizado. Assim podemos realizar o projeto com o melhor custo-benefício para o cliente”, explica o coordenador. 

Com base nessas informações, são definidas as melhores soluções em armazenagem e organização de produtos para o negócio, se seu estoque será horizontal ou vertical e qual o tipo de empilhadeira adequado. 

Quais os tipos de empilhadeiras disponíveis no mercado? 

A movimentação de materiais em grande quantidade ou muito pesados precisa ser feita de forma segura com os equipamentos corretos, como empilhadeiras e paleteiras. 

No mercado, há vários modelos e fabricantes, que se diferem nas capacidades de carga, elevação do garfo e tamanho do corredor mínimo para realizar a operação de carga e descarga no sistema de armazenagem. Porém, os dois modelos de destaque são: as manuais e as elétricas.


As elétricas, como já diz o nome, são movidas a eletricidade. São indicadas para a execução de tarefas em corredores estreitos, possuem torre de elevação com grande altura e proporcionam maior capacidade de armazenagem vertical.

Confira as outras vantagens das empilhadeiras elétricas:
  • Silenciosas, gerando menos ruído em relação às outras;
  • Não emitem fumaças, poluentes ou gases tóxicos;
  • Podem ser operadas em áreas de risco;
  • Menor custo de manutenção.
Já as empilhadeiras manuais estão disponíveis no mercado com diferentes tipos atendendo a diversas necessidades, mas o grande diferencial deste equipamento é que o operador pode operar em pé sobre o equipamento ou caminhando.

Ainda que seja necessária a força física, a empilhadeira manual apresenta algumas vantagens sobre as empilhadeiras motorizadas ou elétricas:
  • Custo-benefício: por não utilizar motor, o seu custo é bem inferior em relação aos outros modelos;
  • Treinamento: por não ser uma máquina de tração própria, o operador não precisa de um treinamento específico e em alguns minutos o colaborador está pronto para operar;
  • Ecologicamente correta:  não emite fumaça e poluentes, ideal para operar em locais fechados e em longo prazo.
A paleteira é um tipo de empilhadeira manual, com a principal função de deslocar materiais. Também é conhecida como paleteira hidráulica, transpalete ou carro hidráulico. Assim, pode ser vista como um aparelho estratégico nas movimentações.

As vantagens de ter uma paleteira:
  • Custo baixo comparada com a empilhadeira elétrica;
  • Fácil manuseio;
  • Não necessita de treinamento e não requer muito tempo para aprender a utilizar.
Projetos para organização de estoque Amapá Há mais de 38 anos no mercado, a Amapá é reconhecida pela qualidade, durabilidade e resistência de linhas completas de gôndolas, porta pallets, check outs, acessórios e carrinhos de alto padrão. 

Focada em otimizar os processos de armazenagem e estoque de produtos em empresas de pequeno, médio e grande porte, a Amapá conta com uma equipe de engenheiros especializados em desenvolver projetos para armazenagem com grande movimentação de produtos e cargas. 

Entre em contato com nossos consultores e solicite um projeto para o estoque da sua empresa.