Atacarejo: o que é e como funciona?
Junção de atacado e varejo, o atacarejo
está presente no Brasil desde 1972, mas nunca esteve tão em destaque quanto nos
últimos anos. Neste texto, conheça as informações essenciais para entender
melhor sobre esse mercado e o porquê dele estar dando tanto o que falar.
Relevância
Pode ser considerado mais do que uma tendência. Mesmo com a alta concorrência do setor e as diversas opções, é um negócio já estabelecido e que tem crescido muito, fidelizando cada dia mais seus públicos-alvos. Segundo a Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço, são mais de 500 lojas espalhadas por todo Brasil e mais de 75 mil empregos diretos.
Os principais grupos supermercadistas presentes no mercado brasileiro adotam uma marca voltada especialmente para este segmento e elas têm ganhado bastante expressão. Para se ter uma ideia, o Maxxi Atacados é responsável por 15% das vendas do Grupo Walmart no Brasil, o Atacadão representa 67% das vendas do Carrefour e o Assaí 46% das vendas do Pão de Açúcar.
Público-alvo
O atacarejo surgiu para atender uma demanda reprimida de consumidores que desejavam preços baixos, mesmo que fosse preciso comprar em maior volume e fosse necessário abrir mão de um atendimento mais refinado.
Inicialmente, o foco das vendas eram os empreendedores, especialmente pequenos e médios comerciantes. Porém, muitas famílias passaram a ser atraídas pelos preços, que em alguns casos é 30% menor do que em outras modalidades de varejo. Especialmente em momentos de instabilidade econômica, as classes C, D e E procuram essa opção para não deixar de consumir.
Em geral, os clientes têm como características: necessidade de bom custo-benefício, menor disponibilidade de tempo e grandes famílias com rendas racionalizadas.
Características
Para conseguir atender a necessidades dos consumidores sua base é o “autosserviço” e o “pague e leve”. Mas há outras características fortes, como o foco no volume e no baixo custo das operações.
Para ser competitivo, o atacarejo deve apresentar preços baixos. Para isso, lida com grandes quantidades, tanto na negociação com os fornecedores quanto na venda aos consumidores.
A negociação é feita em lotes, o que facilita um melhor preço mas dificulta a variedade de produtos. Em geral, oferecem um mix menor que os hipermercados ou supermercados comuns.
Quando falamos em vendas, a ideia é lucrar com um alto ticket médio, ao instigar os clientes a comprarem grandes volumes. Muitas redes adotam uma precificação diferenciada para o mesmo produto: um mais barato para quem leva grandes quantidades (atacado) e outro mais alto para menos itens (varejo).
Uma outra característica que chama muita atenção é a forma de armazenagem e exposição dos produtos, pois as mercadorias são estocadas geralmente na própria loja para diminuir os custos e simplificar a movimentação. Há uma forte utilização de estruturas de mini porta pallets, porta pallets e rack picking. Essas instalações devem ser de qualidade, com grande capacidade de peso, durabilidade e resistência, como os produtos Amapá (clique aqui e saiba mais).
Conheça a história
O conceito é antigo e teve origem em 1964, quando foi aberto o primeiro estabelecimento de “Cash and Carry” em Mulheim, na Alemanha. Na década de 1970, ganhou novos contornos ao chegar nos Estados Unidos e ser abraçado pela Walmart.
No Brasil, o atacado de autosserviço chegou por meio da empresa holandesa Makro em 1972. Logo, toda as grandes redes tinham implementadas suas próprias linhas de atacarejo.
Continue acessando o conteúdo do blog da Amapá e veja mais dicas para ajudar o seu negócio. Nosso trabalho é apoiar com produtos de qualidade empreendedores de todo o Brasil!
Relevância
Pode ser considerado mais do que uma tendência. Mesmo com a alta concorrência do setor e as diversas opções, é um negócio já estabelecido e que tem crescido muito, fidelizando cada dia mais seus públicos-alvos. Segundo a Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço, são mais de 500 lojas espalhadas por todo Brasil e mais de 75 mil empregos diretos.
Os principais grupos supermercadistas presentes no mercado brasileiro adotam uma marca voltada especialmente para este segmento e elas têm ganhado bastante expressão. Para se ter uma ideia, o Maxxi Atacados é responsável por 15% das vendas do Grupo Walmart no Brasil, o Atacadão representa 67% das vendas do Carrefour e o Assaí 46% das vendas do Pão de Açúcar.
Público-alvo
O atacarejo surgiu para atender uma demanda reprimida de consumidores que desejavam preços baixos, mesmo que fosse preciso comprar em maior volume e fosse necessário abrir mão de um atendimento mais refinado.
Inicialmente, o foco das vendas eram os empreendedores, especialmente pequenos e médios comerciantes. Porém, muitas famílias passaram a ser atraídas pelos preços, que em alguns casos é 30% menor do que em outras modalidades de varejo. Especialmente em momentos de instabilidade econômica, as classes C, D e E procuram essa opção para não deixar de consumir.
Em geral, os clientes têm como características: necessidade de bom custo-benefício, menor disponibilidade de tempo e grandes famílias com rendas racionalizadas.
Características
Para conseguir atender a necessidades dos consumidores sua base é o “autosserviço” e o “pague e leve”. Mas há outras características fortes, como o foco no volume e no baixo custo das operações.
Para ser competitivo, o atacarejo deve apresentar preços baixos. Para isso, lida com grandes quantidades, tanto na negociação com os fornecedores quanto na venda aos consumidores.
A negociação é feita em lotes, o que facilita um melhor preço mas dificulta a variedade de produtos. Em geral, oferecem um mix menor que os hipermercados ou supermercados comuns.
Quando falamos em vendas, a ideia é lucrar com um alto ticket médio, ao instigar os clientes a comprarem grandes volumes. Muitas redes adotam uma precificação diferenciada para o mesmo produto: um mais barato para quem leva grandes quantidades (atacado) e outro mais alto para menos itens (varejo).
Uma outra característica que chama muita atenção é a forma de armazenagem e exposição dos produtos, pois as mercadorias são estocadas geralmente na própria loja para diminuir os custos e simplificar a movimentação. Há uma forte utilização de estruturas de mini porta pallets, porta pallets e rack picking. Essas instalações devem ser de qualidade, com grande capacidade de peso, durabilidade e resistência, como os produtos Amapá (clique aqui e saiba mais).
Conheça a história
O conceito é antigo e teve origem em 1964, quando foi aberto o primeiro estabelecimento de “Cash and Carry” em Mulheim, na Alemanha. Na década de 1970, ganhou novos contornos ao chegar nos Estados Unidos e ser abraçado pela Walmart.
No Brasil, o atacado de autosserviço chegou por meio da empresa holandesa Makro em 1972. Logo, toda as grandes redes tinham implementadas suas próprias linhas de atacarejo.
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