House Market Indicators

Invista no layout de seu minimercado e tenha mais vendas

Você tem um mercadinho e quer ver ele crescer? Então, é preciso investir de forma inteligente no layout da sua loja, inclusive com gôndolas de qualidade. Aproveite as dicas deste texto que preparamos para você!

Conhecendo o setor

Os minimercados ou mercadinhos são pequenos negócios que têm grande relevância no setor supermercadista. Um ramo historicamente lucrativo - mas muito competitivo, em que é preciso diferenciar-se dos concorrentes e aproveitar as oportunidades.

Os mercadinhos representam 6% do PIB brasileiro, sendo responsáveis por 35% das vendas do setor supermercadista. Setor considerado o segundo maior segmento em número de pequenos negócios, sendo cerca de 416 mil. Segundo estudo do Sebrae, 67,7% dessas empresas possuem até 2 caixas e 41,6% têm loja com até 100m².

A maior parte dos empreendimentos é caracterizada por ser um varejo alimentar de autosserviço, ou seja, locais em que os próprios clientes circulam e escolhem os produtos. Por isso, mesmo se o estabelecimento for pequeno é necessário investir no layout para ter sucesso nas vendas.

O público-alvo

Geralmente, estão localizados nos bairros e em localidades em que as grandes redes não estão presentes. Muitos conseguem se estabelecer como principais escolhas do consumidor em sua região, ainda que seus preços não sejam os mais baratos. Isso porque aproveitam as oportunidades: os clientes que buscam praticidade, com pouco deslocamento, além da rapidez no atendimento e diferentes formas de pagamento.

Os empreendedores que se empenham em fazer um bom negócio com alimentação e bebidas podem ter um retorno rápido ao investimento. Afinal, todas as pessoas dependem desses itens por toda a vida. Mas se existe lucro, existe concorrência. Por isso, é preciso se diferenciar.


Invista no layout

Em uma loja em que os clientes circulam e escolhem os produtos de forma autônoma faz sentido investir em um layout que melhore o fluxo de pessoas e explore a melhor disposição dos produtos. O projeto de layout ajuda a influenciar as decisões de compra dos clientes instigando-os a se movimentar para comprar mais, pois enquanto a fachada atrai o consumidor para dentro da loja, é o layout que o mantem mais tempo nela.


A vantagem desse investimento é que irá proporcionar uma experiência positiva aos consumidores e o negócio terá retorno no aumento de vendas, com os clientes sempre voltando a comprar. Um bom layout também resulta na redução de custos de operação e no aumento da produtividade e eficiência. Afinal, otimiza todo o espaço e permite o máximo de rendimento da produção.

Fique atento as dicas e invista em seu layout:

- Deixe a padaria no fundo da loja: Os consumidores que forem comprar apenas pão terão de passar pelos outros produtos, o que poderá resultar em vendas;


- Invista em gôndolas de qualidade que sejam resistentes e deixem a exposição de produtos atrativa;


- Na exposição de produtos, deixe a altura dos olhos aqueles itens de maior saída e que você quer dar mais destaque. No alto devem ficar os produtos de pouca saída e no baixo os mais baratos. Próximo ao chão devem estar os produtos mais pesados, trazendo segurança para os clientes e evitando incidentes.

- No layout deve prevalecer a boa iluminação e a comunicação visual adequada, pois sem elas os clientes têm dificuldade em encontrar o que necessitam e não sentem prazer em comprar;


- Priorize a limpeza e manutenção, seguindo todas as exigências da vigilância sanitária;

- Deixe cestos em diferentes locais da loja: muitos clientes entram para comprar apenas alguns itens, mas esse pode ser um estimulo para que comprem mais;


- Calcule bem os espaços de circulação e organize os corredores, a entrada e saída. Se houver filas, que sejam ágeis e de fácil entendimento. Lembre-se sempre de focar em facilitar a vida do cliente e deixa-lo satisfeito!

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