Coronavírus: como minimizar o impacto na sua empresa?
Devido o cenário atual de pandemia do coronavírus (COVID 19) no país, diversos segmentos tiveram que adotar medidas emergenciais para que esse momento não impactasse no seu negócio, porém é inevitável que não atinja de alguma forma o mercado como um todo.
Embora a circunstância atual seja de incerteza, é recomendado que os empresários já estejam preparados para os problemas que poderão encontrar pela frente. Sendo assim, pensar em ações estratégicas que podem ser tomadas no primeiro ato, é uma das formas de evitar e definir o futuro das empresas pós-crise do coronavírus.
Mas, quais as são as medidas que podem ser adotadas na sua empresa, em prol de minimizar o impacto e garantir estabilidade? Vamos conferir as dicas que a Amapá Instalações e Armazenagem separou para você!
Gestão de crise
Crie uma equipe de gestão de crise que será responsável pelo gerenciamento de crise e assim imaginar os piores cenários possíveis para que possam planejar um plano de ação que atenda toda e qualquer circunstância. Só dessa maneira, o impacto do coronavírus não atingirá 100% a sua empresa, pois você estará preparado e terá uma estratégia eficaz.
Tenha em mente que você precisará de recursos humanos, financeiros e operacionais alinhados a bom planejamento, rapidez, definição da equipe que imponha trabalho e posicionamento frente à crise, para dar tranquilidade e segurança a todos os envolvidos com a empresa.
Lembre-se que este momento não é de falta de demanda e sim uma demanda reprimida para alguns setores para conter a aceleração da contaminação pela Covid-19 e que será retomada a qualquer momento.
No caso do comércio, vale a tentativa de implementar alguns recursos como uma forma de “assegurar as suas vendas”, tais como vendas via e-commerce, telefone ou whatsapp, opção de entregas via delivery em diversas plataformas digitais ou cupons de desconto. Use a criatividade e invista no que for trazer mais tranquilidade e lucro para você!
Atenção e conscientização com todos os colaboradores da empresa
O próximo tópico, apesar de ser algo simples e que todos já devem ter ouvido falar, é fundamental no processo! Antes de qualquer surto o recomendado é que você, como gestor/líder/presidente, converse com todos os colaboradores da empresa, leve informações reais sobre a circunstância e veja se todos estão seguindo a risca os procedimentos de prevenção recomendados pelas instituições competentes.
Esclareça todos os métodos de precaução contra o coronavírus, incentive (da maneira que você achar melhor e mais eficiente) o uso de álcool em gel para limpar as mãos e evitar o contato nas áreas como olhos, nariz e boca, evitem aglomerações, use máscara apenas se apresentar sintomas, caso for tossir ou espirrar leve o rosto à parte interna do cotovelo, entre outras soluções eficazes de vigilância.
Outra medida que pode ser adotada é optar pelo trabalho remoto, no entanto é importante que todos os colaboradores tenham uma rotina e uma constante comunicação com a equipe para alinhamento de tarefas, monitoramento de ações, horários a cumprir e reuniões com os gestores.
Mostre o posicionamento da sua marca para o público
Conscientizar e mostrar solidariedade para todo o seu público, por meio das redes sociais ou outros meios é uma ótima estratégia de marketing, já que transmite empatia e demonstra o espírito de solidariedade com a comunidade.
Por meio das redes sociais, opte em abordar temas diversos sobre o que está acontecendo e busque táticas diferentes de conteúdo, seja por meio das mídias sociais, blog, vídeos, entre outras opções.
Caso a sua empresa seja de vendas, não é viável que você aborde somente vendas de produtos, não é mesmo?
Se por acaso você só postar conteúdos de vendas, é capaz de que o seu público não se simpatize com a sua marca, gerando até possíveis futuros conflitos. A população não quer só comprar, ela quer que toda a situação se normalize o mais rápido possível.
Controle Financeiro: O que fazer neste momento?
Independente se a sua empresa apresentar uma situação financeira boa ou não, toda atenção ao fluxo de caixa deve ser dada. Neste momento, caso a sua geração de receitas seja afetada, diminuir os custos, postergar pagamentos não essenciais e renegociar vencimentos com seus fornecedores é fundamental para ter maior fôlego financeiro.
Caso não tenha demanda de trabalho para os colaboradores e tiver condições de pagar neste momento, pode valer a pena negociar com seus colaboradores férias coletivas e utilização de banco de horas, dispositivos previstos em lei que podem auxiliar a sua empresa.
Há movimentos que facilitam a captação de recursos para as empresas passarem por essa ocasião, contudo é essencial analisar os custos dessa alternativa, que em sua maioria podem ser mais atrativas que os juros negociados com fornecedores.
Esperamos que tenham gostado do conteúdo, continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dicas para fazer seu negócio crescer mais!
Até a próxima!
Embora a circunstância atual seja de incerteza, é recomendado que os empresários já estejam preparados para os problemas que poderão encontrar pela frente. Sendo assim, pensar em ações estratégicas que podem ser tomadas no primeiro ato, é uma das formas de evitar e definir o futuro das empresas pós-crise do coronavírus.
Mas, quais as são as medidas que podem ser adotadas na sua empresa, em prol de minimizar o impacto e garantir estabilidade? Vamos conferir as dicas que a Amapá Instalações e Armazenagem separou para você!
Gestão de crise
Crie uma equipe de gestão de crise que será responsável pelo gerenciamento de crise e assim imaginar os piores cenários possíveis para que possam planejar um plano de ação que atenda toda e qualquer circunstância. Só dessa maneira, o impacto do coronavírus não atingirá 100% a sua empresa, pois você estará preparado e terá uma estratégia eficaz.
Tenha em mente que você precisará de recursos humanos, financeiros e operacionais alinhados a bom planejamento, rapidez, definição da equipe que imponha trabalho e posicionamento frente à crise, para dar tranquilidade e segurança a todos os envolvidos com a empresa.
Lembre-se que este momento não é de falta de demanda e sim uma demanda reprimida para alguns setores para conter a aceleração da contaminação pela Covid-19 e que será retomada a qualquer momento.
No caso do comércio, vale a tentativa de implementar alguns recursos como uma forma de “assegurar as suas vendas”, tais como vendas via e-commerce, telefone ou whatsapp, opção de entregas via delivery em diversas plataformas digitais ou cupons de desconto. Use a criatividade e invista no que for trazer mais tranquilidade e lucro para você!
Atenção e conscientização com todos os colaboradores da empresa
O próximo tópico, apesar de ser algo simples e que todos já devem ter ouvido falar, é fundamental no processo! Antes de qualquer surto o recomendado é que você, como gestor/líder/presidente, converse com todos os colaboradores da empresa, leve informações reais sobre a circunstância e veja se todos estão seguindo a risca os procedimentos de prevenção recomendados pelas instituições competentes.
Esclareça todos os métodos de precaução contra o coronavírus, incentive (da maneira que você achar melhor e mais eficiente) o uso de álcool em gel para limpar as mãos e evitar o contato nas áreas como olhos, nariz e boca, evitem aglomerações, use máscara apenas se apresentar sintomas, caso for tossir ou espirrar leve o rosto à parte interna do cotovelo, entre outras soluções eficazes de vigilância.
Outra medida que pode ser adotada é optar pelo trabalho remoto, no entanto é importante que todos os colaboradores tenham uma rotina e uma constante comunicação com a equipe para alinhamento de tarefas, monitoramento de ações, horários a cumprir e reuniões com os gestores.
Mostre o posicionamento da sua marca para o público
Conscientizar e mostrar solidariedade para todo o seu público, por meio das redes sociais ou outros meios é uma ótima estratégia de marketing, já que transmite empatia e demonstra o espírito de solidariedade com a comunidade.
Por meio das redes sociais, opte em abordar temas diversos sobre o que está acontecendo e busque táticas diferentes de conteúdo, seja por meio das mídias sociais, blog, vídeos, entre outras opções.
Caso a sua empresa seja de vendas, não é viável que você aborde somente vendas de produtos, não é mesmo?
Se por acaso você só postar conteúdos de vendas, é capaz de que o seu público não se simpatize com a sua marca, gerando até possíveis futuros conflitos. A população não quer só comprar, ela quer que toda a situação se normalize o mais rápido possível.
Controle Financeiro: O que fazer neste momento?
Independente se a sua empresa apresentar uma situação financeira boa ou não, toda atenção ao fluxo de caixa deve ser dada. Neste momento, caso a sua geração de receitas seja afetada, diminuir os custos, postergar pagamentos não essenciais e renegociar vencimentos com seus fornecedores é fundamental para ter maior fôlego financeiro.
Caso não tenha demanda de trabalho para os colaboradores e tiver condições de pagar neste momento, pode valer a pena negociar com seus colaboradores férias coletivas e utilização de banco de horas, dispositivos previstos em lei que podem auxiliar a sua empresa.
Há movimentos que facilitam a captação de recursos para as empresas passarem por essa ocasião, contudo é essencial analisar os custos dessa alternativa, que em sua maioria podem ser mais atrativas que os juros negociados com fornecedores.
Esperamos que tenham gostado do conteúdo, continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dicas para fazer seu negócio crescer mais!
Até a próxima!