House Market Indicators

Cinco dicas para aumentar a produtividade da sua loja agropecuária

Aumentar a produtividade e vender mais: estes são objetivos de qualquer empreendedor. Assim, é possível conquistar lucros e ter retorno de todo o investimento empregado em sua loja.

O objetivo de abrir uma loja, independente do segmento, é que as vendas aumentem sempre.

Mesmo com uma crise o mercado agropecuário se mostra forte, já que representa cerca 70% do PIB brasileiro. É a agropecuária que movimenta a economia do país. Por isso, invista que terá retorno.

Acredite: é possível, sim, aumentar sua produtividade e gerar cada vez mais lucro em sua loja agropecuária. Se você é um empreendedor deste segmento precisa saber que alguns ajustes pequenos já vão elevar suas vendas.

Então, confira agora 5 dicas para você melhorar o desempenho do negócio agropecuário:

1 - Funcionários e clientes são a alma do negócio

A primeira coisa que precisa ser dita é: tenha funcionários que entendam do assunto.

Seus vendedores precisam conhecer os produtos, saber o que estão vendendo. Eles precisam entender tão bem quanto você o que tem na loja, qual a serventia do produto, qual sua composição, produtos similares, etc.

Então invista nos seus funcionários. Sua equipe precisa estar bem treinada e preparada para atender seus clientes, sabendo responder dúvidas, sugerir outros produtos. Para isso, o funcionário precisa conhecer a fundo o universo da agropecuária.

Além disso, é importante incentivar um atendimento diferenciado, já que sua clientela é muito específica. Um atendimento personalizado faz toda a diferença. Treine seu funcionário para que ele entenda do assunto, mas também, para que ele tenha cordialidade, paciência e atenção diferenciadas.

Assim, seu funcionário entenderá do assunto e poderá dar opiniões e sugestões que não passaram em sua mente antes. Treinar toda uma equipe gera mudanças significativas dentro de uma empresa. Duas mentes pensam melhor que uma só.

Outro ponto a ser destacado, neste sentido, é: ouça seu cliente. Os produtores rurais que compram com você conhecem seu negócio e percebem as falhas que podem estar afetando suas vendas.

Se sua loja melhora para você, melhora para eles também. Ouvir seus clientes é essencial, afinal, quem faz seu lucro?

2 - Você criou o layout ideal para atrair e fidelizar clientes?

Às vezes, conquistar mais clientes e aumentar a produtividade de uma loja parece difícil. Mas uma mudança simples pode ser a solução que você está procurando. Como você chegou ao layout da sua loja?

Talvez uma alteração no seu layout possa melhorar o ambiente. Uma loja precisa de um espaço montado para ser prático, com disposição de móveis e produtos personalizada. Por isso, repense seu layout. Ele realmente está funcionando?

O cliente precisa ter visibilidade para encontrar seções, produtos; precisa de espaço para trafegar pela loja; precisa de organização na disposição de produtos. Então, olhe para sua loja, veja quais são os locais nobres dela, qual layout seria mais apropriado e redesenhe. Não tenha medo de mudar.

Depois que tiver um projeto pronto, envie a um profissional que tenha conhecimento na área, ele vai te ajudar a perceber pontos importantes na organização da sua loja.

Os representantes da Amapá estão preparados para realizar um estudo completo do layout da sua loja e modificá-la da forma correta, garantindo toda a qualidade que você merece.

São 37 anos de paixão e comprometimento, garantindo soluções inteligentes de logística e armazenagem, assessoria para diversos lojistas em todo o Brasil, da montagem e após a inauguração. Os mobiliários têm certificação de qualidade e atendimento exclusivo para sua loja lucrar muito mais.

3 - Conte com a tecnologia e direcione sua comunicação

A tecnologia é uma ferramenta muito importante que tem contribuído para a melhoria da produtividade em todos os setores. Por isso, é muito importante utilizar as mais diversas ferramentas para que você se organize, divulgue sua loja e atenda seu cliente.

O primeiro item que você precisa pensar é um sistema de vendas para agilizar  processos como venda, fecha de caixa, estoque, etc.

Sem um sistema você precisará fazer manualmente e estará perdendo seu tempo, que é precioso. Se não tem um sistema ainda, está na hora de contratar um específico para o seu ramo.

Tenha um site com um bom canal de atendimento ao cliente. Você precisa estar a um clique de distância do seu cliente.

Se você não estiver, outra loja vai estar. Além disso, você precisa criar um login para o Google Empresas. Assim, você aparecerá com maior facilidade nas pesquisas no Google.

Você precisa se comunicar com quem tem mais chances de comprar com você. Ou seja, donas de casa com hortas, animais; pequenos produtores (donos de chácaras, sítios); os grandes produtores (donos de fazendas, plantações, gado, etc); canis (que compram quantidades de ração); haras; granjas e muitos outros.

Direcione campanhas, promoções e propagandas a estas pessoas. Venda a sua marca, atraia e seduza. Você não pode esperar que os clientes cheguem até você apenas por “marketing boca a boca”. Investir em divulgação é importante, não só em tempos de crise.

4 - Tenha variedade e quantidade

Vender mais pede uma maior diversidade de produtos e grandes quantidades. Só assim é possível ampliar suas vendas.

Por isso, tenha em mente que você vai precisa procurar bons fornecedores, marcas diferenciadas. Não tenha medo de trocar de fornecedores, você precisa trabalhar com os melhores para poder ser o melhor e ter crescimento em seu empreendimento.

Conheça os produtos que já vende, procure por produtos diferenciados de qualidade comprovada, inove. Procure informações de produtos que estão em lançamento no mercado e consiga antes da concorrência. Surpreenda seu cliente. Só assim vai conseguir ser o fornecedor de grandes clientes e mantê-los fidelizados.

5 - Saiba negociar

É fundamental que você tenha um bom relacionamento com seus fornecedores, parceiros e clientes. São eles que te dão o norte para definir quantidades, produtos, estoque, entre outros.

Negocie com eles. Assim, você vai conseguir preços mais acessíveis, melhores prazos de entrega, quantidades diferenciadas, etc. Fechar com grandes contas, com fornecedores melhores, são coisas que você vai conquistar com muita conversa.