House Market Indicators

Intralogística: uso da verticalização de estoques para ter uma operação mais produtiva

A intralogística tem forte influência na organização operacional de diversos setores empresariais, sobretudo em termos de armazenamento.

Já que ao contar com uma estrutura de armazenagem planejada para atender de forma mais eficiente os processos operacionais, acaba criando uma vantagem competitiva, que pode ser na qualidade do serviço ou no custo final da operação.

Por isso, preparamos esse texto, para lhe ajudar a entender como a intralogística é parte fundamental do processo logístico. Confira! 

Afinal, o que é intralogística ?


A intralogística é uma estratégia onde todos os recursos e processos são otimizados levando em conta fatores que resultarão num fluxo rápido e eficiente dos insumos e dos produtos.

Ou seja, é uma logística interna que abrange todos os processos e movimentos de mercadoria que ocorrem dentro de uma empresa, desde que os produtos saem das linhas de produção até que são distribuídos para serem entregues aos clientes, sendo uma forma eficaz de se diferenciar dos concorrentes.

Qual a importância de organizar a intralogística na minha empresa?



Com a capacidade de reforçar o negócio, a intralogística tem sido uma estratégia bastante utilizada pela indústria, sobretudo no que se refere ao gerenciamento, otimização e automatização do fluxo de matérias-primas e produtos acabados.

Com uma intralogística organizada é possível oferecer um melhor serviço aos clientes. Isso quando implementada de maneira adequada, em que se aproveita o espaço disponível de maneira eficiente para conseguir uma maior capacidade de armazenamento, fazendo controles de qualidade e posicionando produtos por ordem de demanda.

Por isso, é importante coordenar todos os elementos envolvidos em um armazém: sistemas de armazenagem, transporte e gerenciamento, assim como produtos e operadores.

Conhecer a rotina da sua empresa, seu nicho de mercado, recursos financeiros disponíveis e espaço disponível para armazenagem são fatores imprescindíveis para organização da intralogística.

Só após a análise dessas informações, você poderá dar início ao planejamento de montagem dessa operação ou reestruturar a que já existe. 

Quais os benefícios para o meu negócio? 


Uma boa organização da armazenagem ajuda as empresas a desenvolverem suas estratégias de negócio e a reduzir custos, por isso a intralogística proporciona grandes benefícios à empresa.

Ter controle sobre a armazenagem, é essencial para manter a qualidade nas operações, posicionando os produtos conforme demanda, otimizando o processo de recebimento de cargas, retirada de unidades para entrega e envio de lotes inteiros.

 Além disso, ao implementar essa estratégia, consequentemente benefícios como aumento de produtividade e nível de automação, otimização de gastos e melhoria de resultados, poderão ser vistos facilmente.

Já que ela tem influência direta sobre todas as atividades, incluindo o trabalho dos operadores, o gerenciamento do estoque, os recursos, os fluxos, etc.

No caso da armazenagem de produtos, ela tem valor vital para o desenvolvimento de um serviço eficiente e menos custoso, pois uma boa distribuição da mercadoria não só permite aproveitar o espaço disponível, como também minimiza os percursos dos operadores.

Com a organização da armazenagem pode me trazer resultados ? 


Para obter êxito na estratégia de intralogística, é necessário adaptar sua unidade de armazenagem às suas necessidades.

Os sistemas de armazenagem cumprem a função de organizar a mercadoria, mas para um melhor desempenho deve ser projetado para facilitar o trabalho do operador e proporcionar deslocamentos e movimentos de mercadoria de maneira segura e ágil.

Sendo assim, uma boa distribuição da mercadoria não só permite aproveitar o espaço disponível, como também minimiza os percursos dos operadores. 

Uma excelente alternativa para empresas com espaços reduzidos é a verticalização de estoque, possibilitando que diferentes produtos fiquem concentrados em um só lugar e eliminando a necessidade de diferentes espaços para armazenagem.

 Além das vantagens citadas acima, ao implementar a intralogística, sobretudo utilizando-se da verticalização, é possível desenvolver a rastreabilidade dos produtos e serviços.

Ou seja, conhecer toda a trajetória de suas mercadorias desde a matéria prima até o consumidor final, permitindo que se tenha mais controle e transparência sobre as cadeias produtivas.  

Soluções para armazenagem inteligente


Cada vez mais as empresas estão cientes de que ter uma intralogística bem organizada e eficaz torna sua empresa mais competitiva, obtendo qualidade em seus processos, economizando recursos e agradando seus clientes.

O que acaba se tornando um investimento em inteligência executiva interna e para isso é importante buscar sempre as melhores e mais modernas soluções do mercado.

A  Amapá oferece há mais de 38 anos soluções para armazenagem, organização e exposição de mercadorias, voltados para o comércio e a indústria.

E possui uma linha de mobiliários para verticalização de estoques, que conta com porta pallets de aço que proporcionam resistência, durabilidade e capacidade para suportar até toneladas de carga, otimizando assim a sua armazenagem.

Clique aqui, converse com um de nossos consultores e descubra as melhores soluções para  sua empresa.