Empresas: 7 dicas para sobreviver à crise do coronavírus
A chegada do novo coronavírus no Brasil tem assustado a todos os brasileiros, ainda mais a classe dos trabalhadores e empresários. Por conta da situação atual, medidas mais emergenciais foram adotadas em prol de que o contágio não fosse maior, ou seja, o isolamento e fechamento de alguns estabelecimentos foram acionados.
Esta fase logo passará e retomaremos o fluxo das atividades com um boom de procura por produtos e serviços, já que hoje vivenciamos uma crise de retração de demanda forçada e não de falta de demanda por questões financeiras.
Diversas empresas têm suspendido suas operações, tais como liberação de férias para os funcionários, integração do serviço via home office ou até mesmo desligamento do expediente. Mas, como sobreviver ao momento atual, ainda mais com tantas situações acontecendo? Como sobreviver sem o faturamento que já estava planejado?
Para todas essas questões, a resposta é: faça um planejamento e utilize a sua criatividade para salvar o seu negócio, invista em novas soluções, se for preciso, utilize de promoções a fim de alcançar novos clientes e custos. Este é o momento de você analisar o cenário como um todo, verificar o que está no seu alcance e investir em soluções rápidas e eficazes!
Porém, antes de chegar nessa situação, você pode criar ações básicas para a sua empresa, que farão toda diferença lá na frente. Vamos conferir as dicas?
Planejamento para os gastos
Como já foi mencionado, planejamento é essencial neste momento! Se você conseguir, separe as despesas por tipo de gasto, dessa forma você consegue analisar e colocar na balança quanto vai ser preciso investir em cada despesa, consequentemente quanto dinheiro irá sobrar para os próximos dias ou meses.
Opte por honrar seus compromissos com colaboradores e fornecedores, já todos também têm seus compromissos programados e logo você precisará deles para a retomada.
Imposto de renda e salários
Por conta da pandemia causada pelo coronavírus, e com um cenário totalmente irregular, já existem pedidos de prorrogação do prazo para envio do Imposto de Renda 2020.
Entre em contato com o seu contador e avalie com ele sobre as recentes medidas do governo sobre a prorrogação do prazo de pagamento da parte federal do Simples Nacional, FGTS e outras medidas que podem impactar positivamente a sua empresa, converse também sobre o anuncio de permissão de que as empresas cortem a jornada e o salário dos colaboradores pela metade.
Antecipação de férias
Já que não é possível a aglomeração de pessoas, opte em antecipar as férias dos seus funcionários. Dessa forma, você evita o contágio e contribui para o bem estar da saúde de todos.
Por outro lado, caso a sua empresa não tenha verba suficiente para todos, opte em diminuir a jornada de trabalho pela metade, dessa forma o custo do salário será menor, ou caso não tenha solução, a demissão é uma opção.
Atenção aos colaboradores e vendas
Mantenha suas vendas ativas e a sua equipe motivada. Não deixe de investir em marketing, apenas foque em ações que geram um retorno rápido. Não seja um oportunista e queira aproveitar o momento para reajustar preços, isso gera um impacto negativo para o seu negócio.
Escolha crédito barato
Há diversos bancos no mercado que estão oferecendo modalidades diferenciadas a fim de que as empresas consigam superar a crise. O indicado é procurar os menores juros e as maiores carências para início do pagamento, dessa forma o respiro será maior.
Estas linhas de fomento tem um custo menor do que os praticados pelos fornecedores e lembre-se que seus fornecedores estão com as mesmas dificuldades e provavelmente já estão buscando crédito no mercado para horar com os compromissos assumidos.
Mantenha contato com os clientes
Por meio das redes sociais, invista em vender serviços e não produtos. As pessoas estão preocupadas com a situação, apresente empatia e solidariedade com todos.
Por exemplo: se a sua empresa é uma rede de cosméticos, opte apresentar ao seu público, também informações sobre o coronavírus, dicas de cuidados de beleza que você pode fazer em casa, webinar com profissionais da área, cupons de descontos, envio de e-mail marketing entre outras estratégias.
Abertura de canais de venda online
Caso você opte por esse recurso, as redes sociais serão as suas maiores aliadas. Desde que a sua empresa esteja exercendo todos os cuidados de higiene e limpeza, não há motivos para o fechamento do negócio, não é mesmo? Escolha a entrega de seus produtos por meio de sistema delivery ou mantenha as vendas por Instagram, Facebook ou Whataspp.
Gostou do nosso conteúdo? Não se esqueça de acompanhar os outros conteúdos que nós temos por aqui!
Nos vemos em breve, até mais!
Esta fase logo passará e retomaremos o fluxo das atividades com um boom de procura por produtos e serviços, já que hoje vivenciamos uma crise de retração de demanda forçada e não de falta de demanda por questões financeiras.
Diversas empresas têm suspendido suas operações, tais como liberação de férias para os funcionários, integração do serviço via home office ou até mesmo desligamento do expediente. Mas, como sobreviver ao momento atual, ainda mais com tantas situações acontecendo? Como sobreviver sem o faturamento que já estava planejado?
Para todas essas questões, a resposta é: faça um planejamento e utilize a sua criatividade para salvar o seu negócio, invista em novas soluções, se for preciso, utilize de promoções a fim de alcançar novos clientes e custos. Este é o momento de você analisar o cenário como um todo, verificar o que está no seu alcance e investir em soluções rápidas e eficazes!
Porém, antes de chegar nessa situação, você pode criar ações básicas para a sua empresa, que farão toda diferença lá na frente. Vamos conferir as dicas?
Planejamento para os gastos
Como já foi mencionado, planejamento é essencial neste momento! Se você conseguir, separe as despesas por tipo de gasto, dessa forma você consegue analisar e colocar na balança quanto vai ser preciso investir em cada despesa, consequentemente quanto dinheiro irá sobrar para os próximos dias ou meses.
Opte por honrar seus compromissos com colaboradores e fornecedores, já todos também têm seus compromissos programados e logo você precisará deles para a retomada.
Imposto de renda e salários
Por conta da pandemia causada pelo coronavírus, e com um cenário totalmente irregular, já existem pedidos de prorrogação do prazo para envio do Imposto de Renda 2020.
Entre em contato com o seu contador e avalie com ele sobre as recentes medidas do governo sobre a prorrogação do prazo de pagamento da parte federal do Simples Nacional, FGTS e outras medidas que podem impactar positivamente a sua empresa, converse também sobre o anuncio de permissão de que as empresas cortem a jornada e o salário dos colaboradores pela metade.
Antecipação de férias
Já que não é possível a aglomeração de pessoas, opte em antecipar as férias dos seus funcionários. Dessa forma, você evita o contágio e contribui para o bem estar da saúde de todos.
Por outro lado, caso a sua empresa não tenha verba suficiente para todos, opte em diminuir a jornada de trabalho pela metade, dessa forma o custo do salário será menor, ou caso não tenha solução, a demissão é uma opção.
Atenção aos colaboradores e vendas
Mantenha suas vendas ativas e a sua equipe motivada. Não deixe de investir em marketing, apenas foque em ações que geram um retorno rápido. Não seja um oportunista e queira aproveitar o momento para reajustar preços, isso gera um impacto negativo para o seu negócio.
Escolha crédito barato
Há diversos bancos no mercado que estão oferecendo modalidades diferenciadas a fim de que as empresas consigam superar a crise. O indicado é procurar os menores juros e as maiores carências para início do pagamento, dessa forma o respiro será maior.
Estas linhas de fomento tem um custo menor do que os praticados pelos fornecedores e lembre-se que seus fornecedores estão com as mesmas dificuldades e provavelmente já estão buscando crédito no mercado para horar com os compromissos assumidos.
Mantenha contato com os clientes
Por meio das redes sociais, invista em vender serviços e não produtos. As pessoas estão preocupadas com a situação, apresente empatia e solidariedade com todos.
Por exemplo: se a sua empresa é uma rede de cosméticos, opte apresentar ao seu público, também informações sobre o coronavírus, dicas de cuidados de beleza que você pode fazer em casa, webinar com profissionais da área, cupons de descontos, envio de e-mail marketing entre outras estratégias.
Abertura de canais de venda online
Caso você opte por esse recurso, as redes sociais serão as suas maiores aliadas. Desde que a sua empresa esteja exercendo todos os cuidados de higiene e limpeza, não há motivos para o fechamento do negócio, não é mesmo? Escolha a entrega de seus produtos por meio de sistema delivery ou mantenha as vendas por Instagram, Facebook ou Whataspp.
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Nos vemos em breve, até mais!