Dicas práticas para montar um pet shop de sucesso
Um ramo que nunca
deixará de estar em alta é o dos pets. Os melhores amigos do homem vêm ganhando
mais espaço dentro das famílias. Muitas vezes, os tutores têm seus pets como
filhos, ou até mesmo optam por filhos peludos, apenas, sem pensar em ter um bêbe.
Uma pesquisa recente, da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), mostra que menos de 10% de empresas do segmento pet decretam a falência antes dos dois anos de existência.
Este número mostra como um empreendedor no nicho, por mais concorrentes que haja, pode conquistar sua estabilidade e possibilidade de crescimento.
O faturamento do ramo é muito atrativo para quem quer investir em um negócio e tem um retorno muito positivo. Por isso, para quem pensa em empreender no ramo pet aqui vão algumas dicas para abrir uma loja de sucesso:
Planejamento é tudo
Lojas não se montam da noite para o dia, por isso, você precisa planejar cada detalhe. Definir seu plano de negócios é o primeiro passo para ter uma visão mais ampla do seu empreendimento. Assim, é possível criar um planejamento estratégico, tomar decisões importante e definir investimentos para evitar desperdícios.
Além disso, no planejamento estratégico, você reunirá informações importantes como: público alvo, local, capital de giro, produtos e serviços oferecidos, entre outros.
Pense com calma em cada detalhe, para que nesta fase você tenha um projeto sem falhas, com o máximo de informações possível para estruturar a loja e não surgir nenhum problema no meio do caminho.
Ao definir todo o projeto, você vai precisar lidar com as questões legais. É o momento de pensar em nome, tipo de sociedade, criar um CNPJ, registrar na Junta Comercial, no Sindicato Patronal, na Secretaria da Fazenda, no Departamento de Defesa Animal, na Prefeitura, entre outros.
Nesta fase, é importante contratar um profissional especializado em contabilidade de pet shops, assim você poderá ter tranquilidade e assessoria para abrir uma empresa regularizada da forma correta. Com alvará em mãos e com toda a documentação finalizada é a hora de por a mão na massa.
Dê atenção a quem fará sua loja dar certo
Agora é hora de pensar, não só como dono, mas como cliente. Como é o pet shop que seu público alvo sonha em levar seu mascote?
Você precisa ter empatia e se importar verdadeiramente com o seu cliente. Se for necessário, realize uma pesquisa, um diagnóstico. Visite a concorrência e preste atenção nos clientes deles, procure suas falhas e qualidades. Se inspirar nos erros e acertos dos outros abrirá sua mente para novas ideias.
Os clientes são o mais importante, eles definem todo o projeto desde o papel, até os itens nas gôndolas do caixa da sua loja.
Você tem que pensar que seu cliente vai gostar de caminhar pela loja com seu pet ou então que tenha uma cafeteria onde ele possa aguardar o atendimento do seu pet. Então, você vai precisar adaptar sua loja conforme perceber estes detalhes na etapa de projeto e layout.
Projete, pense e repense
Todas as etapas da abertura de uma loja, seja de qualquer segmento, são muito importantes. Mas a etapa que mais definirá se sua loja fará ou não sucesso é a estruturação.
O projeto da infraestrutura e decoração vendem a sua loja. Não basta você, apenas, ter diversos produtos em diversas prateleiras. Você precisa criar um ambiente aconchegante, familiar, que crie uma experiência de compra inesquecível. Isso torna a sua loja a primeira opção de compra em todos os momentos, assim, você fidelizou seu cliente.
Por isso, pense no seu layout. Em seu plano de negócios você definiu seu público alvo, o local onde será sua loja, e também, os serviços que serão ofertados por seu pet shop. É hora de utilizar essas informações a seu favor.
É recomendável contratar um profissional formado na área de arquitetura ou design de ambientes para que crie a loja personalizada para seus clientes, que pense, não só na infraestrutura e materiais próprios para um pet shop, como também, na decoração deste ambiente.
Neste momento, é sempre bom pensar nos custos do layout, investindo em materiais de qualidade. Se você for oferecer serviços de banho e tosa você irá precisar de pisos impermeáveis, se for ofertar serviço clínico e cirúrgico terá que investir em equipamentos, entre outros.
Finalizado o desenho do layout você precisa pensar se é isso que o cliente espera e se a disposição irá ser um forte fator de venda. A dica de ouro é: confie em profissionais que trabalham com personalização de infraestrutura.
Envie seu projeto para um dos representantes da Amapá, uma equipe especializada se atentará a cada detalhe e fará um estudo completo de seu projeto para maximizar suas vendas. Assim, você terá a garantia de qualidade e de que seu investimento valeu cada centavo.
Mãos à obra!
Outro aspecto que não pode ficar de lado é a revisão estrutural. Antes de iniciar qualquer reforma ou montagem e decoração você deve contratar profissionais qualificados que verifiquem itens como encanamentos, parte elétrica estrutura de paredes, colunas, piso, etc. Assim, nenhuma surpresa desagradável surgirá em meio a obra, ou até, depois da inauguração.
Feita a revisão estrutural a obra pode iniciar-se, com segurança. Assim, você terá todo seu projeto tomando forma. Finalizando a reforma, a decoração do espaço e por último a instalação de todos os equipamentos e mobília.
Neste momento, a Amapá, que tem 35 anos de experiência fazendo a diferença na logística e armazenagem, dará toda a assistência na montagem e instalação de todo o mobiliário necessário. Uma parceria que continuará até o pós inauguração. O propósito é atender você com seriedade e qualidade.
Uma pesquisa recente, da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), mostra que menos de 10% de empresas do segmento pet decretam a falência antes dos dois anos de existência.
Este número mostra como um empreendedor no nicho, por mais concorrentes que haja, pode conquistar sua estabilidade e possibilidade de crescimento.
O faturamento do ramo é muito atrativo para quem quer investir em um negócio e tem um retorno muito positivo. Por isso, para quem pensa em empreender no ramo pet aqui vão algumas dicas para abrir uma loja de sucesso:
Planejamento é tudo
Lojas não se montam da noite para o dia, por isso, você precisa planejar cada detalhe. Definir seu plano de negócios é o primeiro passo para ter uma visão mais ampla do seu empreendimento. Assim, é possível criar um planejamento estratégico, tomar decisões importante e definir investimentos para evitar desperdícios.
Além disso, no planejamento estratégico, você reunirá informações importantes como: público alvo, local, capital de giro, produtos e serviços oferecidos, entre outros.
Pense com calma em cada detalhe, para que nesta fase você tenha um projeto sem falhas, com o máximo de informações possível para estruturar a loja e não surgir nenhum problema no meio do caminho.
Ao definir todo o projeto, você vai precisar lidar com as questões legais. É o momento de pensar em nome, tipo de sociedade, criar um CNPJ, registrar na Junta Comercial, no Sindicato Patronal, na Secretaria da Fazenda, no Departamento de Defesa Animal, na Prefeitura, entre outros.
Nesta fase, é importante contratar um profissional especializado em contabilidade de pet shops, assim você poderá ter tranquilidade e assessoria para abrir uma empresa regularizada da forma correta. Com alvará em mãos e com toda a documentação finalizada é a hora de por a mão na massa.
Dê atenção a quem fará sua loja dar certo
Agora é hora de pensar, não só como dono, mas como cliente. Como é o pet shop que seu público alvo sonha em levar seu mascote?
Você precisa ter empatia e se importar verdadeiramente com o seu cliente. Se for necessário, realize uma pesquisa, um diagnóstico. Visite a concorrência e preste atenção nos clientes deles, procure suas falhas e qualidades. Se inspirar nos erros e acertos dos outros abrirá sua mente para novas ideias.
Os clientes são o mais importante, eles definem todo o projeto desde o papel, até os itens nas gôndolas do caixa da sua loja.
Você tem que pensar que seu cliente vai gostar de caminhar pela loja com seu pet ou então que tenha uma cafeteria onde ele possa aguardar o atendimento do seu pet. Então, você vai precisar adaptar sua loja conforme perceber estes detalhes na etapa de projeto e layout.
Projete, pense e repense
Todas as etapas da abertura de uma loja, seja de qualquer segmento, são muito importantes. Mas a etapa que mais definirá se sua loja fará ou não sucesso é a estruturação.
O projeto da infraestrutura e decoração vendem a sua loja. Não basta você, apenas, ter diversos produtos em diversas prateleiras. Você precisa criar um ambiente aconchegante, familiar, que crie uma experiência de compra inesquecível. Isso torna a sua loja a primeira opção de compra em todos os momentos, assim, você fidelizou seu cliente.
Por isso, pense no seu layout. Em seu plano de negócios você definiu seu público alvo, o local onde será sua loja, e também, os serviços que serão ofertados por seu pet shop. É hora de utilizar essas informações a seu favor.
É recomendável contratar um profissional formado na área de arquitetura ou design de ambientes para que crie a loja personalizada para seus clientes, que pense, não só na infraestrutura e materiais próprios para um pet shop, como também, na decoração deste ambiente.
Neste momento, é sempre bom pensar nos custos do layout, investindo em materiais de qualidade. Se você for oferecer serviços de banho e tosa você irá precisar de pisos impermeáveis, se for ofertar serviço clínico e cirúrgico terá que investir em equipamentos, entre outros.
Finalizado o desenho do layout você precisa pensar se é isso que o cliente espera e se a disposição irá ser um forte fator de venda. A dica de ouro é: confie em profissionais que trabalham com personalização de infraestrutura.
Envie seu projeto para um dos representantes da Amapá, uma equipe especializada se atentará a cada detalhe e fará um estudo completo de seu projeto para maximizar suas vendas. Assim, você terá a garantia de qualidade e de que seu investimento valeu cada centavo.
Mãos à obra!
Outro aspecto que não pode ficar de lado é a revisão estrutural. Antes de iniciar qualquer reforma ou montagem e decoração você deve contratar profissionais qualificados que verifiquem itens como encanamentos, parte elétrica estrutura de paredes, colunas, piso, etc. Assim, nenhuma surpresa desagradável surgirá em meio a obra, ou até, depois da inauguração.
Feita a revisão estrutural a obra pode iniciar-se, com segurança. Assim, você terá todo seu projeto tomando forma. Finalizando a reforma, a decoração do espaço e por último a instalação de todos os equipamentos e mobília.
Neste momento, a Amapá, que tem 35 anos de experiência fazendo a diferença na logística e armazenagem, dará toda a assistência na montagem e instalação de todo o mobiliário necessário. Uma parceria que continuará até o pós inauguração. O propósito é atender você com seriedade e qualidade.