House Market Indicators

Pandemia: Como aumentar suas vendas e ter sucesso em sua Papelaria

O ano de 2020 tem sido um ano de muitas mudanças devido à pandemia de Covid-19. Um setor muito afetado pelas novas rotinas tem sido o de papelarias. Com escolas e universidades com aulas suspensas ou à distância nos últimos meses, os empresários estão sendo obrigados a se reinventar. Veja aqui algumas dicas que poderão te ajudar a melhorar suas vendas.

Invista no e-commerce e pronta-entrega

O comércio online já era uma tendência que vinha se reforçando nos últimos anos, mas alguns setores mais tradicionais ainda se mantinham focados nas lojas físicas, especialmente aqueles ligados à venda local. Entretanto, o novo tipo de comércio apresentou grande crescimento com muitas pessoas evitando sair às ruas neste ano.


Isso não quer dizer que o comércio físico irá sumir, mas o e-commerce deve ser um complemento importante, trazendo grandes benefícios. Muitas papelarias têm integrado os dois, investido na apresentação e venda dos produtos online e no delivery para a entrega em casa ou na retirada na loja física.

Invista em divulgação e seja conhecido pelos clientes em potencial. Assim, você poderá atingir aqueles que estão próximos, mas também todos aqueles que estão no “mundo da internet”. Aumente sua gama de consumidores, sem deixar de lados aqueles já compram de você.

Materiais para home office

Muitas pessoas passaram a trabalhar em suas casas neste período, o conhecido home office. Boa parte delas estão investindo na compra de mobiliários, materiais de informática e papelaria. Já pensou em transformar essas pessoas em seus clientes? A venda de materiais de escritórios é uma ótima oportunidade de fidelizar novos consumidores.


Kits para as crianças e adolescentes em casa

As famílias estão tendo de lidar com uma rotina nova, com a presença das crianças e adolescentes o dia todo em casa. É possível criar kits de materiais focados neles, tanto para os estudos quanto para o entretenimento. Materiais de colorir, desenho, cadernos, folhas diferentes são indispensáveis para incentivar que eles deixem um pouco a internet de lado e usem sua criatividade.  

Novos hobbies

Artesanato, leitura, dobradura, caligrafia, costura e fotografia são alguns dos hobbies que as pessoas desenvolveram nos momentos de isolamento em suas casas. E se esses novos hábitos continuarem? Escute seus clientes, entenda suas novas necessidades e descubra como atendê-las, aumentando suas vendas.

Datas comemorativas

É hora de aproveitar ainda mais as datas comemorativas para fazer vendas sazonais. O natal e o ano novo estão chegando, que tal investir em produtos especiais, diferenciados e personalizados? Venda cartões, papeis de presente, caixas, fitas, agendas, calendários e o que mais possa atrair seus compradores. Faça das redes sociais sua vitrine e se destaque dos concorrentes!

Não se esqueça das questões práticas

Reinvente-se, mas não se esqueça do essencial para que seu negócio continue girando. Mais do que nunca é preciso administrar bem. Com todas essas novidades, não se esqueça de gerir bem seus estoques, tanto para os produtos de necessidade quanto para os produtos especiais. Tenha um local adequado para a armazenagem dos itens, que seja organizado e permita um bom controle de entrada e saída. Não se esqueça também do layout da loja e de sua exposição. Quando os clientes forem na loja física, eles devem ter uma boa visão de sua marca. Quem sabe seja a oportunidade que você precisava para conquistar uma venda por impulso na hora do pagamento, por exemplo?

Desafios ou oportunidades?

Sem dúvida esse é um momento desafiador, mas também pode ser um momento de reinvenção que leve um negócio familiar a um novo patamar. Como disse Peter Drucker, “Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem”.

O foco deve estar sempre nos clientes, seus desejos e necessidades. O sucesso da papelaria – e de qualquer empreendimento - está ligado a conseguir atender a esses anseios. 

Quando o desafio de sua gestão for armazenagem e exposição, entre em contato com a Amapá e conte com nossa experiência e inovação. Podemos ajudá-lo a estruturar bem o seu mobiliário, com gôndolas, estantes e balcões de qualidade. Clique aqui e converse com nossos representantes.