Como fazer meu pet shop vender mais
Abrir uma loja
nesse segmento pode parecer difícil, já que há tantos concorrentes na área.
Além disso, são lojas, nas quais, os clientes exigem extrema qualidade e
produtos diferenciados. Contudo, o amor aos pets cresce tanto que, hoje, os
animaizinhos já fazem parte das famílias e você deve aproveitar isso.
No Brasil, existem mais de 70 milhões de cachorros e gatos. Cerca de 62% das famílias brasileiras tem algum pet em casa. Todos esses filhos peludos merecem tratamento diferenciado e cuidados. Por isso, o segmento se fortalece cada vez.
Se você tem um pet shop ou pensa em abrir um, separamos algumas dicas para que você saiba como vender mais. Confira:
O cliente é o centro de tudo
Sempre devemos pensar em nosso cliente na hora de projetar nossa loja, nossos lucros ou até mudanças. Você costuma se colocar no lugar do seu cliente quando vai alterar alguma coisa? Está na hora de pensar nisso!
Outro detalhe importante é sempre fazer um cadastro para cada cliente que passar algum produto no caixa, e mantê-lo atualizado. Você precisa de informações como o nome, telefone/celular, email e os itens adquiridos a cada compra.
Quando você tem um banco de cadastros você tem a oportunidade de mandar uma mensagem por email ou WhatsApp perguntando o que achou do serviço ou produto. Fazer contato com o cliente faz com que ele se sinta importante e veja que seu serviço é personalizado.
Depois disso, invista em artes que possa divulgar para seus clientes pelo Whatsapp, informando-os descontos exclusivos nos produtos adquiridos na última compra. Aproveite para indicar outros produtos, serviços, divulgar eventos, etc.
Atendimento diferenciado
Ninguém vai a uma loja para ser mal atendido. Por isso, invista no treinamento dos seus funcionários. Eles são responsáveis pelo cliente.
Seus vendedores precisam conhecer os produtos, devem tirar dúvidas dos clientes. Toda sua equipe precisa saber com o que está trabalhando e precisa atender com educação, respeito, cordialidade e simpatia.
Saber nomes, gostos e preferências de cada cliente são diferenciais. Ter um atendimento personalizado faz toda diferença.
Então, invista no treinamento de seus funcionários. Assim, eles podem oferecer um atendimento customizado, vender mais e melhor.
Realize e participe de eventos
Eventos são sempre uma boa estratégia de divulgação para qualquer empreendimento.
Então, procure realizar ou sediar eventos. Traga ONGs parceiras, faça feiras de adoção. Seus clientes terão a experiência de brincar com cães e gatos, podem acabar levando um mascote para casa.
Você terá a oportunidade de agregar novos clientes por meio da feira e de ajudar a ONG a encontrar lares para os pets. Assim, você estreitará a relação com clientes e irá fortalecer a sua marca.
Parcerias, inovação e qualidade
Para manter sua loja você precisa sempre manter relacionamento com parceiros, fornecedores, clientes. As parcerias são importantes formas de divulgação.
Construa uma relação com empresas de nichos dentro desse setor pode ajudar a aumentar as vendas. Por exemplo: você tem um pet shop com banho e tosa? Procure clínicas veterinárias, hotéis para animais nas proximidades de sua empresa. Negocie uma parceria com os donos desses estabelecimentos .
Assim, um ajuda na divulgação do outro, colocando logo no site, compartilhando cartões de visita, folhetos e até postagens em redes sociais.
Você deve procurar produtos e serviços inovadores para que possa mostrar ao seu cliente que o pet dele está sendo cuidado com o melhor e mais moderno equipamento, método, etc.
Além disso, ofereça produtos inovadores e exclusivos no mercado, antes da sua concorrência. Isso agrega valor para sua loja.
Tudo isso sempre com qualidade comprovada, se não, de nada adianta toda a pesquisa, seleção de produtos, treinamento de funcionários com novos métodos.
Organização do pet shop
Seu pet shop deve estar separado por animais. Não misture ração de tartaruga com ração de gato. Crie seções para que seus clientes possam localizar o que procuram com facilidade.
Você também precisa saber qual o produto mais vendido. Essa informação é importante para organizar as suas mercadorias. Já que, o item mais vendido deve estar no fim do pet shop. Assim, o cliente vai ter que passar por todos os outros produtos.
Neste percurso coloque cartazes, promoções e produtos que chamem a atenção do cliente. Isso aumenta as chances de consumo, pois você estará incentivando e influenciando sua compra.
Outros detalhes são importantes como: nunca colocar medicamentos e itens de higiene perto de alimentos. Use as gôndolas do caixa para seduzir o cliente, mas deixe tudo limpo e organizado. Não crie acúmulo de produtos, coloque os produtos certos.
Layout e estoque
O estoque tem um papel muito importante. Você precisa saber organizá-lo e planejá-lo, com os móveis certos. Assim, você irá armazenar os produtos sempre da melhor maneira e não irá faltar mercadorias para os clientes.
Ter um estoque bem planejado, com variedade e quantidade certa de produtos garante que você não perca vendas e dinheiro. Assim, seus produtos não vão ficar muito tempo estocados, com risco de estragar, por exemplo.
Um fator importante e decisivo na hora da compra é o layout da loja. Existem mais chances de um cliente efetuar um compra se o layout e a disposição de móveis e produtos for planejada de maneira adequada.
Por isso, repense seu layout e recrie uma nova estrutura com quem entende do assunto. Os representantes da Amapá são especializados em realizar estudos aprofundados para otimização de vendas.
Eles vão te assessorar desde a montagem até depois da inauguração e te entregar o melhor em mobiliário, layout, estocagem e logística.
Comunique-se com os seus clientes
Investir em campanhas, ter redes sociais e outras mídias é uma opção se você quer aumentar suas vendas. Então procure um profissional ou agência, assim você poderá aumentar a sua visibilidade, fazendo com que sua loja apareça como a melhor opção em serviços de qualidade para os pets.
Crie um site, tenha um ou vários canais de atendimento (desde que todos eles funcionem, de fato). Invista em textos e posts úteis para seus clientes. Tenha uma página no Facebook, um Instagram, assim, você estará em contato direto com os seus clientes.
Esteja sempre bem ranqueado no Google. É lá que sua loja vai aparecer quando um cliente procurar por um pet shop. Pague anúncios esporadicamente, principalmente, quando estiver realizando alguma promoção. Isso irá alavancar suas vendas e chamar mais clientes para sua loja.
Agora que você já sabe o que fazer para o seu petshop vender mais, conte com os serviços da Amapá para estruturar sua loja e atender os seus clientes com a qualidade que eles merecem. Estamos há mais de 20 anos no mercado e iremos assessorar você para ter o melhor pet shop da sua região.
No Brasil, existem mais de 70 milhões de cachorros e gatos. Cerca de 62% das famílias brasileiras tem algum pet em casa. Todos esses filhos peludos merecem tratamento diferenciado e cuidados. Por isso, o segmento se fortalece cada vez.
Se você tem um pet shop ou pensa em abrir um, separamos algumas dicas para que você saiba como vender mais. Confira:
O cliente é o centro de tudo
Sempre devemos pensar em nosso cliente na hora de projetar nossa loja, nossos lucros ou até mudanças. Você costuma se colocar no lugar do seu cliente quando vai alterar alguma coisa? Está na hora de pensar nisso!
Outro detalhe importante é sempre fazer um cadastro para cada cliente que passar algum produto no caixa, e mantê-lo atualizado. Você precisa de informações como o nome, telefone/celular, email e os itens adquiridos a cada compra.
Quando você tem um banco de cadastros você tem a oportunidade de mandar uma mensagem por email ou WhatsApp perguntando o que achou do serviço ou produto. Fazer contato com o cliente faz com que ele se sinta importante e veja que seu serviço é personalizado.
Depois disso, invista em artes que possa divulgar para seus clientes pelo Whatsapp, informando-os descontos exclusivos nos produtos adquiridos na última compra. Aproveite para indicar outros produtos, serviços, divulgar eventos, etc.
Atendimento diferenciado
Ninguém vai a uma loja para ser mal atendido. Por isso, invista no treinamento dos seus funcionários. Eles são responsáveis pelo cliente.
Seus vendedores precisam conhecer os produtos, devem tirar dúvidas dos clientes. Toda sua equipe precisa saber com o que está trabalhando e precisa atender com educação, respeito, cordialidade e simpatia.
Saber nomes, gostos e preferências de cada cliente são diferenciais. Ter um atendimento personalizado faz toda diferença.
Então, invista no treinamento de seus funcionários. Assim, eles podem oferecer um atendimento customizado, vender mais e melhor.
Realize e participe de eventos
Eventos são sempre uma boa estratégia de divulgação para qualquer empreendimento.
Então, procure realizar ou sediar eventos. Traga ONGs parceiras, faça feiras de adoção. Seus clientes terão a experiência de brincar com cães e gatos, podem acabar levando um mascote para casa.
Você terá a oportunidade de agregar novos clientes por meio da feira e de ajudar a ONG a encontrar lares para os pets. Assim, você estreitará a relação com clientes e irá fortalecer a sua marca.
Parcerias, inovação e qualidade
Para manter sua loja você precisa sempre manter relacionamento com parceiros, fornecedores, clientes. As parcerias são importantes formas de divulgação.
Construa uma relação com empresas de nichos dentro desse setor pode ajudar a aumentar as vendas. Por exemplo: você tem um pet shop com banho e tosa? Procure clínicas veterinárias, hotéis para animais nas proximidades de sua empresa. Negocie uma parceria com os donos desses estabelecimentos .
Assim, um ajuda na divulgação do outro, colocando logo no site, compartilhando cartões de visita, folhetos e até postagens em redes sociais.
Você deve procurar produtos e serviços inovadores para que possa mostrar ao seu cliente que o pet dele está sendo cuidado com o melhor e mais moderno equipamento, método, etc.
Além disso, ofereça produtos inovadores e exclusivos no mercado, antes da sua concorrência. Isso agrega valor para sua loja.
Tudo isso sempre com qualidade comprovada, se não, de nada adianta toda a pesquisa, seleção de produtos, treinamento de funcionários com novos métodos.
Organização do pet shop
Seu pet shop deve estar separado por animais. Não misture ração de tartaruga com ração de gato. Crie seções para que seus clientes possam localizar o que procuram com facilidade.
Você também precisa saber qual o produto mais vendido. Essa informação é importante para organizar as suas mercadorias. Já que, o item mais vendido deve estar no fim do pet shop. Assim, o cliente vai ter que passar por todos os outros produtos.
Neste percurso coloque cartazes, promoções e produtos que chamem a atenção do cliente. Isso aumenta as chances de consumo, pois você estará incentivando e influenciando sua compra.
Outros detalhes são importantes como: nunca colocar medicamentos e itens de higiene perto de alimentos. Use as gôndolas do caixa para seduzir o cliente, mas deixe tudo limpo e organizado. Não crie acúmulo de produtos, coloque os produtos certos.
Layout e estoque
O estoque tem um papel muito importante. Você precisa saber organizá-lo e planejá-lo, com os móveis certos. Assim, você irá armazenar os produtos sempre da melhor maneira e não irá faltar mercadorias para os clientes.
Ter um estoque bem planejado, com variedade e quantidade certa de produtos garante que você não perca vendas e dinheiro. Assim, seus produtos não vão ficar muito tempo estocados, com risco de estragar, por exemplo.
Um fator importante e decisivo na hora da compra é o layout da loja. Existem mais chances de um cliente efetuar um compra se o layout e a disposição de móveis e produtos for planejada de maneira adequada.
Por isso, repense seu layout e recrie uma nova estrutura com quem entende do assunto. Os representantes da Amapá são especializados em realizar estudos aprofundados para otimização de vendas.
Eles vão te assessorar desde a montagem até depois da inauguração e te entregar o melhor em mobiliário, layout, estocagem e logística.
Comunique-se com os seus clientes
Investir em campanhas, ter redes sociais e outras mídias é uma opção se você quer aumentar suas vendas. Então procure um profissional ou agência, assim você poderá aumentar a sua visibilidade, fazendo com que sua loja apareça como a melhor opção em serviços de qualidade para os pets.
Crie um site, tenha um ou vários canais de atendimento (desde que todos eles funcionem, de fato). Invista em textos e posts úteis para seus clientes. Tenha uma página no Facebook, um Instagram, assim, você estará em contato direto com os seus clientes.
Esteja sempre bem ranqueado no Google. É lá que sua loja vai aparecer quando um cliente procurar por um pet shop. Pague anúncios esporadicamente, principalmente, quando estiver realizando alguma promoção. Isso irá alavancar suas vendas e chamar mais clientes para sua loja.
Agora que você já sabe o que fazer para o seu petshop vender mais, conte com os serviços da Amapá para estruturar sua loja e atender os seus clientes com a qualidade que eles merecem. Estamos há mais de 20 anos no mercado e iremos assessorar você para ter o melhor pet shop da sua região.