5 dicas para aumentar o fluxo de lucro da sua papelaria!
O mercado voltado para o setor da papelaria tem as suas variações de fluxo, até porque em períodos específicos, a procura é tão expansiva que o lucro passa a ser o dobro. Um exemplo disso está relacionado as épocas de volta às aulas, a busca por material escolar é alta, ou seja, aumento no faturamento.
Porém, não temos volta ás aulas todos os meses, então o que fazer para aumentar o fluxo de lucro nesses períodos que não são tão visados?
No texto de hoje, abordaremos algumas dicas do que você pode fazer para que a sua papelaria aumente de fluxo independente do período durante o ano. Vamos conferir?
Conheça o seu público
Parece clichê, mas faz todo sentido! O primeiro passo é conhecer o perfil do consumidor que frequenta a papelaria e buscar estratégias que converta em vendas. Qual é a faixa etária? O que eles consomem mais? São moradores que moram próximos da papelaria? Que tipo de consumidor é o seu?
Mas, porque todas essas perguntas? Vamos te dar um exemplo: Se sua papelaria está num centro de negócios repleto de escritórios, seu produto principal não deve ser só materiais escolares, mas produtos que estejam também relacionadas a esse conceito ou seja, produtos para escritório/empresa em geral.
Ou seja, é importante conhecer o público que frequenta a sua papelaria. É com base neles que você pode adquirir e disponibilizar um estoque mais assertivo, afim de que o cliente esteja satisfeito, encontre o produto ideal na sua papelaria, e não tenha que ir no concorrente.
Produtos necessárias na papelaria
Não há um script certo do que deve conter na papelaria, até porque essa questão varia. Porém, para facilitar podemos classificar em: materiais de necessidade e produtos especiais.
Os materiais de necessidade são aqueles que seu consumidor vai entrar na papelaria já em mente da sua compra definida. Se ele precisa de um caderno é isso que vai fazer ele entrar no seu estabelecimento. Além de atender à necessidade de seu cliente, esse item serve como isca para as compras de outros produtos agregados. Por exemplo, ao lado do caderno invista em colocar agendas, canetas, borracha… produtos que tenham de uma certa forma ligação ou que se complementam. Use e abuse na criatividade e estratégias que melhor reverta em vendas para a papelaria.
Já os produtos especiais que podem ser classificados como os diferenciados, são os personalizados. Por exemplo: Imagina que na sua papelaria, você tenha uma borracha simples e outro licenciado com os personagens queridinhos do público infantil, automaticamente a criança vai desejar ele, até porque essa tática funciona em vários segmentos, porque não na sua papelaria? Dessa forma, invista em apelo visual, desde borrachas até mesmo mochilas, essa técnica geralmente rende bons lucros.
Vitrine Infalível
Do que adianta ter produtos bons na papelaria, se a sua vitrine não foi montada de maneira correta? Com isso, é necessária uma boa organização, afinal é ela que fará a primeira apresentação do que você tem a oferecer e do seu diferencial.
Saia da zona de conforto, expanda os seus produtos
Além de variar no mix de produtos, outra boa opção de faturamento é a prestação de serviços.
Por exemplo, que tal disponibilizar a opção de impressão e encadernação em sua papelaria? Ou que tal ainda oferecer a experiência de cursos e oficinas de temas relacionados ao ramo da papelaria?
A sua empresa pode se destacar entre a concorrência, oferecendo, por exemplo, cursos de arte, pintura, oficinas de criação e etc, tudo vai depender do seu desempenho e de parceiros.
Você pode até fazer parceria com professores, e ainda oferecer descontos entre os alunos para que eles comprem todo o material dos cursos em sua papelaria.
Portanto, estude o seu consumidor, veja o que o seu concorrente está realizando e busque maneiras alternativas de atrair e tornar o seu público fiel a sua papelaria.
Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dicas para fazer seu negócio crescer!
Até a próxima!
Porém, não temos volta ás aulas todos os meses, então o que fazer para aumentar o fluxo de lucro nesses períodos que não são tão visados?
No texto de hoje, abordaremos algumas dicas do que você pode fazer para que a sua papelaria aumente de fluxo independente do período durante o ano. Vamos conferir?
Conheça o seu público
Parece clichê, mas faz todo sentido! O primeiro passo é conhecer o perfil do consumidor que frequenta a papelaria e buscar estratégias que converta em vendas. Qual é a faixa etária? O que eles consomem mais? São moradores que moram próximos da papelaria? Que tipo de consumidor é o seu?
Mas, porque todas essas perguntas? Vamos te dar um exemplo: Se sua papelaria está num centro de negócios repleto de escritórios, seu produto principal não deve ser só materiais escolares, mas produtos que estejam também relacionadas a esse conceito ou seja, produtos para escritório/empresa em geral.
Ou seja, é importante conhecer o público que frequenta a sua papelaria. É com base neles que você pode adquirir e disponibilizar um estoque mais assertivo, afim de que o cliente esteja satisfeito, encontre o produto ideal na sua papelaria, e não tenha que ir no concorrente.
Produtos necessárias na papelaria
Não há um script certo do que deve conter na papelaria, até porque essa questão varia. Porém, para facilitar podemos classificar em: materiais de necessidade e produtos especiais.
Os materiais de necessidade são aqueles que seu consumidor vai entrar na papelaria já em mente da sua compra definida. Se ele precisa de um caderno é isso que vai fazer ele entrar no seu estabelecimento. Além de atender à necessidade de seu cliente, esse item serve como isca para as compras de outros produtos agregados. Por exemplo, ao lado do caderno invista em colocar agendas, canetas, borracha… produtos que tenham de uma certa forma ligação ou que se complementam. Use e abuse na criatividade e estratégias que melhor reverta em vendas para a papelaria.
Já os produtos especiais que podem ser classificados como os diferenciados, são os personalizados. Por exemplo: Imagina que na sua papelaria, você tenha uma borracha simples e outro licenciado com os personagens queridinhos do público infantil, automaticamente a criança vai desejar ele, até porque essa tática funciona em vários segmentos, porque não na sua papelaria? Dessa forma, invista em apelo visual, desde borrachas até mesmo mochilas, essa técnica geralmente rende bons lucros.
Vitrine Infalível
Do que adianta ter produtos bons na papelaria, se a sua vitrine não foi montada de maneira correta? Com isso, é necessária uma boa organização, afinal é ela que fará a primeira apresentação do que você tem a oferecer e do seu diferencial.
- Tenha em mente que a vitrine não é um gasto, e sim um investimento em prol da papelaria! Invista neste ambiente, caso for necessário e você tiver uma verba sobrando faça uma reforma. Não precisa ser algo muito grande, apenas que chame atenção e destaque todos os produtos.
- Trabalhe com a iluminação de forma condizente com o produto, levando sempre em consideração que a luz branca destaca os detalhes, assim como os possíveis defeitinhos de acabamento nos produtos e na própria ambientação.
- Crie movimentos em sua vitrine (displays que giram, projeção de vídeos, elementos cenográficos, etc.). Uma vitrine em movimento desperta curiosidade atraindo mais visibilidade à papelaria e, consequentemente, aos seus produtos.
- Cuidado com os excessos: Muita informação na hora de expor os produtos confunde os consumidores e apresenta um ar de poluição visual.
- Lembre-se: datas comemorativas solicitam vitrines comemorativas! Para isso procure temas, cenas e símbolos que tenham a ver com a sua papelaria e que sirvam de fundo para fazer o seu produto se destacar.
Saia da zona de conforto, expanda os seus produtos
Além de variar no mix de produtos, outra boa opção de faturamento é a prestação de serviços.
Por exemplo, que tal disponibilizar a opção de impressão e encadernação em sua papelaria? Ou que tal ainda oferecer a experiência de cursos e oficinas de temas relacionados ao ramo da papelaria?
A sua empresa pode se destacar entre a concorrência, oferecendo, por exemplo, cursos de arte, pintura, oficinas de criação e etc, tudo vai depender do seu desempenho e de parceiros.
Você pode até fazer parceria com professores, e ainda oferecer descontos entre os alunos para que eles comprem todo o material dos cursos em sua papelaria.
Portanto, estude o seu consumidor, veja o que o seu concorrente está realizando e busque maneiras alternativas de atrair e tornar o seu público fiel a sua papelaria.
Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dicas para fazer seu negócio crescer!
Até a próxima!