House Market Indicators

Como atrair clientes para o seu supermercado

Quando o assunto é ter seu próprio negócio, precisamos nos planejar e criar um projeto estruturado, com riqueza de informações para que possamos ter tranquilidade nas seguintes etapas.

Criar layout, investir em diferentes ferramentas, procurar ótimos fornecedores e produtos, são grandes responsabilidades. Tudo isso, deve ser pensado para atrair mais clientes, desde o início do projeto.

Por isso, sempre é bom pensar desde o posicionamento dos produtos, no atendimento ao cliente, nas formas de divulgação, até o pós venda.

Então, confira algumas dicas que vai te ajudar a atrair mais clientes para o seu supermercado:

Pense em seu público-alvo

Se você quer vender bem precisa entender seus clientes. O que você faz para persuadi-los, seduzi-los e influenciá-los a comprar? Pesquise e estude, treine seus funcionários com estratégias de vendas diferenciadas. O atendimento presencial é um dos principais fatores de decisão de compra.

Você precisa saber para quem seu supermercado está vendendo. A partir disso, você consegue definir produtos, localização, organização, disposição. Por exemplo, os produtos destinados às crianças ficam em prateleiras baixas, ao alcance do olhar e das mão delas.

Além disso, você deve ter informações como: os produtos mais vendidos em seu negócio. Sabendo disso, você pode, estrategicamente, coloca-los no fim do mercado, assim, os clientes precisarão passar por diversos produtos até chegar naqueles que precisam. Isso torna mais fácil a venda de outros produtos que ficam expostos neste caminho.

O cliente já está dentro de sua loja, ajude-o a decidir o que comprar, incentive-o a consumir e levar outros produtos.

Aproveite os corredores que levam até o fim do mercado para usar cartazes e promoções. Isso vai chamar a atenção dos seus clientes e, eles vão parar para colocar no carrinho.

Além disso, uma boa estratégia é colocar os produtos mais caros em prateleiras mais chamativas ou visíveis. Dessa forma, esses produtos chamarão a atenção do cliente por ter mais visibilidade.

Coloque alimentos em lugares estratégicos

Chame a atenção do seu cliente colocando em exposição logo na entrada do seu mercado produtos frescos, que acabaram de sair do forno.

Ter produtos chamativos na entrada do estabelecimento pode fazer com que um cliente sinta vontade ou fome. Isso fará com que ele acabe comprando por impulso, para saciar essa necessidade. Ajudando, também, a atrair novos clientes.

As compras por impulso podem aumentar as vendas do seu negócio. Deixe produtos como doces, chicletes e chocolates próximos dos caixas. A maior parte das comprar por impulso acontecem no momento em que seu cliente está esperando para ser atendido no caixa.

As chances de o cliente levar qualquer uma dessas mercadorias é bem maior do que ao passar pela seção de doces.

Ofereça descontos significativos

Bons preços atraem clientes novos e antigos para a sua loja. Então, dê descontos, faça uma queima de estoque para aqueles produtos que não estejam vendendo tão bem. Uma dica que faz sucesso é oferecer promoções no estilo “pague 2, leve 3”.

A divulgação de ofertas e promoções assim pode ser a oportunidade que você precisa para atrair novos clientes e fidelizá-los.

Então, realize um balanço de estoque, verifique o que pode ser aproveitado, e crie uma estratégia de vendas. Utilize estes recursos para vender mais, assim, você vai aumentar, também, seu espaço no estoque para produtos que apresentem maior giro.

Use o layout a seu favor

Você sabia que o layout do seu supermercado pode estar atrapalhando suas vendas e afastando seus clientes? Na hora de montar nossa própria loja é difícil saber que coisas como o layout podem ser um empecilho.

Mas quando contamos com a ajuda de um profissional que entende do assunto podemos montar uma loja para otimizar nossas vendas. Invista no que pode gerar lucros para o seu empreendimento.

A Amapá tem a solução para o seu layout, mobiliário, armazenagem e logística.Envie o layout do seu mercado para um dos nossos representantes.

Eles são profissionais especializados que fazem estudos aprofundados na área e entregam o layout que mais se adequa ao seu modelo de negócio.

Assim, você pode vender mais e atrair e fidelizar mais clientes. Além disso, você pode contar com a assessoria de nossa equipe desde a montagem até depois da inauguração.

Utilize a internet para atrair clientes

É difícil ver uma empresa que não tenha páginas ou perfis em redes sociais. Não fique obsoleto. As redes sociais são ferramentas fundamentais na hora de divulgar e gerar engajamento com os clientes.

É pelas redes sociais que seus clientes podem saber das novidades, promoções, produtos novos e diferenciados com que você trabalha. Então utilize-as para atualizar seus clientes. Use essas ferramentas para que novos clientes possam te encontrar.

Utilize uma comunicação que atinja seu público. Não adianta nada publicar para jovens se você quer falar com mulheres e homens de 30 a 60 anos, por exemplo. Use a linguagem adequada e respeite sempre sua identidade visual.

Além das redes sociais, você deve investir em um site e em um canal de atendimento ao cliente. Hoje, a maior parte das pesquisas é feita através do Google, então, se você quer ser encontrado, esteja lá. Uma busca no Google e você tem um novo cliente. Pense nisso.

Invista em um bom atendimento

Ter uma equipe capacitada faz toda a diferença na hora de atrair mais clientes. Invista em treinamentos, palestras e workshops. Seus funcionários precisam saber e entender o que estão vendendo, precisam atender os clientes com educação, atenção, paciência e cordialidade.

Foque em um atendimento personalizado. É interessante que o colaborador crie um vínculo afetivo com o cliente. Os vendedores devem ouvir os clientes, entender o que eles precisam e conhecer os produtos, para indicar a melhor opção.