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Como organizar o layout do seu pet shop para ter mais clientes

Os pet shops são empreendimentos com grande potencial de crescimento, já que cada vez mais, as pessoas tratam seus mascotes como parte da família, e mesmo em época de crise, investem bastante em produtos para animais.

Se você está pensando em montar um pet shop, está na hora de começar a se preocupar com o layout que essa loja terá. Cada detalhe em sua loja deve ser uma característica que influencie na decisão de compra do seu cliente.

Já que, o próprio layout do seu empreendimento já é um fator de venda, deve ter toda a sua atenção. Desta forma, você poderá atrair mais clientes e, consequentemente, vender mais. Para que você entenda melhor como criar um layout que atraia seu público, confira as dicas a seguir:

O cliente é o que interessa nessa hora

O primeiro passo para criar um layout é ter em mente quem é o seu público alvo. Você precisa conhecer muito bem seu cliente e imaginá-lo dentro de sua loja, no ato da compra. Você deve ter empatia e se colocar no lugar dele.

Crie um ambiente que, não só o agrade, mas que se torne inesquecível. Sua loja deve ser sempre a primeira opção do seu público quando pensar em pet shop.

Por isso, invista na decoração e iluminação. São fatores muito importantes. Então, contrate um profissional especializado e formado na área. Além disso, use materiais diferenciados para que você possa oferecer um espaço diferenciado.

Um exemplo: dê liberdade ao seu cliente e ao pet dele. Permita o tráfego dos mascotes, crie um espaço para os pets. Assim, você terá um diferencial que poucas lojas oferecem.

Separe e organize

O layout vai impactar diretamente na circulação de pessoas e na distribuição de móveis e produtos. Isso acaba afetando a quantidade e variedade de produtos.

Por isso, na hora de desenhar um layout pense que alguns clientes vão até sua loja sabendo exatamente o que precisam. Separe por seções e animais.

Organizando seus produtos, seu cliente terá facilidade de encontrar o que procura. Além disso, você deve indicar onde cada seção fica.

Os móveis devem estar dispostos de maneira que favoreça a visibilidade dos produtos. Os setores devem ser divididos e organizados. Colocar um produto ao lado de outro também deve ser pensado com cautela.

Seduza

Não só facilite para seu cliente, mas o surpreenda e seduza. Próximo a ração, de forma estratégica, coloque alguns petiscos. Você precisa influenciá-lo para que ele adquira outros produtos por impulso enquanto estiver na sua loja.

Seu cliente sabe o que ele precisa, você deve mostrar o que ele quer comprar para seu pet. Adicione, também, petiscos, brinquedos e outros itens nas gôndolas que ficam nas filas do caixa. Use e abuse desta possibilidade. Ele quer comprar ração? De a ele um petisco, um brinquedo, etc.

Contudo, cuidado para não perder a organização e limpeza. Selecione com cuidado e sem extravagância os produtos que vai colocar próximo do caixa. O caixa é o local onde seu cliente precisa de espaço para passar os produtos, o carrinho.

Não atrapalhe, coloque itens pequenos como: brinquedos, coleiras, sachês, chaveiros e adesivos automotivos (que são de uso dos tutores). Oferecer produtos para os donos também é uma boa opção. Que dono não quer um adesivo, um chaveiro ou uma caneca com a cara do seu pet?

O estoque faz toda a diferença

Você precisa ter grandes quantidades de produtos para atender às demandas e vendas, certo? Então, separe um espaço para manter seu estoque sempre cheio. Você não pode manter todos os seus produtos em exposição na loja.

Coloque uma pequena quantidade na loja e mantenha o restante no estoque. Assim nada fica amontoado e espremido. Os produtos serão mais facilmente manuseados e seu cliente poderá observar com calma as diferentes opções e marcas oferecidas.

Outra dica importante é não deixar tudo dentro das embalagens. Seu cliente quer manusear o brinquedo, sentir o tecido da roupinha ou de uma caminha, verificar resistência de uma casinha. Dentro de uma embalagem o cliente não pode ter essa liberdade.

Deixe os produtos embalados no estoque e ofereça mostruários no ambiente da loja. Assim, o cliente se sente à vontade para escolher o que será mais útil para seu pet.

Se vai oferecer serviços, que seja personalizado

Além da loja de produtos pet, você ainda oferecerá serviços de banho, tosa e atendimento veterinário? Então, pense na localização dentro da loja, na decoração, na organização, no conforto e segurança dos animais.

Por exemplo, manter um banho e tosa com visibilidade para os tutores é importante. Passa confiança e credibilidade. Eles querem seus pets sendo muito bem tratados. Uma parede de vidro faz toda a diferença, neste caso.

Por isso, personalize consultórios e locais de higienização para que sejam agradáveis para os donos e seguros e adaptáveis aos pets. Além disso, lembre-se: um serviço bem feito, produtos de qualidade e equipamentos seguros, são os pilares para seu negócio dar certo.

Como otimizar minhas vendas através do layout?

Criar um layout sem ter o conhecimento na área pode se tornar uma complicação e uma grande dor de cabeça. Por isso, é preciso embasamento, estudo e a ajuda de um profissional que entende do assunto[link]. Envie seu layout para um dos consultores da Amapá.

São profissionais qualificados que irão te assessorar desde a montagem, até depois da inauguração da sua loja. Baseado em seu layout, é realizado um estudo aprofundado, personalizando seu ambiente para que você possa ter a otimização de suas vendas.

Tudo isso com mobiliário de qualidade certificada, com mais de 35 anos de mercado e paixão por otimizar a logística e armazenagem do seu empreendimento.