House Market Indicators

Aproveite o inverno, oferte os produtos certos e faça vendas sazonais.

Quem não gosta de uma refeição quente no inverno? Cada época do ano apresenta suas características, tradições e costumes. Por isso, seu negócio deve estar atento a essas mudanças. Transforme as vendas sazonais em oportunidades de faturamento. Comece agora mesmo, com as dicas deste texto!

Os produtos sazonais são aqueles que apresentam ciclos de vendas, ou seja, em determinados períodos tem mais procura e em outros nem tanto. Por exemplo, o sorvete tem uma explosão de vendas no verão.

Pensando nisso, no inverno aposte na oferta de bebidas e alimentos quentes, como café, chocolate quente, sopas instantâneas e ingredientes para caldos. Cobertas, blusas, agasalhos e outros vestuários mais pesados também são boas ideias. Outras opções são os aquecedores, chuveiros e cremes para hidratação da pele.

Tradicionalmente, essa também é a época das festas juninas. Com a pandemia, as grandes festas deram lugar a pequenas festividades familiares. É possível investir no estímulo a compra de amendoim, pipoca, paçoca, canjica e ingredientes para fazer caldo de feijão e cachorro quente, sem contar a cachaça para um “quentão”. Não deixe de verificar se todos os produtos estão em estoque para não faltarem nas prateleiras.


Mas não basta apenas oferecer as mercadorias. Muitas vezes os consumidores agem de forma automática em suas compras, comprando apenas o que estão acostumados. Por isso, para que essas compras por impulso se realizem é preciso chamar atenção e criar desejo.

Use elementos visuais e sensitivos, como a decoração da loja, caracterização dos funcionários e música ambiente. Instale propagandas no ponto de venda que lembrem as pessoas sobre a mercadoria, especialmente em zonas de alto fluxo e em locais com produtos que podem ser complementares aos itens sazonais.

Outra recomendação importante é investir em uma exposição adequada e atrativa. Exponha os produtos sazonais nas pontas das gôndolas, nos corredores e próximo as filas. Além disso, devem estar visíveis aos olhos e com fácil acesso.

Para soluções em exposição e armazenagem conte sempre com a Amapá. Converse com nossos representantes e saiba mais sobre nossos produtos. Estamos prontos para atender você em todo o Brasil: clique aqui!