House Market Indicators

E-commerce de sucesso: saiba como aproveitar as tendências e crescer!

O e-commerce ou comércio eletrônico no Brasil deu um salto em 2020, dobrando sua participação no varejo brasileiro. Em 2021, a previsão é de que alcance R$ 110 bilhões em vendas. Mas o que é necessário para aproveitar essa tendência e tornar o seu negócio online um sucesso? Saiba neste texto!

Entenda o crescimento


Com a pandemia todos passaram a ficar mais tempo em casa. Isso acelerou processos de inovação já em andamento. Ilustra isso o crescimento em 70% do uso de fibra ótica entre novembro de 2019 e novembro de 2020, segundo a Anatel.

Com isso, 11,5 milhões de brasileiros fizeram suas primeiras compras online entre abril e setembro de 2020, segundo a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm). A tendência é que isso continue, um levantamento da Ebit/Nielsen mostra que 95% das pessoas pretendem continuar a fazer compras por esse canal.

Do outro lado, as empresas buscam acompanhar essas mudanças no comportamento dos consumidores. O levantamento da ABComm também mostrou que foram criadas mais de 150 mil novas lojas online no período.

Tenha uma boa operação

Uma grande vantagem de investir no e-commerce é poder encontrar e fidelizar clientes em qualquer localidade. Por outro lado, a concorrência também é forte. Por isso, para ser competitivo é essencial investir em uma gestão logística precisa, que reduza custos e perdas nas operações, além de gerar uma excelente experiência de compra.

Essa gestão cuida da cadeia de processos que organizam desde o estoque até o envio de um produto. É tão primordial que interfere no posicionamento estratégico de mercado. Se bem feita pode permitir um frete atraente, menores prazos de entrega, segurança no transporte e outros diferenciais.

Para ajudar os empreendedores, preparamos aqui cinco dicas preciosas o seu negócio:

1 – Alinhe estratégias de vendas e gestão de estoque: Para vender é indispensável conseguir atender a demanda. Não frustrar os clientes com mensagens de “produto indisponível” ou perder com produtos parados. Para planejar melhor e ter sempre produtos disponíveis controle com rigor entradas e saídas de produtos do seu estoque e faça estimativas baseadas nos dados, nas tendências do mercado e nas estratégias de vendas.

2 – Trace as melhores rotas: Estude os melhores caminhos para as localidades atendidas. Pense em cada etapa, custo e fornecedor. Isso permite elaborar a melhor estratégia de envio, ter mais controle e reduzir gastos.


3 - Invista em uma armazenagem organizada: Estoque seus produtos em uma estrutura organizada, segura e resistente, como os produtos da Amapá (clique aqui e saiba mais). Posicione as mercadorias de forma estratégica para dar mais agilidade ao processo de separação, embalagem e envio. Por exemplo, os itens de maior saída devem estar mais próximos e com melhor acesso.

4 – Converse com os clientes: As informações sobre um pedido devem ser claramente passadas para o comprador. Qualquer mudança deve ser informada imediatamente. Solucione dúvidas e problemas. Ações de pós-vendas também são interessantes como uma forma de fidelizar os clientes e corrigir erros nos processos.


5 – Invista em tecnologia: É muito importante informatizar e automatizar os processos. Existem várias opções no mercado, que vão de controle por código de barras a movimentação robotizada, procure a que cabe no seu bolso. A boa gestão é bem mais fácil com o acesso à dados precisos.


Continue a acessar nosso blog, aqui você encontra dicas sobre armazenagem, negócios e muito mais!