House Market Indicators

Como montar uma loja de material de construção?

Tudo começa com um projeto, certo? Primeiro um sonho, depois o planejamento e por fim seu negócio começa a tomar forma.

Criar uma loja de material de construção não é diferente de criar qualquer outro tipo de estabelecimento. Pelo menos, não no quesito planejamento. Para ter uma loja lucrativa, é necessário realizar um plano de ação minucioso, principalmente porque o público é bem específico.

O mercado de construção está voltando a ficar aquecido em 2019. O país ainda enfrenta algumas crises, mas economicamente, parece estar tomando um rumo. Por isso, o momento é propício para lojas de construções que já existem e ainda mais para outras que ainda estão para nascer.

O mercado já tem muitos concorrentes, mas ainda há muito espaço para novidades

O meio de construção é dominado por pessoas que já sabem como o jogo funciona. Já são velhos de guerra e não são muito abertos a mudanças ou novidades.

Assim, podemos achar uma brecha para trazer um novo conceito de negócio em um meio que costuma ser um pouco antiquado e avesso a novidades. Por isso, antes mesmo de começar a gastar o seu dinheiro sem pensar, dê uma olhada nessas nossas dicas:

1- É melhor planejar antes do que arrumar depois

Planejamento é talvez uma das palavras mais importantes na grande maioria das áreas profissionais. A falta de planejamento é uma das principais causas da falência de empresas no Brasil. Não permita que essa seja a sua realidade.

O lançamento de um produto, uma operação policial, um jogo de futebol. Ninguém faz nenhum desses eventos sem ter um bom planejamento antes! Podem até fazer, mas o resultado nunca é satisfatório.

O produto mal planejado descobre que ninguém o quer, os corruptos conseguem fugir e o time acaba perdendo na primeira fase do campeonato.

Antes de investir o seu primeiro centavo em qualquer tipo de estrutura e instalações, envie o projeto da sua futura loja para um representante AMAPÁ. Você precisa de uma assessoria inteligente desde o planejamento do projeto até o pós-inauguração.

Nossa equipe de projetos irá checar cada detalhe para que você tenha a sua loja de forma eficiente e inteligente. A AMAPÁ tem 35 anos de experiência na área e pode te oferecer um estudo completo para que o seu dinheiro seja bem investido no seu negócio. 
  
2- Tenha um propósito de marca

Qual é o seu objetivo ao montar uma loja de materiais de construção?

Ganhar dinheiro? Se for só isso, você pode estar mais próximo do fracasso do que pensa.

Você deve estar pensando: qual o problema em ganhar dinheiro? Nenhum!


Vivemos em um país capitalista e o dinheiro é essencial, talvez seja a motivação da maioria dos brasileiros, mas essa não pode ser a sua.

Ganhar dinheiro precisa ser a consequência de um excelente trabalho. Ter uma loja lucrativa necessita ser um dos objetivos, mas não o único e nem o principal.

Saiba que quando uma pessoa constrói uma casa, um escritório, um apartamento, ela está realizando um sonho.

Isso é bem mais sério do que parece. Cuide bem dos sonhos dos seus clientes e eles vão sempre recorrer a você para ajudar a realizá-los. Além de fazerem a melhor propaganda que existe, o boca a boca.


3- Cuide bem do seu espaço

Não se esqueça da AMAPÁ na hora de trabalhar o layout da sua loja. A nossa consultoria é gratuita e vai mostrar como você consegue fazer com que o seu faturamento seja sólido e robusto.

Um layout bem trabalhado faz toda a diferença!

A compra de materiais de construção não é algo simples ou rápido de ser feito. Os valores são mais altos e os clientes pensam e avaliam muito mais na hora de tomar a decisão. O que ele encontrar em sua loja pode ser fator decisivo na hora da compra.

Tenha sempre os melhores materiais do mercado, as principais marcas e apresente sempre várias opções. O cliente consegue tomar uma decisão muito mais consciente e vai se sentir muito mais livre com várias opções do que pode comprar. Seja por qualidade, beleza ou até mesmo o preço.

Mantenha sempre um ambiente limpo e agradável, com vendedores educados e dispostos a ajudar qualquer cliente. O atendimento é um dos diferenciais mais importantes. 

4- Acompanhe as inovações tecnológicas

Arquitetos, engenheiros, pessoas comuns... Todas elas estão extremamente ligadas no que há de novo no mercado de construções.

Eles estão sempre procurando o novo material que vai fazer com que a casa fique mais bem arejada, com um preço mais baixo, a porta a prova de som, o chuveiro que toca música, enfim, são muitas inovações.

Se o seu cliente é tão antenado, não há como manter uma loja de material de construções e ficar por fora das novidades que aparecem todos os dias. É claro que é realmente impossível acompanhar tudo o que acontece, na velocidade com que acontece, mas é extremamente importante estar sempre ligado.

5- Invista em vendas online

Não dá mais para ficar dependendo de vendas no seu bairro, na sua cidade ou até mesmo no seu estado. Tem um mercado gigantesco para ser explorado e você não pode ficar limitado geograficamente. 

Com o advento da internet, tudo ficou mais rápido e mais complicado. Muitas pessoas reclamam bastante, não conseguem se manter atualizadas sobre todas as novidades em suas áreas de atuação.

Você pode estar na vanguarda da maioria dessas empresas. Um e-commerce é um bom caminho para atender vários lugares do Brasil. Assim, você não limita a sua receita a região em que você está.

O seu faturamento dependerá apenas do seu produto, seu posicionamento no mercado e da qualidade do serviço que você entrega.

Faça com que a sua loja seja única!

Uma loja de materiais de construção não é tão diferente de qualquer outra loja. Produtos e ótimas instalações já são básicos. Para ter um diferencial no nível da concorrência atual, você precisa oferecer um serviço que só você ofereça.

Seja atencioso e disponível para seus clientes. Se ele estiver satisfeito, ele sempre voltará quando necessário e ainda vai indicar mais pessoas porque ele sabe que os seus produtos e o seu serviço são confiáveis.

Agora já dá para começar a investir sem medo, né? A nossa equipe de consultores está prontinha e esperando o seu contato para ajudarmos a construir os sonhos dos seus clientes.