House Market Indicators

Repositor, peça importante para melhorar a exposição e vender mais!

Para vender o primeiro passo é apresentar os produtos aos consumidores. Seja no varejo ou no atacado, existe um profissional focado nisso: o repositor. No dia 16 de fevereiro comemoramos o seu dia com um texto especial com dicas para tornar esse trabalho um impulso para mais vendas!

Segundo o dicionário Michaelis, expor é “colocar em evidência; por à vista ou em exibição”. Essa é a base para o trabalho de repositor, mas suas responsabilidades vão além. Ele é responsável por organizar, precificar e repor os produtos no ponto de venda (PDV).

A tarefa do repositor é a última etapa da cadeia logística, que leva as mercadorias ao consumidor final. Seguindo o planograma, ele retira as mercadorias do estoque e abastece com elas as gôndolas, racks, estantes e outros mobiliários.

Suas ações devem ser focadas em deixar mais fáceis a visibilidade dos produtos e seu acesso pelos clientes, além disso deve estar atento à necessidade de rotatividade em função dos prazos de validade. Também é interessante que participe do inventário de mercadorias, evitando rupturas nos processos.

É necessário diferenciar o trabalho do repositor de mercadorias do trabalho do promotor de vendas. O repositor atua no merchandising geral com itens de todos os segmentos e marcas, não se envolve no planejamento de ações promocionais, defende os interesses do PDV e objetiva o sucesso com os clientes.


Dentre as características, qualidades e habilidades que são interessantes um repositor ter estão:

- Conhecer bem os produtos e onde eles ficam;

- Saber trabalhar em equipe;

- Zelar pela organização dos produtos e do ambiente;

- Manusear equipamentos como empilhadeiras e escadas;

- Prestar atenção às tarefas e às necessidades dos clientes;

- Se mostrar cuidadoso no desempenho de suas funções;

- Ser dinâmico, ágil e honesto.

A exposição realizada pelo repositor deve possibilitar que os compradores em potencial visualizem e examinem os produtos, ao disponibilizá-los de forma organizada, em locais adequados e atraentes. Afinal, o modo de dispor os produtos e materiais informativos tem influência nos padrões de compras e na qualidade da experiência dos compradores e potenciais consumidores.

Assim, quando o consumidor entra em uma loja em busca de um produto a exposição pode ser o “empurrãozinho” que faltava para a decisão de compra, principalmente no autosserviço. Além disso, é um dos pontos de bem-estar ligados à satisfação do cliente, influenciando diretamente em sua retenção. Por tudo isso, se o empreendedor quer vender mais e desenvolver o seu negócio vale a pena investir na exposição e valorizar o setor de reposição da loja.

Para ler mais dicas sobre exposição, organização e armazenagem acesse outras matérias do blog da Amapá!