Como aumentar as vendas do supermercado/mercadinho/mercearia
Gerir
um empreendimento pode trazer muitos desafios, o que requer que decisões sejam
tomadas. Ser um gestor pode ser estressante, já que Seu empreendimento pode ter
problemas.
Mesmo com muitas preocupações sejam frequentes, é possível encontrar soluções simples que possam trazer mais clientes, aumentar as vendas e o desempenho da sua empresa.
Otimizando processos você terá mais eficiência e com profissionais qualificados e uma equipe treinada você vai chegar longe.
Pensando nisso, este artigo tem o objetivo de trazer algumas dicas que te ajudem a transformar seu negócio, cumprindo seu objetivo, que é lucrar. Algumas mudanças que você estratégias podem atrair mais clientes e fidelizá-los, simplesmente mudando a dinâmica do seu estabelecimento. Confira:
Inove para atrair mais clientes
Como já se sabe, o cliente é a alma do negócio. Você precisa conhecer seus clientes, estudá-los para entender melhor seus hábitos de consumo. O que surpreenderia seus clientes? Quais tipos de novidades, promoções atrairia a atenção deles?
Trazer para seu negócio novas experiências de compra para os clientes pode ter muitos benefícios.
Pesquise, estude formas diferenciadas de atendimento e venda, produtos inovadores e lançamentos para que você possa dar a exclusividade que seus clientes merecem, antes da concorrência.
Ofereça benefícios exclusivos, aumente a variedade de marcas e produtos. Dê atenção especial aos clientes, incluindo produtos sem glúten, lactose ou orgânicos, que são escassos em supermercados convencionais.
Além disso, você pode criar kits promocionais, ofertas do tipo “leve 3, pague 2”, que fazem muito sucesso.
Faça, também, queima de estoque com produtos que não estavam vendendo tão bem. Assim, você criará espaço em seu estoque para colocar produtos que vendam mais.
Divulgação pelas redes sociais
Seus clientes estão na internet, e você, está? Você precise investir em um profissional que desenvolva um site. Também vai precisar criar uma fanpage no Facebook, um perfil no Instagram, talvez. Conhecendo seu público você terá uma noção de quais redes sociais eles utilizam.
Você precisa fazer um uso inteligente da internet, por isso, é importante investir em uma agência ou profissional que seja especialista em marketing digital e redes sociais. Assim, ele criará as estratégias mais eficazes para que seu negócio tenha destaque na rede.
Você pode divulgar ofertas do seu estabelecimento pelas mídias, criar promoções e campanhas. Sempre utilizando artes bem feitas, que respeitem sua identidade visual. Preocupe-se com a qualidade desse material, invista o necessário.
Os consumidores têm pesquisado muito antes de comprar algum produto, já que estamos em tempo de crise. Mostrar suas ofertas e promoções diferenciadas na internet trará mais clientes. Por isso, pense em ofertas que realmente impactem os consumidores.
Outra dica se estiver dentro de suas possibilidades, é usar o site como um marketplace.
Vender online, por site ou aplicativo, tem feito muito sucesso nos dias de hoje. Se você investir em um e-commerce e entregar seus produtos, é possível que seu cliente compre de onde estiver e receba os produtos quando estiver em casa.
Quais as áreas de maior destaque do seu empreendimento?
Otimizar o espaço que você utiliza em sua loja é uma forma interessante de atrair atenção para produtos que não têm tanta saída e de incentivar a decisão de compra do seu cliente.
Você precisa entender a planta da sua loja para entender quais as áreas do estabelecimento atraem mais atenção, utilize essas áreas a seu favor. Muitas vezes, na hora de abrir um negócio não nos atentamos a detalhes como o layout, mas ele pode ser o que afasta ou atrai mais clientes para o seu mercado.
Revise seu layout, adicionando informações que você pode perceber como áreas nobres da loja, para recriá-lo e poder transformar seu mercado. Uma dica bem interessante é enviar seu layout para um dos representantes da Amapá.
Eles irão realizar um estudo aprofundado com base nas características de consumo de varejo e dos seus clientes para te assessorar na criação de um layout estratégico.
Assim, irão te oferecer uma versão reformulada, feita para que seu mercado venda mais, com mobiliário e soluções inteligentes de logística e armazenagem de qualidade certificada.
Ofereça soluções completas
Hoje em dia a vida é uma correria, então, você precisa facilitar a compra para seus clientes. Já pensou em oferecer soluções que resolvem algum problema na vida dos seus consumidores? Essa é uma tendência entre as técnicas inteligentes de venda, pois estará descomplicando e economizando o tempo do cliente.
Primeiro otimize a organização de seus produtos, utilize a ordem de necessidade, seções, etc. Crie áreas de venda cruzada, associando produtos que o cliente tende a comprar de uma só vez.
Alguns exemplos que você pode pensar são: se você vende pizza congelada, coloque próxima uma geladeira com refrigerantes e cervejas; o macarrão deve estar próximo do molho de tomate.
São ideias simples que a economizar tempo, já que o cliente não terá que trafegar por diversos corredores.
Os produtos que ele precisa vão estar todos no mesmo lugar. Isso fideliza. Esse cliente sabe onde ele pode economizar tempo. Sua organização será seu principal fator de venda.
Faça ofertas relâmpago
A urgência é sua amiga, então use-a a seu favor. Faça o consumidor sentir que é a única oportunidade de levar aquele produto.
Como dito no tópico acima, o cliente, muitas vezes, vai ao mercado com pressa, mas se ele vê uma oferta de algum produto que é de uso diário ele vai pensar em levar, automaticamente.
O cliente sabe quais produtos vão faltar se ele não comprar em breve. Por isso, essas ofertas relâmpago ajudam a aumentar o fluxo de vendas. Utilize os caminhos de mais trafego de seu mercado para criar cartazes que chamem a atenção dos consumidores. De um tempo limitado pelo oferta, sinalizando qual o valor normal e qual o desconto, condições e unidades.
Assim você pode simplificar e induzir seu cliente a levar aquele produto. A urgência fará com que ele se sinta pressionado a comprar. Então ele identifica a oportunidade e a aproveita.
Mesmo com muitas preocupações sejam frequentes, é possível encontrar soluções simples que possam trazer mais clientes, aumentar as vendas e o desempenho da sua empresa.
Otimizando processos você terá mais eficiência e com profissionais qualificados e uma equipe treinada você vai chegar longe.
Pensando nisso, este artigo tem o objetivo de trazer algumas dicas que te ajudem a transformar seu negócio, cumprindo seu objetivo, que é lucrar. Algumas mudanças que você estratégias podem atrair mais clientes e fidelizá-los, simplesmente mudando a dinâmica do seu estabelecimento. Confira:
Inove para atrair mais clientes
Como já se sabe, o cliente é a alma do negócio. Você precisa conhecer seus clientes, estudá-los para entender melhor seus hábitos de consumo. O que surpreenderia seus clientes? Quais tipos de novidades, promoções atrairia a atenção deles?
Trazer para seu negócio novas experiências de compra para os clientes pode ter muitos benefícios.
Pesquise, estude formas diferenciadas de atendimento e venda, produtos inovadores e lançamentos para que você possa dar a exclusividade que seus clientes merecem, antes da concorrência.
Ofereça benefícios exclusivos, aumente a variedade de marcas e produtos. Dê atenção especial aos clientes, incluindo produtos sem glúten, lactose ou orgânicos, que são escassos em supermercados convencionais.
Além disso, você pode criar kits promocionais, ofertas do tipo “leve 3, pague 2”, que fazem muito sucesso.
Faça, também, queima de estoque com produtos que não estavam vendendo tão bem. Assim, você criará espaço em seu estoque para colocar produtos que vendam mais.
Divulgação pelas redes sociais
Seus clientes estão na internet, e você, está? Você precise investir em um profissional que desenvolva um site. Também vai precisar criar uma fanpage no Facebook, um perfil no Instagram, talvez. Conhecendo seu público você terá uma noção de quais redes sociais eles utilizam.
Você precisa fazer um uso inteligente da internet, por isso, é importante investir em uma agência ou profissional que seja especialista em marketing digital e redes sociais. Assim, ele criará as estratégias mais eficazes para que seu negócio tenha destaque na rede.
Você pode divulgar ofertas do seu estabelecimento pelas mídias, criar promoções e campanhas. Sempre utilizando artes bem feitas, que respeitem sua identidade visual. Preocupe-se com a qualidade desse material, invista o necessário.
Os consumidores têm pesquisado muito antes de comprar algum produto, já que estamos em tempo de crise. Mostrar suas ofertas e promoções diferenciadas na internet trará mais clientes. Por isso, pense em ofertas que realmente impactem os consumidores.
Outra dica se estiver dentro de suas possibilidades, é usar o site como um marketplace.
Vender online, por site ou aplicativo, tem feito muito sucesso nos dias de hoje. Se você investir em um e-commerce e entregar seus produtos, é possível que seu cliente compre de onde estiver e receba os produtos quando estiver em casa.
Quais as áreas de maior destaque do seu empreendimento?
Otimizar o espaço que você utiliza em sua loja é uma forma interessante de atrair atenção para produtos que não têm tanta saída e de incentivar a decisão de compra do seu cliente.
Você precisa entender a planta da sua loja para entender quais as áreas do estabelecimento atraem mais atenção, utilize essas áreas a seu favor. Muitas vezes, na hora de abrir um negócio não nos atentamos a detalhes como o layout, mas ele pode ser o que afasta ou atrai mais clientes para o seu mercado.
Revise seu layout, adicionando informações que você pode perceber como áreas nobres da loja, para recriá-lo e poder transformar seu mercado. Uma dica bem interessante é enviar seu layout para um dos representantes da Amapá.
Eles irão realizar um estudo aprofundado com base nas características de consumo de varejo e dos seus clientes para te assessorar na criação de um layout estratégico.
Assim, irão te oferecer uma versão reformulada, feita para que seu mercado venda mais, com mobiliário e soluções inteligentes de logística e armazenagem de qualidade certificada.
Ofereça soluções completas
Hoje em dia a vida é uma correria, então, você precisa facilitar a compra para seus clientes. Já pensou em oferecer soluções que resolvem algum problema na vida dos seus consumidores? Essa é uma tendência entre as técnicas inteligentes de venda, pois estará descomplicando e economizando o tempo do cliente.
Primeiro otimize a organização de seus produtos, utilize a ordem de necessidade, seções, etc. Crie áreas de venda cruzada, associando produtos que o cliente tende a comprar de uma só vez.
Alguns exemplos que você pode pensar são: se você vende pizza congelada, coloque próxima uma geladeira com refrigerantes e cervejas; o macarrão deve estar próximo do molho de tomate.
São ideias simples que a economizar tempo, já que o cliente não terá que trafegar por diversos corredores.
Os produtos que ele precisa vão estar todos no mesmo lugar. Isso fideliza. Esse cliente sabe onde ele pode economizar tempo. Sua organização será seu principal fator de venda.
Faça ofertas relâmpago
A urgência é sua amiga, então use-a a seu favor. Faça o consumidor sentir que é a única oportunidade de levar aquele produto.
Como dito no tópico acima, o cliente, muitas vezes, vai ao mercado com pressa, mas se ele vê uma oferta de algum produto que é de uso diário ele vai pensar em levar, automaticamente.
O cliente sabe quais produtos vão faltar se ele não comprar em breve. Por isso, essas ofertas relâmpago ajudam a aumentar o fluxo de vendas. Utilize os caminhos de mais trafego de seu mercado para criar cartazes que chamem a atenção dos consumidores. De um tempo limitado pelo oferta, sinalizando qual o valor normal e qual o desconto, condições e unidades.
Assim você pode simplificar e induzir seu cliente a levar aquele produto. A urgência fará com que ele se sinta pressionado a comprar. Então ele identifica a oportunidade e a aproveita.