9 estratégias de marketing para supermercado que impulsionarão suas vendas!
O setor varejista é um dos mais concorridos, além das
grandes redes, lojas locais disputam a preferência dos consumidores. Se você
atua no setor, e quer se destacar da concorrência, precisa investir em
marketing para supermercado.
O marketing voltado aos supermercados possui um objetivo bem específico: fazer com que seus clientes gastem mais, sem que percebam isso.
Como? Através de ações e estratégias das mais variadas, que vão do preço a disposição nas gôndolas do supermercado, tudo para encher os carrinhos de compra!
Listamos 9 ideias de marketing para supermercados para você aplicar na sua loja e alavancar seu faturamento!
Melhore a iluminação da loja
A iluminação interna é fundamental para que o cliente se sinta confortável e seguro ao comprar em sua loja.
Além disso, ela ajuda a valorizar seus produtos - em especial aqueles do setor hortifrúti e padaria – aumentando a sensação de desejo e assim a compra por impulso.
Estimule todos os sentidos
A decisão de compra pode parecer, mas não é um ato puramente racional. Quando vamos comprar algo somos influenciados por nossos sentidos para além da visão.
O olfato, por exemplo, é capaz de despertar memórias profundas, o mesmo vale para toques e gostos, ativando nosso subconsciente e levando a compra.
Procure conhecer sobre o marketing sensorial e aplique as soluções possíveis em sua loja.
Aumente o tamanho dos carrinhos
Quando um consumidor anda pelos corredores dos supermercados é quase inevitável que ele acaba pegando itens por impulso.
Se o carrinho estiver cheio, contudo, a chance de que ele desista da compra é grande.
Com carrinhos maiores você aumenta a sensação de carrinho de compra vazio contribuindo par aumentar as compras por impulso.
Toque música de fundo
Na sua loja você coloca qualquer música de fundo? Saiba que ao fazer isso pode estar perdendo dinheiro!
Estudos mostram que a música ambiente afeta nossos sentimentos e comportamentos, influenciando em nossas compras.
Músicas rápidas, por exemplo, faz com que as pessoas andem mais rápido diminuindo as compras, enquanto as musicas mais lentas fazem as pessoas andar mais devagar.
O que pode te surpreender é saber que músicas tristes aumentam as vendas! Segundo estudos realizados, a musica lenta aumentou as vendas em 12% nas lojas.
A possível explicação para esse efeito é que a indução a tristeza pode causar a necessidade de buscar felicidade através da compra.
Entregue mais que produtos
Vivemos na era onde os consumidores esperam mais que produtos. Você deve investir no relacionamento com seus clientes e ele deve se sentir bem em transitar por suas gôndolas de supermercado.
Ofereça dicas de combinações de produtos, ensine receitas, forneça benefícios e informações nutricionais... Aproveite os diferentes formatos de mídia e entregue valor a seus clientes!
Eles não só comprarão mais como se tronarão fãs de sua loja.
Deixe espaços vazios nas prateleiras
Pode parecer contraproducente, mas deixar espaços vazios nas gôndolas de supermercados pode estimular as vendas de um produto.
Isso porque a atitude cria o efeito psicológico de manada, ou seja, se está vendendo é porque deve ser bom.
Além disso, deixar alguns espaços vazios facilita a retirada de produtos nas prateleiras, o que também é um efeito benéfico ao melhorar a experiência do consumidor.
Mas atenção: sem exageros! Não deixe espaços o suficiente para parecer desleixo ou problemas com o estoque, a ação deve ser sutil.
Aplique a psicologia dos preços
Essa talvez seja uma das ações mais conhecidas de marketing para supermercados e provavelmente você utiliza em sua loja.
A chave aqui é utilizar os preços para alterar a percepção de valor do cliente estimulando a compra por impulso.
É aquela ação de anunciar um produto a R$ 19,99 e não a R$ 20,00, por exemplo, mas não é só isso, podendo ser destacado dentro dessa estratégia:
Promova ações sustentáveis
Em tempo de emergência climática devemos observar um aumento da preocupação das pessoas com seu impacto ambiental de forma mais profunda nos próximos anos.
Promover ações sustentáveis em seu negócio, por exemplo com um ponto de coleta de recicláveis, é bom para o planeta e para seu supermercado, gerando valor para os seus clientes para além da oferta de produtos.
Organize os produtos estrategicamente
A disposição dos produtos nas gôndolas do supermercado afeta diretamente o comportamento de compra do consumidor.
Você precisa se atentar a esse fato e organizar suas prateleiras de forma adequada!
Nós já publicamos um artigo inteiramente dedicado a esse organização, clica aqui e confira!
Com essas dicas de marketing para supermercado temos certeza que você alavancará suas vendas, conquistando carrinhos de compras cheios!
Qual delas você já aplica em sua loja? Qual delas vai aplicar AGORA? Conta pra gente nos comentários!
Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais dicas que irão ajudar o seu supermercado alcançar o sucesso! Até a próxima!
O marketing voltado aos supermercados possui um objetivo bem específico: fazer com que seus clientes gastem mais, sem que percebam isso.
Como? Através de ações e estratégias das mais variadas, que vão do preço a disposição nas gôndolas do supermercado, tudo para encher os carrinhos de compra!
Listamos 9 ideias de marketing para supermercados para você aplicar na sua loja e alavancar seu faturamento!
Melhore a iluminação da loja
A iluminação interna é fundamental para que o cliente se sinta confortável e seguro ao comprar em sua loja.
Além disso, ela ajuda a valorizar seus produtos - em especial aqueles do setor hortifrúti e padaria – aumentando a sensação de desejo e assim a compra por impulso.
Estimule todos os sentidos
A decisão de compra pode parecer, mas não é um ato puramente racional. Quando vamos comprar algo somos influenciados por nossos sentidos para além da visão.
O olfato, por exemplo, é capaz de despertar memórias profundas, o mesmo vale para toques e gostos, ativando nosso subconsciente e levando a compra.
Procure conhecer sobre o marketing sensorial e aplique as soluções possíveis em sua loja.
Aumente o tamanho dos carrinhos
Quando um consumidor anda pelos corredores dos supermercados é quase inevitável que ele acaba pegando itens por impulso.
Se o carrinho estiver cheio, contudo, a chance de que ele desista da compra é grande.
Com carrinhos maiores você aumenta a sensação de carrinho de compra vazio contribuindo par aumentar as compras por impulso.
Toque música de fundo
Na sua loja você coloca qualquer música de fundo? Saiba que ao fazer isso pode estar perdendo dinheiro!
Estudos mostram que a música ambiente afeta nossos sentimentos e comportamentos, influenciando em nossas compras.
Músicas rápidas, por exemplo, faz com que as pessoas andem mais rápido diminuindo as compras, enquanto as musicas mais lentas fazem as pessoas andar mais devagar.
O que pode te surpreender é saber que músicas tristes aumentam as vendas! Segundo estudos realizados, a musica lenta aumentou as vendas em 12% nas lojas.
A possível explicação para esse efeito é que a indução a tristeza pode causar a necessidade de buscar felicidade através da compra.
Entregue mais que produtos
Vivemos na era onde os consumidores esperam mais que produtos. Você deve investir no relacionamento com seus clientes e ele deve se sentir bem em transitar por suas gôndolas de supermercado.
Ofereça dicas de combinações de produtos, ensine receitas, forneça benefícios e informações nutricionais... Aproveite os diferentes formatos de mídia e entregue valor a seus clientes!
Eles não só comprarão mais como se tronarão fãs de sua loja.
Deixe espaços vazios nas prateleiras
Pode parecer contraproducente, mas deixar espaços vazios nas gôndolas de supermercados pode estimular as vendas de um produto.
Isso porque a atitude cria o efeito psicológico de manada, ou seja, se está vendendo é porque deve ser bom.
Além disso, deixar alguns espaços vazios facilita a retirada de produtos nas prateleiras, o que também é um efeito benéfico ao melhorar a experiência do consumidor.
Mas atenção: sem exageros! Não deixe espaços o suficiente para parecer desleixo ou problemas com o estoque, a ação deve ser sutil.
Aplique a psicologia dos preços
Essa talvez seja uma das ações mais conhecidas de marketing para supermercados e provavelmente você utiliza em sua loja.
A chave aqui é utilizar os preços para alterar a percepção de valor do cliente estimulando a compra por impulso.
É aquela ação de anunciar um produto a R$ 19,99 e não a R$ 20,00, por exemplo, mas não é só isso, podendo ser destacado dentro dessa estratégia:
- Ancoragem de preços;
- Contraste visual nas promoções;
- Discriminar valor em parcelas;
- Conceder mais descontos no final do mês;
- Melhorar preço por quantidade;
- Entre outros.
Promova ações sustentáveis
Em tempo de emergência climática devemos observar um aumento da preocupação das pessoas com seu impacto ambiental de forma mais profunda nos próximos anos.
Promover ações sustentáveis em seu negócio, por exemplo com um ponto de coleta de recicláveis, é bom para o planeta e para seu supermercado, gerando valor para os seus clientes para além da oferta de produtos.
Organize os produtos estrategicamente
A disposição dos produtos nas gôndolas do supermercado afeta diretamente o comportamento de compra do consumidor.
Você precisa se atentar a esse fato e organizar suas prateleiras de forma adequada!
Nós já publicamos um artigo inteiramente dedicado a esse organização, clica aqui e confira!
Com essas dicas de marketing para supermercado temos certeza que você alavancará suas vendas, conquistando carrinhos de compras cheios!
Qual delas você já aplica em sua loja? Qual delas vai aplicar AGORA? Conta pra gente nos comentários!
Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais dicas que irão ajudar o seu supermercado alcançar o sucesso! Até a próxima!