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O que é logística reversa e como ela beneficia sua empresa

Quando pensamos em logística reversa, vem à cabeça o processo em que o cliente retorna um produto ao fabricante, mas é mais do que isso. Trata-se também do descarte ou reuso de materiais e resíduos que exigem um cuidado especial para não prejudicar o meio ambiente. 

Engana-se quem acha que esse processo é algo exclusivo das grandes empresas, pois ele se aplica também às empresas de médio e pequeno porte, tendo uma legislação para regulamentá-la.

Mas você sabe o que é a logística reversa e como ela pode beneficiar o seu negócio quando usada como uma estratégia assertiva? 

A logística reversa se caracteriza por operações referentes ao reaproveitamento, como reciclagem, recuperação de matéria-prima, reforma e revenda de produtos devolvidos aos fabricantes. 

Além disso, inclui o gerenciamento e a venda de excedentes, visando criar um caminho para retroceder ao menos uma fase na cadeia de suprimentos. Sendo assim, qualquer processo de pós-venda pode ser considerado como uma etapa da estratégia de logística reversa.  

Ou seja, quando um cliente da sua empresa precisa devolver um produto com defeito é necessário ter uma organização que engloba o transporte, a testagem, desmontagem, conserto, reciclagem ou descarte. E é aqui que a logística reversa é aplicada. 

Atualmente, a logística reversa é fundamental em qualquer cadeia de suprimentos bem sucedida, independentemente do tamanho da empresa, pois tem forte impacto na eficiência produtiva, na experiência do cliente e no cumprimento das leis ambientais. 

Podemos afirmar que os principais objetivos desse processo são recuperar valor de produção, garantir a fidelização do cliente (especialmente quando se trata de negócios online) e reafirmar a imagem de uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e inclui ações sustentáveis em sua estratégia.


As vantagens da logística reversa vão além de um canal pós-venda com o seu cliente, confira.

 
  • Redução de custos

A logística reversa possibilita minimizar os prejuízos relacionados a devoluções, uma vez que o produto e sua matéria-prima não são totalmente descartadas e passam por vários processos, podendo ser vendidos para reciclagem ou uso de segunda mão, formando um sistema de economia circular.

  • Aumento do diferencial competitivo

Entre os diferenciais competitivos, podemos citar a possibilidade de relacionamento no pós-venda e solução de problemas de maneira rápida e organizada. Uma boa estratégia de logística reversa também resulta em mais oportunidades de faturamento, contribuindo para a possibilidade de fazer mais investimento em seu negócio.

  • Sistema de responsabilidade compartilhada

A Política Nacional de Resíduos Sólidos definiu o conceito de responsabilidade compartilhada que propõe responsabilidades para cada player da cadeia de suprimentos sobre o melhor tratamento de produtos e resíduos antes de serem descartados. Nessa prática, as ações vão além da própria empresa e beneficiam a todos os integrantes da cadeia. 

Como a logística reversa funciona

A logística reversa é um processo complexo, que pode incluir planejamentos e controles diferentes, para movimentar as mercadorias em, no mínimo, uma etapa da cadeia de suprimentos.

É comum que algumas empresas terceirizem algumas etapas, assim como quando o consumidor devolve ou descarta produtos ou resíduos sem arcar com os custos. Em alguns casos, as empresas cobrem o valor de coleta ou envio, ou o consumidor leva os materiais até um ponto intermediário. Depois disso, as empresas dão continuidade ao processo. 

Há diferentes formas de sua empresa colocar em prática a logística reversa:

  • Pós-venda

No pós-venda há uma relação direta com as expectativas do cliente, quando os produtos apresentam defeitos, são enviados incorretamente, ou o consumidor se  arrepende da compra. É comum que a mercadoria seja enviada para a empresa, ou recolhida por ela, e seja colocada à venda novamente.

  • Pós-consumo

Na logística reversa pós-consumo, o produto ou mercadoria é consumido e sua embalagem volta para o fabricante, como no caso de alguns cosméticos, cápsulas de café e recicláveis. Esse processo também pode ser aplicado para produtos perecíveis fora do prazo de validade. 

  • Reuso

Já a logística reversa de reuso é um pouco diferente. Ela funciona por meio da coleta de materiais e seus resíduos, que podem ser leiloados para outras empresas, gerando receita para o seu negócio. É um processo muito comum com móveis, equipamentos e dispositivos eletrônicos e mesmo veículos.

Como a armazenagem correta pode contribuir com a logística reversa

Devido aos vários processos e deslocamento de produtos e mercadorias na logística reversa, investir em uma armazenagem eficiente traz grandes vantagens para a  empresa uma vez que a organização facilita a acessibilidade das mercadorias, controle de estoque e proporciona uma redução de custos significativa. 

Há 39 anos, a Amapá atende as necessidades das empresas no que diz respeito à armazenagem, organização e exposição de produtos, resíduos e mercadorias. 

Para saber mais sobre como planejar a armazenagem ideal para a logística reversa do seu negócio,  conte com a nossa equipe especializada.