O que é logística reversa e como ela beneficia sua empresa
Quando pensamos em logística reversa, vem à cabeça o processo em que o cliente retorna um produto ao fabricante, mas é mais do que isso. Trata-se também do descarte ou reuso de materiais e resíduos que exigem um cuidado especial para não prejudicar o meio ambiente.
Engana-se quem acha que esse processo é algo exclusivo das grandes empresas, pois ele se aplica também às empresas de médio e pequeno porte, tendo uma legislação para regulamentá-la.
Mas você sabe o que é a logística reversa e como ela pode beneficiar o seu negócio quando usada como uma estratégia assertiva?
A logística reversa se caracteriza por operações referentes ao reaproveitamento, como reciclagem, recuperação de matéria-prima, reforma e revenda de produtos devolvidos aos fabricantes.
Além disso, inclui o gerenciamento e a venda de excedentes, visando criar um caminho para retroceder ao menos uma fase na cadeia de suprimentos. Sendo assim, qualquer processo de pós-venda pode ser considerado como uma etapa da estratégia de logística reversa.
Ou seja, quando um cliente da sua empresa precisa devolver um produto com defeito é necessário ter uma organização que engloba o transporte, a testagem, desmontagem, conserto, reciclagem ou descarte. E é aqui que a logística reversa é aplicada.
Atualmente, a logística reversa é fundamental em qualquer cadeia de suprimentos bem sucedida, independentemente do tamanho da empresa, pois tem forte impacto na eficiência produtiva, na experiência do cliente e no cumprimento das leis ambientais.
Podemos afirmar que os principais objetivos desse processo são recuperar valor de produção, garantir a fidelização do cliente (especialmente quando se trata de negócios online) e reafirmar a imagem de uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e inclui ações sustentáveis em sua estratégia.
As vantagens da logística reversa vão além de um canal pós-venda com o seu cliente, confira.
É comum que algumas empresas terceirizem algumas etapas, assim como quando o consumidor devolve ou descarta produtos ou resíduos sem arcar com os custos. Em alguns casos, as empresas cobrem o valor de coleta ou envio, ou o consumidor leva os materiais até um ponto intermediário. Depois disso, as empresas dão continuidade ao processo.
Há diferentes formas de sua empresa colocar em prática a logística reversa:
Como a armazenagem correta pode contribuir com a logística reversa
Devido aos vários processos e deslocamento de produtos e mercadorias na logística reversa, investir em uma armazenagem eficiente traz grandes vantagens para a empresa uma vez que a organização facilita a acessibilidade das mercadorias, controle de estoque e proporciona uma redução de custos significativa.
Há 39 anos, a Amapá atende as necessidades das empresas no que diz respeito à armazenagem, organização e exposição de produtos, resíduos e mercadorias.
Para saber mais sobre como planejar a armazenagem ideal para a logística reversa do seu negócio, conte com a nossa equipe especializada.
Engana-se quem acha que esse processo é algo exclusivo das grandes empresas, pois ele se aplica também às empresas de médio e pequeno porte, tendo uma legislação para regulamentá-la.
Mas você sabe o que é a logística reversa e como ela pode beneficiar o seu negócio quando usada como uma estratégia assertiva?
A logística reversa se caracteriza por operações referentes ao reaproveitamento, como reciclagem, recuperação de matéria-prima, reforma e revenda de produtos devolvidos aos fabricantes.
Além disso, inclui o gerenciamento e a venda de excedentes, visando criar um caminho para retroceder ao menos uma fase na cadeia de suprimentos. Sendo assim, qualquer processo de pós-venda pode ser considerado como uma etapa da estratégia de logística reversa.
Ou seja, quando um cliente da sua empresa precisa devolver um produto com defeito é necessário ter uma organização que engloba o transporte, a testagem, desmontagem, conserto, reciclagem ou descarte. E é aqui que a logística reversa é aplicada.
Atualmente, a logística reversa é fundamental em qualquer cadeia de suprimentos bem sucedida, independentemente do tamanho da empresa, pois tem forte impacto na eficiência produtiva, na experiência do cliente e no cumprimento das leis ambientais.
Podemos afirmar que os principais objetivos desse processo são recuperar valor de produção, garantir a fidelização do cliente (especialmente quando se trata de negócios online) e reafirmar a imagem de uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e inclui ações sustentáveis em sua estratégia.
As vantagens da logística reversa vão além de um canal pós-venda com o seu cliente, confira.
Redução de custos
Aumento do diferencial competitivo
Sistema de responsabilidade compartilhada
Como a logística reversa funciona
A logística reversa é um processo complexo, que pode incluir planejamentos e controles diferentes, para movimentar as mercadorias em, no mínimo, uma etapa da cadeia de suprimentos.É comum que algumas empresas terceirizem algumas etapas, assim como quando o consumidor devolve ou descarta produtos ou resíduos sem arcar com os custos. Em alguns casos, as empresas cobrem o valor de coleta ou envio, ou o consumidor leva os materiais até um ponto intermediário. Depois disso, as empresas dão continuidade ao processo.
Há diferentes formas de sua empresa colocar em prática a logística reversa:
Pós-venda
Pós-consumo
Reuso
Como a armazenagem correta pode contribuir com a logística reversa
Devido aos vários processos e deslocamento de produtos e mercadorias na logística reversa, investir em uma armazenagem eficiente traz grandes vantagens para a empresa uma vez que a organização facilita a acessibilidade das mercadorias, controle de estoque e proporciona uma redução de custos significativa.
Há 39 anos, a Amapá atende as necessidades das empresas no que diz respeito à armazenagem, organização e exposição de produtos, resíduos e mercadorias.
Para saber mais sobre como planejar a armazenagem ideal para a logística reversa do seu negócio, conte com a nossa equipe especializada.