House Market Indicators

Sete dicas para montar uma loja de cosméticos e perfumaria

O mercado de cosméticos e perfumaria é bastante atrativo, considerando que representa 2% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Seu faturamento é de mais de R$100 bilhões ao ano e a tendência é de crescimento, principalmente com o lançamento de produtos voltados para os homens e os profissionais de beleza.

Neste negócio, os perfumes e as fragrâncias são os produtos mais rentáveis, tendo faturado US$6,4 bilhões em 2016. Em segundo estão os produtos para cabelos, com vendas de US$ 5,9 bilhões. Em terceiro, os produtos masculinos tiveram o faturamento de US$ 5,6 bilhões.

Se você quer investir em uma loja de cosméticos e perfumaria, aproveite as dicas que preparamos neste texto!

Conheça os consumidores


O público consumidor de uma loja de cosméticos é muito abrangente. O ideal é que você foque em um nicho, levando em conta seus hábitos, interesses e poder aquisitivo. Conheça bem o público que quer atingir e mantenha-se atento às principais tendências desse nicho. Trabalhe para atender bem e fidelizar o cliente.

Historicamente, esse mercado sempre foi voltado ao universo feminino. Entretanto, a procura por produtos para o público masculino está apresentando grande crescimento nos últimos anos, indo muito além do tradicional desodorante e perfume.


Além disso, uma possibilidade é atender também aos profissionais da área de beleza, como cabeleireiros, manicures e esteticistas. Eles precisam de uma gama de produtos para realizarem seus serviços e são importantes formadores de opinião, podendo ser propagadores de sua marca.

Escolha bem a localização

Uma das escolhas mais importantes ao abrir sua loja é a localização. O ponto de venda deve ficar em uma área comercial com grande circulação de pessoas, que seja acessível para seu público. Fique atento também à concorrência e segurança da região.

O estabelecimento deve ter espaço para o salão de exposição de produtos, área administrativa, estoque e banheiros. Se você tiver condições de comprar o ponto comercial é uma boa opção, pois não será preciso pagar aluguel todos os meses.

Monte uma boa estrutura

A estrutura da loja dependerá do porte do negócio, porém alguns itens são essenciais:

- Vitrine;

- Gôndolas, racks e estantes;

- Balcões;  check outs;

- Cestos e/ou carrinhos;

- Cadeiras;

- Máquinas de cartão;

- Computador; 

- Impressora de nota fiscal.

Você pode comprar o mobiliário separadamente e montar você mesmo ou, se preferir, é possível criar um projeto completo de todo o layout da loja. Nos dois casos você pode contar com o auxílio da Amapá. Clique aqui e converse com nossos representantes para mais informações.

Administrativo e Pessoal

Para abrir um estabelecimento comercial você precisa registrar a sua loja junto à prefeitura e, dependendo das atividades, em outros órgãos. Também é importante legalizar seu nome jurídico, nome fantasia, marca e regime de tributação.

A estrutura de funcionários irá depender do tamanho de seu empreendimento. Para uma loja pequena são necessários vendedores, operadores de caixa, assistente administrativo e administrador (proprietário). À medida que o negócio crescer também podem ser adicionados colaboradores na área gerencial, financeira, contábil e marketing. Também fique atento às leis trabalhistas.

Produtos

Em lojas do setor é possível abranger produtos para cabelos, unhas, corpo, maquiagem, perfumaria e higiene. Ter variedade de produtos e marcas é um ponto positivo.

Não se esqueça de procurar pelas mais conhecidas. Entretanto, vale a pena investir também em outras marcas, pois sempre há aquele cliente mais sensível aos preços e/ou que busca algo novo e está disposto a experimentar.

Fornecedores

Escolher bons fornecedores é um ponto estratégico para a empresa dar certo, pois isso influência diretamente na variedade e qualidade dos produtos, na manutenção e reposição dos estoques e na precificação adotada.

Dificilmente um único fornecedor conseguirá atender toda sua demanda. Por isso, escolha alguns fornecedores de confiança e negocie o preço, qualidade, prazo de entrega e forma de pagamento.

Franquias

Investir em uma franquia pode ser uma opção, caso queira investir em uma marca consolidada e que já possui estratégias de desempenho aplicadas à outras unidades - o que torna seu retorno mais garantido. Você pode escolher uma loja de cosméticos já renomada no mercado, por exemplo Natura ou Boticário.

Por outro lado, se você busca mais liberdade de escolha, autonomia para inovar, e empreender de acordo com seus ideais, talvez o ramo de franquias não seja para você. Invista em uma loja de marca própria.

De qualquer forma, faça suas escolhas, invista de forma inteligente e fature com o mercado de cosméticos e perfumaria! Clique aqui e continue navegando em nosso blog para ver mais dicas sobre negócios!