House Market Indicators

Aproveite as datas comemorativas para fazer vendas sazonais e impulsionar o seu negócio

Os números de vendas sofrem oscilações durante o ano. Há determinadas épocas em que certos produtos e serviços são mais procurados e em outros períodos não há uma demanda grande por eles. Isso se chama sazonalidade das vendas. Você sabe usar essa sazonalidade a favor de seu negócio? Leia neste texto algumas dicas e aumente suas vendas neste fim de ano!

Aproveite cada oportunidade

As mudanças na procura podem ser potencializadas pelo clima, férias escolares, eventos e datas comemorativas, como o natal e o ano novo. É exatamente nesses momentos que as empresas podem aproveitar as tendências para aumentar as vendas e o ticket médio dos clientes.

A sazonalidade é diferente para cada empreendimento. Para conhecer seus efeitos é preciso entender a oferta e a demanda dos produtos, descobrindo os padrões de comportamento por meio dos dados históricos do negócio.

Ao prever as flutuações futuras, é possível planejar-se de forma estratégica e aproveitar ao máximo as oportunidades. Assim, o empreendedor impulsiona seu negócio nos períodos mais favoráveis, equilibrando o caixa para os momentos de menos procura.

Índice de sazonalidade

A análise dos dados pode ser feita por meio do índice de sazonalidade, que é o cálculo numérico da busca por determinado produto ou serviço. Para calcular o índice é preciso saber a média das vendas por mês, durante os últimos 12 meses. Então, dividir essas médias em quatro partes. Assim, o empresário terá em mãos os números de vendas por trimestre, conseguindo visualizar o comportamento do consumidor em zonas de sazonalidade mais abrangentes.


Veja mais cinco dicas para fazer vendas sazonais:

- Analise e Planeje

O planejamento é a mais importante ferramenta para não ser pego desprevenido e conseguir aproveitar ao máximo as oportunidades. Afinal, se na alta demanda um consumidor procurar um produto e não o encontrar em sua loja ele irá para o concorrente.

Para planejar o primeiro passo é conhecer bem seu negócio e ter em mãos os dados de vendas dos anos anteriores. Se o negócio for recente, pode-se utilizar pesquisas de mercado e da concorrência.

A partir dessa análise, crie um planejamento para todo o ano. Já antecipe a compra de produtos dos fornecedores, prepare a contratação e treinamento de funcionários temporários - se for necessário, e o que mais for necessário para atender à demanda e deixar os clientes satisfeitos.


- Invista nos produtos certos e faça uma boa gestão do estoque

Programe a produção e/ou compra de produtos de forma antecipada à demanda. É importante gerir bem os estoques, mantendo a quantidade correta de cada produto de acordo com a época do ano.

Isso permite melhores negociações com os fornecedores e a prevenção contra perdas. Manter produtos encalhados em períodos de poucas vendas é desperdício de espaço e dinheiro.

Também é possível se programar para ofertar itens temáticos, customizados e personalizados que atraiam os consumidores de ocasião. Se forem pertinentes apenas para a venda naquele momento atente-se ainda mais na quantidade estocada para aproveitar a oportunidade, sem ter prejuízos.

- Invista em ações de marketing e promoção

Crie campanhas especiais para chamar a atenção de seu público-alvo. Você pode apostar em promoções sazonais sorteios, vendas de kits especiais para datas comemorativas ou o lançamento de um novo produto.

Destaque seus diferenciais e aumente o apelo de sua marca. Assim, você consegue aumentar sua lucratividade, compensando épocas em que o fluxo de caixa não é tão positivo.

- Faça uma exposição dos produtos atrativa

Adeque seu ponto de vendas para torná-lo mais atrativo. Decore sua loja conforme o evento, reorganize o layout se for necessário. Essas mudanças podem facilitar a circulação de clientes e diminuir filas em períodos de maior procura.

A exposição dos produtos também deve ser pensada especialmente para a ocasião. Dê destaque para os produtos mais procurados e aproveite a disposição desses itens para fazer os clientes andarem mais pela loja e visualizarem outros artigos que permitam vendas cruzadas e de oportunidade.

- Fique de olho nos consumidores e na concorrência

Mantenha-se focado em seu público-alvo. Você conhece bem as necessidades e desejos dele em cada período do ano? É possível fazer pesquisas diretamente com quem já consome seus produtos e com os potenciais clientes, e a partir das respostas segmentar os itens e ajustar o mix.

Além disso, procure examinar quais têm sido as estratégias da concorrência. Afinal, nos momentos em que a procura é grande, a concorrência também cresce. Demonstre seus diferenciais e ganhe os consumidores.

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