Passo a passo para você montar a sua farmácia
Ir
em uma farmácia é algo que as pessoas geralmente não gostam, certo?
Especialmente pelo fato de que, na maioria das vezes, se elas precisam ir em
alguma, elas estão doentes ou então machucadas.
Claro que as farmácias vendem outros produtos além de medicamentos, como itens de perfumaria, mas mesmo assim as pessoas não gostam de comprar nesse local.
Contudo, isso não te impede, de forma alguma, de oferecer uma experiência agradável para as pessoas que frequentarem a sua farmácia, muito pelo contrário. É possível oferecer uma experiência única para os seus clientes.
Para isso, planejamento é a palavra-chave. A Amapá pode te ajudar a criar o seu negócio da melhor maneira possível. Nossa equipe de projetos está pronta para avaliar cada detalhe da sua loja.
Antes de gastar qualquer quantia em instalações e estruturas, providencie o projeto da sua futura loja e envie para um representante Amapá. Ele vai te ajudar a desenvolver esse passo a passo de um jeito simples e ágil, com o menor tempo possível.
Quer saber quais os passos para abrir a sua farmácia? Então, acompanhe esse artigo até o final.
1- Análise de Mercado
Trabalhar com a saúde das pessoas é algo extremamente importante e sério. O mercado de farmácias e drogarias movimenta muito dinheiro no Brasil. Segundo o IBGE, essa área gera em torno de US$ 62 bilhões por ano. Estamos em quarto lugar no mercado mundial de medicamentos.
Isso é muito, né? Pensando na seriedade do negócio, é extremamente importante realizar pesquisas de mercado para uma avaliação completa de demanda e concorrência. Essas são algumas das dicas importantes a serem seguidas:
Faça pesquisas minuciosas quanto ao mercado-alvo
Comece com associações de bairro, IBGE e até na prefeitura da cidade em que você deseja abrir a sua farmácia.
Conheça os seus concorrentes diretos
Identifique seus pontos forte e seus pontos fracos. O objetivo não é copiar as estratégias deles e sim, evitar os mesmos erros. Com isso, é possível criar uma estratégia para se diferenciar no mercado.
Esteja por dentro dos assuntos do nicho farmacêutico
Guias especializados, revistas sobre farmácias, drogarias e medicina em geral. Você pode também participar de eventos e seminários especializados.
Tudo isso pode te ajudar bastante na criação de um negócio sólido e confiável. Sim, a confiança é essencial quando estamos falando da saúde das pessoas.
2- Trabalhe regulamentado pela lei
É estimado que o tamanho ideal para um ponto comercial farmacêutico é uma área de no mínimo 100 m2. Claro que é sempre bom contar com espaço para ampliação, caso seja necessário. E é bom que seja necessário, não é mesmo?
Esses são os ambientes básicos que precisam existir em sua farmácia:
A farmácia precisa ser construída com uma infraestrutura que possa atender as atividades que se propõe a atender.
Não tente fazer mais do que o seu espaço, a sua estrutura e o seu pessoal consigam. Uma farmácia não é uma loja de roupas, que se não der certo, você troca, compra outra ou briga pelos seus direitos. Como já dito antes, a saúde das pessoas é uma coisa muito séria.
3- Fator Humano
Talvez o mais importante sobre a sua farmácia seja o fator humano. Contrate profissionais idôneos e responsáveis, e você terá muito menos problemas. Eles cuidarão do seu negócio como se fosse os donos.
Na verdade, você precisa inspirar este sentimento neles, fazendo com que eles sejam parte fundamental da existência do seu negócio.
É obrigatória a presença de um farmacêutico responsável, com registro no Conselho Regional de Farmácia. O farmacêutico, se não for o dono da farmácia, precisa receber o apoio total para exercer um bom trabalho.
Lembre-se de que estamos falando de saúde, a vida das pessoas pode estar em risco. Farmácia não é um dos lugares para se dar o jeitinho brasileiro nas coisas.
A quantidade de funcionários é relativa. O tamanho da farmácia e da demanda vão nortear melhor, mas, o ideal é que haja o farmacêutico, o gerente e vendedores (o número deve variar de acordo com a quantidade da demanda).
4- Horário de funcionamento
O funcionamento de farmácias costuma ser além do horário comercial, das 10 às 22 horas. Existem também algumas farmácias que funcionam 24 horas, optando pelo revezamento dos funcionários.
É claro que isso não é uma regra a ser seguida. Você pode funcionar conforme o seu público-alvo necessita. Não adianta você decidir abrir aos domingos se não há uma alma viva para comprar, você vai acabar saindo no prejuízo, né?
Como já dito no item 1, conheça o mercado e estude o seu público-alvo. Assim, você evita esses pequenos erros e já começa o seu negócio de forma assertiva.
5- Equipamentos e layout
Como qualquer loja, é preciso planejar o básico, coisas como: a fachada, o estacionamento e acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.
O layout da farmácia também precisa ser pensado para ser um ambiente agradável, considerando o fluxo de funcionários e clientes.
A decoração, ventilação e iluminação também são extremamente importantes para que os clientes se sintam acolhidos. Ninguém costuma pensar muito na experiência do cliente em uma farmácia. Que tal este ser um dos seus diferenciais?
Os equipamentos básicos para o bom funcionamento de uma farmácia são:
Cuidado para que o barato não saia caro!
Existem diversos tipos de profissionais extremamente qualificados para ajudar na execução do seu projeto. Arquitetos, engenheiros e decoradores podem te ajudar a planejar tudo, desde mudanças a serem feitas no seu imóvel até o design de móveis, iluminação, ventilação, etc.
Já ouviu aquela expressão “prevenir é melhor do que remediar”? Aqui ela se aplica muito bem. Muita gente não quer investir em todas essas dicas que podem tornar o seu negócio muito mais lucrativo e bem-sucedido, e acaba quebrando nos primeiros meses de existência.
Não deixe que isso acontece com você! Prepare-se e entregue o melhor produto que você puder, da melhor forma que você conseguir e conte com a equipe da Amapá para te auxiliar nesse processo.
Claro que as farmácias vendem outros produtos além de medicamentos, como itens de perfumaria, mas mesmo assim as pessoas não gostam de comprar nesse local.
Contudo, isso não te impede, de forma alguma, de oferecer uma experiência agradável para as pessoas que frequentarem a sua farmácia, muito pelo contrário. É possível oferecer uma experiência única para os seus clientes.
Para isso, planejamento é a palavra-chave. A Amapá pode te ajudar a criar o seu negócio da melhor maneira possível. Nossa equipe de projetos está pronta para avaliar cada detalhe da sua loja.
Antes de gastar qualquer quantia em instalações e estruturas, providencie o projeto da sua futura loja e envie para um representante Amapá. Ele vai te ajudar a desenvolver esse passo a passo de um jeito simples e ágil, com o menor tempo possível.
Quer saber quais os passos para abrir a sua farmácia? Então, acompanhe esse artigo até o final.
1- Análise de Mercado
Trabalhar com a saúde das pessoas é algo extremamente importante e sério. O mercado de farmácias e drogarias movimenta muito dinheiro no Brasil. Segundo o IBGE, essa área gera em torno de US$ 62 bilhões por ano. Estamos em quarto lugar no mercado mundial de medicamentos.
Isso é muito, né? Pensando na seriedade do negócio, é extremamente importante realizar pesquisas de mercado para uma avaliação completa de demanda e concorrência. Essas são algumas das dicas importantes a serem seguidas:
Faça pesquisas minuciosas quanto ao mercado-alvo
Comece com associações de bairro, IBGE e até na prefeitura da cidade em que você deseja abrir a sua farmácia.
Conheça os seus concorrentes diretos
Identifique seus pontos forte e seus pontos fracos. O objetivo não é copiar as estratégias deles e sim, evitar os mesmos erros. Com isso, é possível criar uma estratégia para se diferenciar no mercado.
Esteja por dentro dos assuntos do nicho farmacêutico
Guias especializados, revistas sobre farmácias, drogarias e medicina em geral. Você pode também participar de eventos e seminários especializados.
Tudo isso pode te ajudar bastante na criação de um negócio sólido e confiável. Sim, a confiança é essencial quando estamos falando da saúde das pessoas.
2- Trabalhe regulamentado pela lei
É estimado que o tamanho ideal para um ponto comercial farmacêutico é uma área de no mínimo 100 m2. Claro que é sempre bom contar com espaço para ampliação, caso seja necessário. E é bom que seja necessário, não é mesmo?
Esses são os ambientes básicos que precisam existir em sua farmácia:
- Balcão de atendimento;
- Área para exposição de produtos;
- Escritório administrativo;
- Depósito para estoque;
- Sanitários.
A farmácia precisa ser construída com uma infraestrutura que possa atender as atividades que se propõe a atender.
Não tente fazer mais do que o seu espaço, a sua estrutura e o seu pessoal consigam. Uma farmácia não é uma loja de roupas, que se não der certo, você troca, compra outra ou briga pelos seus direitos. Como já dito antes, a saúde das pessoas é uma coisa muito séria.
3- Fator Humano
Talvez o mais importante sobre a sua farmácia seja o fator humano. Contrate profissionais idôneos e responsáveis, e você terá muito menos problemas. Eles cuidarão do seu negócio como se fosse os donos.
Na verdade, você precisa inspirar este sentimento neles, fazendo com que eles sejam parte fundamental da existência do seu negócio.
É obrigatória a presença de um farmacêutico responsável, com registro no Conselho Regional de Farmácia. O farmacêutico, se não for o dono da farmácia, precisa receber o apoio total para exercer um bom trabalho.
Lembre-se de que estamos falando de saúde, a vida das pessoas pode estar em risco. Farmácia não é um dos lugares para se dar o jeitinho brasileiro nas coisas.
A quantidade de funcionários é relativa. O tamanho da farmácia e da demanda vão nortear melhor, mas, o ideal é que haja o farmacêutico, o gerente e vendedores (o número deve variar de acordo com a quantidade da demanda).
4- Horário de funcionamento
O funcionamento de farmácias costuma ser além do horário comercial, das 10 às 22 horas. Existem também algumas farmácias que funcionam 24 horas, optando pelo revezamento dos funcionários.
É claro que isso não é uma regra a ser seguida. Você pode funcionar conforme o seu público-alvo necessita. Não adianta você decidir abrir aos domingos se não há uma alma viva para comprar, você vai acabar saindo no prejuízo, né?
Como já dito no item 1, conheça o mercado e estude o seu público-alvo. Assim, você evita esses pequenos erros e já começa o seu negócio de forma assertiva.
5- Equipamentos e layout
Como qualquer loja, é preciso planejar o básico, coisas como: a fachada, o estacionamento e acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.
O layout da farmácia também precisa ser pensado para ser um ambiente agradável, considerando o fluxo de funcionários e clientes.
A decoração, ventilação e iluminação também são extremamente importantes para que os clientes se sintam acolhidos. Ninguém costuma pensar muito na experiência do cliente em uma farmácia. Que tal este ser um dos seus diferenciais?
Os equipamentos básicos para o bom funcionamento de uma farmácia são:
- Balcão de atendimento;
- Estantes para expor os produtos, gôndolas, prateleiras e gavetas;
- Impressora com Xerox e Scanner;
- Computadores que possam funcionar bem com os softwares utilizados;
- Mobiliário básico de escritório;
- Ar condicionado e telefone.
Cuidado para que o barato não saia caro!
Existem diversos tipos de profissionais extremamente qualificados para ajudar na execução do seu projeto. Arquitetos, engenheiros e decoradores podem te ajudar a planejar tudo, desde mudanças a serem feitas no seu imóvel até o design de móveis, iluminação, ventilação, etc.
Já ouviu aquela expressão “prevenir é melhor do que remediar”? Aqui ela se aplica muito bem. Muita gente não quer investir em todas essas dicas que podem tornar o seu negócio muito mais lucrativo e bem-sucedido, e acaba quebrando nos primeiros meses de existência.
Não deixe que isso acontece com você! Prepare-se e entregue o melhor produto que você puder, da melhor forma que você conseguir e conte com a equipe da Amapá para te auxiliar nesse processo.