Marketplace: a importância de um sistema de armazenagem eficiente para ser competitivo
O e-commerce e seus diferentes modelos de ambientes virtuais se tornaram uma realidade em nossa sociedade, mudando não só o comportamento do consumidor, mas também as formas de anunciar, vender, armazenar e entregar os produtos.
Nesse cenário, vimos os marketplaces se consolidarem, serem incorporados nas estratégias de grandes marcas e liderarem as vendas no varejo online. De acordo com levantamento da Ebit/Nielsen, os Marketplaces movimentaram mais de R$53 bilhões de reais no primeiro semestre de 2021.
De maneira bem resumida e simples, os marketplaces são uma espécie de shopping virtual, onde diversas empresas colocam os seus produtos à venda, em um mesmo site, promovendo visibilidade e gerando oportunidades para varejistas de pequeno e médio porte.
Em geral, a logística no marketplace se dá com o suporte online dentro do site por conta da plataforma, enquanto o frete e a entrega dos produtos são de responsabilidade dos vendedores da loja parceira.
É nesse ponto que a organização do estoque, para quem pretende ser um seller, é fundamental para os resultados de venda e para a reputação da empresa dentro e fora do marketplace.
Ao realizar uma compra pelo marketplace, o consumidor cria uma expectativa muito grande para a chegada do produto, e espera que a loja da qual ele está comprando corresponda da melhor maneira possível. A frustração de atrasos na entrega ou de receber uma mensagem de que aquele produto está indisponível no estoque pode comprometer futuras vendas.
Com isso, o vendedor precisa ter uma gestão de estoque eficiente, com produtos guardados de forma organizada para que os mesmos possam ser despachados e entregues na data indicada no momento da venda.
Entre as vantagens de monitorar o estoque estão:
Compreendendo que nem sempre o parceiro vendedor tem possibilidade de tomar conta de toda a operação logística, os grandes marketplaces passaram a oferecer o serviço Fulfillment, um processo de acompanhamento de toda a operação desde o centro de controle e recebimento do pedido até a expedição para envio.
Ou seja, além de oferecer espaço no site e suporte na plataforma, o marketplace vai ser responsável também por toda a logística, agilizando a entrega e a experiência do consumidor e da loja parceira.
Assim como o vendedor que opta por ter o controle da logística e gerenciar seu estoque, o marketplace também precisa de um espaço físico otimizado para armazenagem e organização dos produtos, mas em proporções maiores, uma vez que atende a parceiros de diferentes segmentos.
Nesse caso, investir em um projeto de armazenagem com mobiliário e maquinário adequado é imprescindível para se destacar entre os concorrentes, alcançar bons resultados e conquistar clientes de grande relevância no mercado.
Se você realiza vendas por meio de um marketplace, ou está tirando esse projeto do papel, conte com a equipe de especialistas em armazenagem da Amapá. A partir de informações sobre o seu espaço, nossos profissionais vão desenvolver um projeto que atenda a sua demanda de forma eficaz e segura.
Além disso, a Amapá tem uma linha completa de Porta Pallets ideal para implantar a verticalização de estoque, otimizar espaço e garantir a organização do seu centro de distribuição.
Acesse o link e solicite um orçamento aos nossos consultores.
Nesse cenário, vimos os marketplaces se consolidarem, serem incorporados nas estratégias de grandes marcas e liderarem as vendas no varejo online. De acordo com levantamento da Ebit/Nielsen, os Marketplaces movimentaram mais de R$53 bilhões de reais no primeiro semestre de 2021.
Mas o que é o marketplace?
Logística para vendedores
Em geral, a logística no marketplace se dá com o suporte online dentro do site por conta da plataforma, enquanto o frete e a entrega dos produtos são de responsabilidade dos vendedores da loja parceira. É nesse ponto que a organização do estoque, para quem pretende ser um seller, é fundamental para os resultados de venda e para a reputação da empresa dentro e fora do marketplace.
Ao realizar uma compra pelo marketplace, o consumidor cria uma expectativa muito grande para a chegada do produto, e espera que a loja da qual ele está comprando corresponda da melhor maneira possível. A frustração de atrasos na entrega ou de receber uma mensagem de que aquele produto está indisponível no estoque pode comprometer futuras vendas.
Com isso, o vendedor precisa ter uma gestão de estoque eficiente, com produtos guardados de forma organizada para que os mesmos possam ser despachados e entregues na data indicada no momento da venda.
Entre as vantagens de monitorar o estoque estão:
- Otimização do espaço físico;
- Melhores acordos com os fornecedores;
- Avaliação de reposição dos produtos;
- Controle de produtos que estão parados;
- Avaliação dos produtos mais vendidos.
Fulfillment e a logística no marketplace
Compreendendo que nem sempre o parceiro vendedor tem possibilidade de tomar conta de toda a operação logística, os grandes marketplaces passaram a oferecer o serviço Fulfillment, um processo de acompanhamento de toda a operação desde o centro de controle e recebimento do pedido até a expedição para envio.
Ou seja, além de oferecer espaço no site e suporte na plataforma, o marketplace vai ser responsável também por toda a logística, agilizando a entrega e a experiência do consumidor e da loja parceira.
Armazenagem no marketplace
Assim como o vendedor que opta por ter o controle da logística e gerenciar seu estoque, o marketplace também precisa de um espaço físico otimizado para armazenagem e organização dos produtos, mas em proporções maiores, uma vez que atende a parceiros de diferentes segmentos.
Nesse caso, investir em um projeto de armazenagem com mobiliário e maquinário adequado é imprescindível para se destacar entre os concorrentes, alcançar bons resultados e conquistar clientes de grande relevância no mercado.
A Amapá está com você
Se você realiza vendas por meio de um marketplace, ou está tirando esse projeto do papel, conte com a equipe de especialistas em armazenagem da Amapá. A partir de informações sobre o seu espaço, nossos profissionais vão desenvolver um projeto que atenda a sua demanda de forma eficaz e segura.
Além disso, a Amapá tem uma linha completa de Porta Pallets ideal para implantar a verticalização de estoque, otimizar espaço e garantir a organização do seu centro de distribuição.
Acesse o link e solicite um orçamento aos nossos consultores.