Invista em exposição no PDV e faça de seu negócio um sucesso
Já pensou em quantos produtos
são expostos em uma loja, supermercado, farmácia, petshop e tantos outros
estabelecimentos? Será possível tornar essa exposição mais eficaz para atrair
clientes e vender mais?
Os empreendedores devem pensar na exposição de produtos como um investimento essencial, sendo tão importante quanto um marketing eficiente e a contratação de bons vendedores. O conceito básico da exposição de produtos é mostrar ou destacar algo. Para isso, deve atrair, despertar os sentidos, seduzir e mexer com as emoções dos consumidores.
Quer saber mais sobre esse assunto? Leia este texto com dicas indispensáveis para alavancar o seu negócio.
Planejamento e alinhamento
O primeiro passo para ter bons resultados em exposição no Ponto de Venda (PDV) deve ser o planejamento, que deve ser feito a partir de dados sobre o comportamento do público-alvo, especialmente condutas relativas às compras. As estratégias de exposição também devem ser pensadas de acordo com o segmento e as características do próprio PDV.
Faça um planograma em que estarão descritas às ações detalhadamente. O documento deve mostrar o modelo de exposição dos produtos, com suas categorias, quantidade de itens expostos, organização das marcas, sabores, aromas etc. É interessante vincular as ações a metas, assim fica mais fácil obter dados concretos para mensurar os resultados, ver o que deu certo e propor novas ações.
Manter toda a equipe alinhada com este planejamento é fundamental. Por isso, é importante:
Colocando a mão na massa
Conheça bem o seu negócio e mantenha o foco no cliente. Tenha em mente qual necessidade ou desejo das pessoas que os seus produtos podem suprir. A partir disso, é hora de pensar em como usar a exposição para atrair e satisfazer os compradores e, ao mesmo tempo, fazer com que o máximo de vendas sejam realizadas em seu tempo de contato com o PDV.
Veja algumas técnicas e dicas que fazem a diferença para ter bons resultados:
1 - Não duvide do poder da luz: As pessoas ignoram o que está no escuro. Um produto iluminado atrai o olhar, capta a atenção e produz uma percepção de valor mais elevada. Por isso, os sistemas de iluminação devem ser distribuídos estrategicamente a fim de agregar valor aos produtos. Outra dica é variar o sistema de iluminação nos diferentes ambientas da loja pois ajuda a quebrar a mesmice.
2 - Categorização de produtos: Essa técnica consiste em organizar e dispor mercadorias segundo critérios estratégicos, de acordo com o tipo de negócio e o público-alvo. O objetivo é facilitar a vida do consumidor, tornando mais fácil o acesso aos itens que ele procura e também oferecer produtos complementares, aumentando as vendas. Também é importante considerar preço, marca e qualidade, levando em conta os compradores que são mais sensíveis a essas questões.
3 – Organização visual: O estabelecimento deve passar a ideia de organização em cada espaço e a poluição visual deve ser evitada. Para conservar esse efeito é preciso estar atento durante todo o dia, a cada venda ou em um período cronometrado verifique se as coisas continuam em ordem.
4 – Áreas nobres e Ponto focal: Para escolher onde cada produto será exposto é importante levar em conta em que local da loja e em que local do mobiliário ele ficará. As áreas nobres são aquelas áreas que as pessoas visualizam logo de cara, na frente e nos corredores principais da loja. Nesses locais devem ser expostos os produtos de alto giro, que tenham venda fácil e boa margem de lucro. Já os pontos focais são os campos visuais mais fortes da vitrine ou da gôndola. Devem ter no mínimo 50cm e no máximo 2m de altura. Os produtos mais importantes devem fica à altura dos olhos, em torno de 1,60m.
5 – Triangulação: É a técnica de expor os produtos em formato triangular, que quebra as linhas retas e passa a ideia de movimento. Essa técnica é muito usada em lojas que oferecem produtos complementares.
6 – Bem-estar: Um cliente que se sente confortável em um estabelecimento não vai embora rapidamente. Para as pessoas se sentirem bem há elementos captados pelo consciente e inconsciente. Use cores e iluminação adequadas, passe uma sensação de organização e limpeza, crie espaços de interação. Use a exposição como um elo de conexão entre marca e consumidor. Cause emoções, crie boas lembranças e faça com que voltem!
7 – Pesquisas de satisfação: É importante lembrar que, antes de tomar qualquer decisão, você deve considerar o seu público-alvo. Pergunte se ele encontrou os itens que desejava com facilidade ou se ficou com alguma dúvida. Ter esse retorno do cliente ajudará nas ações futuras e no seu objetivo de aumentar as vendas.
8 – Expositores: Quando se fala em exposição não podemos deixar de lado os expositores e mobiliários. Eles devem ter design atraente, terem resistência e durabilidade. Considere isso um investimento e não uma despesa, afinal ele significará retorno em vendas e reforço à imagem da marca.
Se você quer um produto de qualidade conheça a Amapá. De opções leves a pesadas, há sempre uma linha que atende ao seu empreendimento. Entre em nosso site para saber mais: www.amapa.ind.br.
Os empreendedores devem pensar na exposição de produtos como um investimento essencial, sendo tão importante quanto um marketing eficiente e a contratação de bons vendedores. O conceito básico da exposição de produtos é mostrar ou destacar algo. Para isso, deve atrair, despertar os sentidos, seduzir e mexer com as emoções dos consumidores.
Quer saber mais sobre esse assunto? Leia este texto com dicas indispensáveis para alavancar o seu negócio.
Planejamento e alinhamento
O primeiro passo para ter bons resultados em exposição no Ponto de Venda (PDV) deve ser o planejamento, que deve ser feito a partir de dados sobre o comportamento do público-alvo, especialmente condutas relativas às compras. As estratégias de exposição também devem ser pensadas de acordo com o segmento e as características do próprio PDV.
Faça um planograma em que estarão descritas às ações detalhadamente. O documento deve mostrar o modelo de exposição dos produtos, com suas categorias, quantidade de itens expostos, organização das marcas, sabores, aromas etc. É interessante vincular as ações a metas, assim fica mais fácil obter dados concretos para mensurar os resultados, ver o que deu certo e propor novas ações.
Manter toda a equipe alinhada com este planejamento é fundamental. Por isso, é importante:
- Deixar claro para todos os envolvidos quais são os objetivos e estratégias;
- Compartilhar um documento oficial com os setores participantes;
- Disponibilizar uma versão impressa para os repositores;
- Levar em consideração a opinião dos profissionais que lidam diretamente com os consumidores;
- Atualizar o plano sempre que um novo produto for incluído;
- Dar atenção especial ao repositor, pois ele precisa entender bem o plano para executar o serviço de acordo com o esperado.
Colocando a mão na massa
Conheça bem o seu negócio e mantenha o foco no cliente. Tenha em mente qual necessidade ou desejo das pessoas que os seus produtos podem suprir. A partir disso, é hora de pensar em como usar a exposição para atrair e satisfazer os compradores e, ao mesmo tempo, fazer com que o máximo de vendas sejam realizadas em seu tempo de contato com o PDV.
Veja algumas técnicas e dicas que fazem a diferença para ter bons resultados:
1 - Não duvide do poder da luz: As pessoas ignoram o que está no escuro. Um produto iluminado atrai o olhar, capta a atenção e produz uma percepção de valor mais elevada. Por isso, os sistemas de iluminação devem ser distribuídos estrategicamente a fim de agregar valor aos produtos. Outra dica é variar o sistema de iluminação nos diferentes ambientas da loja pois ajuda a quebrar a mesmice.
2 - Categorização de produtos: Essa técnica consiste em organizar e dispor mercadorias segundo critérios estratégicos, de acordo com o tipo de negócio e o público-alvo. O objetivo é facilitar a vida do consumidor, tornando mais fácil o acesso aos itens que ele procura e também oferecer produtos complementares, aumentando as vendas. Também é importante considerar preço, marca e qualidade, levando em conta os compradores que são mais sensíveis a essas questões.
3 – Organização visual: O estabelecimento deve passar a ideia de organização em cada espaço e a poluição visual deve ser evitada. Para conservar esse efeito é preciso estar atento durante todo o dia, a cada venda ou em um período cronometrado verifique se as coisas continuam em ordem.
4 – Áreas nobres e Ponto focal: Para escolher onde cada produto será exposto é importante levar em conta em que local da loja e em que local do mobiliário ele ficará. As áreas nobres são aquelas áreas que as pessoas visualizam logo de cara, na frente e nos corredores principais da loja. Nesses locais devem ser expostos os produtos de alto giro, que tenham venda fácil e boa margem de lucro. Já os pontos focais são os campos visuais mais fortes da vitrine ou da gôndola. Devem ter no mínimo 50cm e no máximo 2m de altura. Os produtos mais importantes devem fica à altura dos olhos, em torno de 1,60m.
5 – Triangulação: É a técnica de expor os produtos em formato triangular, que quebra as linhas retas e passa a ideia de movimento. Essa técnica é muito usada em lojas que oferecem produtos complementares.
6 – Bem-estar: Um cliente que se sente confortável em um estabelecimento não vai embora rapidamente. Para as pessoas se sentirem bem há elementos captados pelo consciente e inconsciente. Use cores e iluminação adequadas, passe uma sensação de organização e limpeza, crie espaços de interação. Use a exposição como um elo de conexão entre marca e consumidor. Cause emoções, crie boas lembranças e faça com que voltem!
7 – Pesquisas de satisfação: É importante lembrar que, antes de tomar qualquer decisão, você deve considerar o seu público-alvo. Pergunte se ele encontrou os itens que desejava com facilidade ou se ficou com alguma dúvida. Ter esse retorno do cliente ajudará nas ações futuras e no seu objetivo de aumentar as vendas.
8 – Expositores: Quando se fala em exposição não podemos deixar de lado os expositores e mobiliários. Eles devem ter design atraente, terem resistência e durabilidade. Considere isso um investimento e não uma despesa, afinal ele significará retorno em vendas e reforço à imagem da marca.
Se você quer um produto de qualidade conheça a Amapá. De opções leves a pesadas, há sempre uma linha que atende ao seu empreendimento. Entre em nosso site para saber mais: www.amapa.ind.br.