House Market Indicators

Como aumentar a lucratividade de uma drogaria

Você sabe o que fazer para aumentar a lucratividade de uma drogaria? Confira o nosso post e entenda o assunto de uma vez por todas.

O Brasil tem enfrentado uma forte crise econômica e social nos últimos anos e o reflexo disso é vermos muitos negócios diminuírem ou até mesmo fecharem. Nem mesmo a área de saúde está imune a esse momento conturbado.

Assim, farmácias de pequeno e médio porte estão com lucros menores. Até as grandes estão começando a sofrer as consequências.

A lucratividade de um negócio é o que faz com que ele continue sobrevivendo, certo? Seja qual for a sua linha de trabalho, sem lucro, não existe a possibilidade de uma loja continuar sobrevivendo.

Mas, saiba que mesmo em meio a esse momento delicado, existem formas de sobreviver. Contu do, para aumentar o seu lucro, é necessário sair da zona de conforto e pensar fora do escopo padrão dos negócios que já existem. É preciso inovar. Aqui vão algumas dicas para que você não seja tragado pela crise iminente:

1- Trabalhe com um profissional que saiba interpretar os números

Existe um medo frequente de que a tecnologia vai tomar o trabalho das pessoas, isso é bem comum. Saiba que o nosso poder de análise não pode ser substituído por nenhum programa de computador. É aí que você precisa de um profissional que saiba interpretar os números da sua farmácia e saber onde ela está indo bem e onde pode melhorar.

Com isso, o seu prejuízo será minimizado e o lucro aumentado. Desde dos fatores mais simples, como entender o que você gasta na estrutura da sua loja até com quais marcas trabalhar.

As que trazem mais lucro, as que vendem mais e quais trazem um melhor custo benefício para você e para o seu cliente. 

2- Invista em ferramentas administrativas para otimizar o trabalho

A tecnologia é uma forte aliada do seu negócio. Muitas lojas, especialmente no Brasil, ainda têm uma resistência enorme quanto a aderir a tecnologias.

Talvez falte vontade de investir em um software de controle de estoque ou por achar que um controle manual seja mais barato, mas não conte com as pessoas para desenvolver um trabalho lógico quando existem sistemas muito mais exatos para fazer isso.

Não estou dizendo que o material humano não é importante, é claro que é. Quem vai alimentar esses dados e  quem vai decidir o que fazer com eles, é um profissional qualificado para tal atividade.

Existem softwares dos mais diversos que permitem facilitar o processo de consultar e extrair os indicadores financeiros que você quiser. Eles podem te ajudar na divergência de pagamentos, recebimentos, transferências e muito mais.

3- Defina alguns indicadores

Existem alguns indicadores de vendas que são básicos e se você não está usando em sua farmácia ainda, pare agora e comece a usar.

Você já ouviu falar do DLP, que é o Demonstrativo de Lucros ou Perdas, e do DLC, que é o Demonstrativo de Fluxo de Caixa? Estes são dois indicadores básicos que podem ser analisados para se ter uma gestão financeira de alta performance.

Assim que você definir esses indicadores, apresente-os para a sua equipe e sugira algum tipo de premiação para o cumprimento de metas desses indicadores. A sua equipe trabalhará mais motivada e a qualidade no trabalho será cada vez melhor.

4- Diversifique os seus fornecedores

Os seus fornecedores provavelmente correspondem a uma fatia de uns 50 ou 60% dos seus gastos. A relação a longo prazo tem os seus benefícios, mas é bom dar oportunidade para fornecedores novos, que estão com a mesma sede de vender que você provavelmente está.

Um fornecedor diferente vai estar procurando oferecer as melhores condições de negociação, com as melhores ofertas. Ele precisa disso para entrar no mercado e se estabelecer, criar uma carteira fiel de clientes.

Um estudo de quem são os fornecedores dos seus concorrentes também pode ser uma boa estratégia. Você pode ter uma boa carta na manga para uma negociação mais lucrativa.

5- Tenha um layout inteligente e otimizado para uma boa experiência de compra

Um dos pontos mais importantes a serem investidos é a estratégia de vendas dentro da sua farmácia. O layout da sua loja precisa fazer sentido dentro dos hábitos de consumo do seu público-alvo.

A Amapá pode pensar nisso por você. Garantimos um estudo especializado para criar um layout otimizado que dê resultado no aumento das suas vendas. Você pode achar que não faz tanta diferença, mas faz sim. Se não fosse assim, aquele corredor de bala, chocolate e salgadinhos perto dos caixas de supermercados não faria sentido.

6- Desenvolva hábitos digitais

O mundo de hoje é completamente conectado. Acredite, você está sendo monitorado 24 horas por dia. Não existem melhores meios de conseguir ler o seu cliente, como nas redes sociais.

Criar conteúdo relacionando com os seus produtos e como ele pode ajudar nas mais diversas formas.

7- Tenha sempre uma alta qualidade no seu atendimento

O relacionamento de uma pessoa com a farmácia pode ser um pouco mais pessoal do que com outros tipos de lojas. Existe uma grande preocupação na hora de comprar um medicamento. Não é como comprar um par de meias, existe um cuidado e uma confiança envolvida.

Faça com a sua equipe de funcionários entenda isso e não deixe cair a qualidade do cuidado e atenção com o cliente. Precisa haver um interesse genuíno na relação vendedor e cliente.

Se o seu público perceber uma falsidade no interesse de qualquer pessoa da sua equipe, esse pode ser um erro sem volta. Se importe com quem faz o seu negócio ser possível.

8- Tenha uma equipe enxuta, mas engajada

O tamanho da sua equipe vai variar de acordo com o tamanho da sua farmácia. Não adianta manter uma farmácia de pequeno porte em um bairro com uma equipe de 10 pessoas. Isso vai ser um desperdício de pessoal.

É muito melhor ter uma equipe muito bem qualificada e que consiga atender com mais eficiência. Não é sobre explorar o seu funcionário, é sobre remunerar melhor, propor um bom ambiente de trabalho, criar um sentimento de pertencimento. Tudo isso faz com que a sua equipe trabalhe cada vez melhor.

Você precisa ajudar a sua equipe a desenvolver o mesmo cuidado que você tem com o seu negócio. Só assim, eles vão trabalhar pensando na importância do seu negócio e na saúde dos seus clientes.