House Market Indicators

Como abrir uma farmácia de sucesso? Veja 5 dicas

Segundo os dados do Estudo de Mercado Institucional da IQVIA, analisados pela Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), no ano de 2019, os brasileiros gastaram R$ 121 bilhões nas farmácias.

Desse total, R$ 84 bilhões foram com medicamentos, o restante em produtos de beleza, cosméticos e afins. A estimativa é de que neste ano de 2020, o crescimento seja de 10% sobre 2019. Ainda de acordo com o levantamento, 30% dos medicamentos vendidos são aqueles que não precisam de prescrição médica.

Ou seja, é um segmento com potencial de crescimento e faturamento expansivo, independente do ano ou momento que o país se encontra. A verdade é que sempre haverá alguém a procura de uma farmácia, por isso caso você esteja determinado em abrir uma farmácia ou tem curiosidades de como funciona o processo de planejamento para esse negócio, esse texto é para você!

Estudo de mercado

Neste momento, podemos englobar diversas questões fundamentais que todo empreendedor precisa estar atento antes de abrir o seu negócio. Primeiro, faça um planejamento, mesmo que seja de maneira simples, apenas comece!

Coloque no papel, a localização que ao seu ver é perfeita para a abertura da farmácia. Por exemplo: há alguns pontos chaves de lugares que devem ser pensados afim de atrair o maior número de pessoas para o seu comércio. Como uma região próxima de uma esquina, metrô/trem, terminal ou ponto de ônibus, centros comerciais, consultórios médicos e hospitais, são boas opções, já que o fluxo de pessoas por esses pontos é intenso.


Outra questão sobre esse tópico, analise a cidade onde você mora e escolha entre os bairros com os melhores acessos para outros lugares e que tenha uma boa mobilidade acessível. Devemos pensar no público em geral, independente do seu condicionamento físico, também é importante que o lugar tenha espaço para carga e descarga a ponto de não prejudicar o trânsito na região.

Após saber o ponto ideal, tenha em mente o valor do investimento inicial. A avaliação vai depender de múltiplas questões, isso engloba o tamanho da farmácia, estruturação interna, valores referentes aos medicamentos e claro, a sua reserva financeira e ticket médio almejado.

Segundo o Sebrae, veja o exemplo abaixo:


Próximo ícone, traçar o perfil. É relevante, que depois dessas questões resolvidas, você conheça o seu público Alvo no intuito de criar ações que possam alavancar em vendas na farmácia, e com isso o aumento da lucratividade Hoje em dia, o perfil do consumidor que vai até uma farmácia é bem diversificado, fora que nem sempre o seu cliente vai comprar apenas um remédio, as vezes ele acaba levando um produto de higiene pessoal, íntimo, produtos para cabelos, etc.


Sendo assim, para o seu mapeamento crie personas, que nada mais é que a representação fictícia, baseada em dados do cliente ideal para o seu negócio. Afim de buscar as características fundamentais de um consumidor ideal para que no final você consiga vender mais . Por exemplo: “ Ana, 50 anos, solteira, mãe de uma filha, pedagoga: ela busca produtos para o seu problema de saúde, mas produtos de higiene pessoal também, como shampoo e condicionador”. Após a análise, você terá que estudar o perfil do seu cliente alinhando conforme o seu estudo de persona/mercado. Talvez de imediato, seja uma tarefa complexa, mas com o decorrer do dia a dia, é possível verificar de maneira prática e simples qual é o seu consumidor e o que ele está comprando.

Quais documentos necessários para isto?

A legislação no setor farmacêutico, assim como em outras áreas, é rigoroso e exige as documentações necessárias, entretanto são comprovantes simples:

  • CNPJ;

  • Cópia autenticada do RG e CPF;

  • Certificado de regularidade do CRF;

  • Folha espelho do IRPF;

  • IPTU do imóvel;

  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;

  • Alvará de funcionamento;

  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Quais equipamentos básicos deve ter?

Existem alguns itens que você vai precisar comprar para fazer com que o negócio funcione da maneira correta e a organização seja completa. Listamos aqui embaixo os principais equipamentos e/ou ferramentas que você vai precisar adquirir para abrir uma farmácia.

  • Equipamentos de controle e registro de temperatura;

  • Gôndolas para cada nicho de produto;

  • Impressora;

  • Materiais hospitalares;

  • Materiais e móveis de escritório;

  • Prateleiras, armários, gavetas e arquivos;

  • Rede de computadores;

  • Softwares para a gestão da farmácia;

  • Vitrines para exposição.

Outros fatores como uma boa iluminação, ventilação, pontos de tomada e rede, além da sinalização interna devem ser pensados antes das reformas ou aquisição do mobiliário.

Contratação de colaboradores

A equipe que vai trabalhar no seu estabelecimento precisa ser eficiente e comprometida para que se possa atingir o sucesso.

O número de funcionários pode variar de acordo com o tamanho da loja, caso você esteja planejando uma farmácia pequena, o ideal é a contratação de três vendedores e um gerente (pode ser você).

Porém, a legislação obriga a presença de um farmacêutico responsável no estabelecimento, com registro no Conselho Regional de Farmácia, por isso se atente nesse requisito importante.

Busque maneiras de atrair o cliente

Para finalizar, busque atrativos para chamar a atenção dos seus clientes. Que tal colocar uma caixa de som bem na frente da farmácia anunciando as novidades? Porque não investir em marketing de conteúdo nas redes sociais? Ou estratégias de marketing para impulsionar as suas vendas? Outros mecanismos que também funcionam: Entrega de panfletos pela vizinhança e avenidas no bairro com cupom de desconto, serviço de entrega via delivery para os clientes, estacionamento coberto e seguro, dentre outras ações.

São inúmeras possibilidades e maneiras de como chamar atenção do público para a sua loja, veja qual melhor se adere a sua farmácia e coloque em prática. Invista na melhor solução para o seu negócio!

Até a próxima!