House Market Indicators

Como atrair clientes para sua loja de material de construção?

O que você acha que as pessoas procuram ao entrar em uma loja de material de construção? A pergunta pode parecer meio óbvia e com a resposta clara, mas, na verdade, não é bem assim.

Quanto mais acesso as pessoas têm a informação, mais elas ficam exigentes com os produtos e com a experiência de compra. O preço não é mais o fator decisivo na hora da compra. Acredite!

O cliente analisa atendimento, produto, experiência de compra e até a disposição da loja em dar um suporte pós-vendas. Sim, é importante acompanhar os seus clientes depois que eles compram de você. É um ótimo jeito de fazê-los voltar ou trazer outras pessoas para o seu negócio. Um bom atendimento é essencial para o sucesso da sua loja.

Como divulgar a minha loja de forma efetiva?

Existem diversas formas de divulgar a sua loja. Vamos citar algumas das principais, mas não fique preso às formas clichês de sempre. Procure inovar, você pode se surpreender com o resultado de ideias fora da caixa e também com as possibilidades criativas de atrair novos clientes.

Em tempos de conectividade desenfreada, não existe nenhuma possibilidade da sua loja ficar fora das redes sociais. Até porque você não precisa ficar limitado a vender apenas no seu alcance geográfico.

Ter um e-commerce pode alavancar as suas vendas como nunca. Você pode divulgar isso de várias formas. Confira algumas abaixo:

1- Site

Você acha que as pessoas não acessam sites mais? Errado! Talvez os famigerados websites sejam a coisa mais antiga da internet, mas, ainda sim, funcionam muito bem. As redes sociais vêm e vão, mas o seu site precisa ser a sua central de comando.

Lá, você concentra todas as suas informações institucionais, seu e-commerce, suas redes sociais, seu catálogo de produtos, enfim, tudo o que você decidir criar, você pode colocar no seu site.

Imagine que se o Youtube acabar, para onde vai todo aquele conteúdo de milhares de marcas e personalidades?

Se você tiver um site, você consegue continuar com tudo o que criou e ainda tem o contato de todas as pessoas que já entraram em contato com a sua marca de alguma forma. Não dependa de agentes externos, faça com que o seu site seja a sua plataforma principal.

2- E-mail Marketing

É muito importante que a sua loja tenha alguma ferramenta para captação e tratamento de leads (contatos para serem prospectados pela sua loja).

Através de e-mail Marketing é possível oferecer produtos novos, criar conteúdo relacionado ao mercado de material de construção, até acompanhar e cuidar do seu cliente no pós-venda.

Existem diversas ferramentas para fazer isso e também pessoas especializadas para trabalhar nessa linha. Não tente fazer isso sozinho, contrate pessoas para que não seja um investimento perdido. Acredite, ao investir em comunicação, o seu retorno será dobrado.

É extremamente importante que você tenha uma equipe de Marketing e Comunicação ou até mesmo uma agência para cuidar disso para você. Muitas vezes, o barato sai caro, né? Se você começar do jeito certo, a probabilidade de dar errado será muito menor.

3- Instagram

A rede social do momento. O Instagram tem se mostrado uma ótima ferramenta de publicidade. Ao contrário do Facebook, existe uma interação e entrega muito maiores no conteúdo mostrado. Isso está mudando um pouco, mas ainda sim é uma boa ferramenta.

O forte do Instagram é definitivamente o visual. Você precisa investir em boas fotos dos seus produtos e criar um feed agradável para que as pessoas possam ser atraídas. Elas não vão ler o texto da sua legenda se não forem atraídas pela foto primeiro.

Existe também o Instagram Stories, que tem sido a rede mais interativa da atualidade. Por ela você consegue criar conteúdos mais descontraídos, como a ferramenta pede, e pode ouvir os seus clientes.

Você pode trabalhar valores da sua loja e mostrar o dia a dia do que acontece lá. Mostrar as novidades, promoções e curiosidades sobre produtos e como podem ser usados de forma mais atual.

4- Facebook

O Facebook não tem sido a melhor ferramenta há algum tempo, mas a presença é na plataforma é indispensável. Com o estudo e investimento certos, ainda é possível ter bons resultados com o Facebook.

E de novo, as redes sociais não podem ser o foco do seu negócio. Elas precisam ser um meio de atingir mais pessoas. O seu foco precisa estar no seu site, que é a sua central de conteúdo, é a sua vitrine na internet.

Pense na internet como se fosse um lugar físico mesmo, como se as pessoas andassem por lá e de repente passassem na frente do seu site. Você acha que elas gostariam de entrar? É importantíssimo criar essa vitrine para que as pessoas possam entrar e se maravilhar com o que encontrarem lá.

5- Boca a Boca

A melhor ferramenta de todas está na indicação. Quando uma pessoa é bem atendida e recebe um produto ou serviço de boa qualidade, ela não só volta como indica mais pessoas para aquele estabelecimento.

Assim, vemos a importância da boa reputação da sua loja. O seu produto atendeu às expectativas do seu cliente? Se sim, ele vai voltar e trazer mais um. Se não, ele vai colocar a boca no trombone e falar para muito mais pessoas.

É natural que façamos um alarde muito maior quando somos mal atendidos do que o contrário. Deveríamos fazer barulho quando é bom também, mas este não é um comportamento de consumo padrão.

E as formas tradicionais?

A TV, o rádio, outdoors… Isso tudo morreu? Claro que não.

E é por isso que conhecer o seu público-alvo é essencial para atrair clientes para o seu negócio. Você precisa saber onde ele está.

Não adianta investir uma nota em anúncios no Facebook se, pelos seus estudos, o seu cliente não está lá. Não existe fórmula, cada lugar e cada segmento de mercado funciona de um jeito.

O estudo de mercado é essencial para uma empresa se preparar da forma mais efetiva. Entenda os seus concorrentes e o que eles estão fazendo. Não copie, mas seja sábio. Use-os para saber o que não fazer, entendendo o que não funciona na comunicação deles, e conheça o que funciona, para que você possa fazer ainda melhor.

Mas, claro que não adianta nada fazer tudo isso, atrair clientes para a sua loja e não fidelizá-los. Por isso, você deve contar com os serviços da Amapá, que já tem mais de 30 anos de história e irá te acompanhar no projeto da sua loja de material de construção.

Você terá as melhores orientações de layout e a forma adequada de expor os seus produtos. Dessa maneira, irá aumentar as suas vendas e agradar ainda mais os seus clientes.