House Market Indicators

A importância de uma boa montagem do sistema de armazenagem para sua empresa

O sistema de armazenagem é uma estrutura muito importante para a logística de qualquer empresa. Montar um bom sistema de armazenamento faz com que você estabeleça as medidas corretas para utilizar o estoque, reduzindo custos operacionais e garantindo capital para investimento em outros setores. Além disso, uma montagem correta garante a segurança e a durabilidade da estrutura, exigindo apenas as manutenções periódicas.

Para ter um bom sistema de armazenagem é preciso ter um projeto que contemple todas as etapas da operação, desde a recepção e armazenamento até a expedição dos produtos. Assim, é necessário planejamento, coordenação e controle para manter os itens seguros até a utilização.

A montagem do sistema de armazenagem exige a maximização de espaço, garantindo o correto escoamento das cargas, devendo atender adequadas condições de estoque e possibilitando a manutenção da qualidade dos itens armazenados.

No entanto, existem alguns cuidados que precisam ser tomados para que o processo funcione de forma correta, como veremos a seguir:

Planejamento

Em qualquer atividade empresarial é importante se planejar e para montar um bom sistema de armazenagem não é diferente. Você precisa manter as condições técnicas e físicas para se adequar às particularidades de cada almoxarifado, garantindo a segurança exigida pela legislação e as características do local, que deve ser adequado aos itens.

Operacionalidade

O sistema de armazenagem deve ser montado de acordo com a atividade operacional, se adaptando às condições dos produtos armazenados. As operações facilitam as condições de trabalho e possibilitam o máximo possível de armazenagem em cada espaço, contemplando a acessibilidade de equipamentos para movimentação e de funcionários.

Fluxo dos materiais

O fluxo de materiais no sistema de armazenagem deve ser o mais simples possível. As entradas e saídas devem ser planejadas para aumentar a produtividade e a agilidade da operação. A estrutura precisa ser planejada para acomodar a maior quantidade de itens.

Integração

O sistema de armazenagem só funciona corretamente quando todos os envolvidos conhecem suas respectivas funções de acordo com as regras. Todas as atividades devem estar integradas, obedecendo a uma regra pré-estabelecida.

Otimização de espaço

Todas as atividades no sistema de armazenagem precisam ser o mais eficiente possível, otimizando seu funcionamento com menor gasto de dinheiro e energia. Um espaço otimizado garante o máximo de carga e facilidade de movimentação de pessoas e de equipamentos.

Suporte

O sistema de armazenagem exige equipamentos adequados de segurança para garantir a integridade dos itens armazenados, dos equipamentos utilizados e, mais do que tudo, da saúde física e psicológica dos colaboradores que ali trabalham. Funcionários do almoxarifado devem ser treinados para emergências e para uso de equipamentos de segurança.

Há mais de 38 anos entregando qualidade ao mercado, a Amapá desenvolve produtos para armazenagem e exposição de mercadorias voltados ao comércio e indústria. 

Se você quer montar um bom sistema de armazenagem, pode contar com quem entende. E fique tranquilo: a equipe especializada da Amapá faz seu sistema de armazenagem do projeto de layout até a montagem das estruturas, entregando tudo pronto para o uso.

Encontre o projeto ideal para sua empresa: clique aqui e inicie uma conversa no WhatsApp para descobrir as soluções da Amapá agora mesmo.