10 passos para abrir uma loja agropecuária
O agronegócio é um dos
segmentos que mais cresce anualmente no Brasil. Hoje, as atividades
agropecuárias correspondem cerca de 70% da economia brasileira. Por ser um
mercado sempre em crescimento, que representa a base econômica do país, é um
segmento promissor.
Já que este mercado sempre está em expansão é importante investir na sua loja, de forma que ela possa se destacar das demais. Garantindo que o cliente decida pela compra e por sua fidelização.
Para isso, ela precisa ser atraente e sedutora, ter um ambiente planejado e inovador, com estruturas e instalações de qualidade certificada, para que seja a primeira opção de compra do cliente.
Se você está pensando em investir no setor de agronegócios confira dez dicas de ouro para abrir uma loja e aproveitar todo o investimento:
1 - Crie seu plano de negócios
Primeiro, você precisa colocar no papel sua ideia, para manter uma organização. Assim você definirá seu público-alvo, local, investimentos, custos, capital de giro, tempo de retorno.
Esta etapa definirá todo o perfil da sua marca e como seguirá nas etapas seguintes. Toda a sua loja deve ser pensada em torno das informações contidas no seu plano de negócios. O atendimento, a disposição da loja, a localização, etc.
2 - Defina a infraestrutura da sua loja
Essa é uma fase exige muita cautela. Você volta a uma loja que tem uma péssima apresentação, com a disposição dos ambientes irregular? Acho que não!
Criar um layout de exposição que seja pensado para vender mais e vender os produtos certos é essencial. Desenhe e redesenhe quantas vezes forem necessárias, pesquise e conheça outras lojas para finalizar o projeto de layout.
3 - Faça uma revisão estrutural
Para atender bem seus clientes o primeiro passo é preparar um ambiente seguro.
Por isso, antes de tirar seu projeto do papel verifique se os encanamentos e a parte elétrica estão funcionando perfeitamente, se existe algum problema estrutural nas paredes, colunas que atrapalham a visão dos produtos, entre outros.
Mais vale você contratar profissionais que inspecionem o ambiente antes da montagem da loja, do que precisar fechar a loja por oferecer riscos aos clientes.
4 - Tenha empatia pelo seu público
Se colocar no lugar do cliente é muito importante. Você deve pensar em como será o acesso à sua loja e o estacionamento, já que alguns produtos agropecuários tem peso e tamanhos diferenciados e precisam de um ambiente pensado para facilitar sua locomoção.
Defina as formas de entrega dos produtos, equipamentos, entre outros. Alguns clientes não terão tempo para ir até sua loja, carregar e levar os produtos até o destino final.
Você precisa gerar facilidades para que seu cliente fidelize, assim você vende mais. Além disso, você precisa definir os meios de contato e atendimento ao cliente, entre outros aspectos.
Se você deixar de pensar no seu consumidor seu negócio terá problemas. Fique de olho no seu cliente, deve existir interação e engajamento entre vocês.
5 - Escolha bem seus produtos
Você precisa escolher bem as marcas e produtos de acordo com as necessidades do seu público local, assim pode precificar de acordo com a classe econômica e outras características e entregar o melhor a eles. Além disso, é bom estar atento aos clientes que precisam de entregas, produtos, entre outros, com urgência.
6 - Escolha o mobiliário adequado
Você precisa pensar em todo o mobiliário da sua loja, escolhendo os melhores móveis, que suportem os produtos e tenham garantia de qualidade. Toda a estrutura que suportará seus produtos faz parte de uma boa apresentação da sua loja. Você vai precisar pensar na organização e exposição de cada item que for vender.
Nesta etapa, para você investir seu dinheiro nas peças certas para suas instalações, conte com ajuda de quem já entende e trabalha com isso. Os representantes da Amapá fazem um estudo completo para tornar seu layout o primeiro fator de venda da sua loja. Basta você enviar seu projeto.
7 - Pense na decoração da sua loja
As instalações são importantes para a decisão de venda, mas já parou para pensar na decoração da sua loja?
Um ambiente com uma boa decoração chama atenção, se torna memorável e é um fator de venda. Invista em um profissional que possa agregar mais valor à sua marca. Seu espaço físico é muito importante, invista em um decorador, de preferência formada em arquitetura ou design de interiores.
8 - Crie um site
Você precisa usar a internet como aliada de vendas. Pense em um site com canal de atendimento. Um profissional especializado na programação e design de sites é um investimento que te dará retorno.
9 - Use as redes sociais a seu favor
Pense que sua marca precisa estar no Facebook, no Instagram, etc., é lá que seus clientes estão! Você precisar criar diversas formas do seu cliente estar em contato com você.
Não chame “seu sobrinho” para fazer artes ou divulgação. Você vai precisar contar com a ajuda de um profissional para isso. Invista em pacotes de agências ou de profissionais formados na área, eles são especializados nisso.
10 - Quem não é visto, não é lembrado
Você precisa estar no Google. Crie um email do Google e adicione a ele uma conta do Google empresas. Isso fará com que sua loja apareça nas pesquisas.
Assim, você será encontrado pelos seus clientes e por novos consumidores em busca do segmento agropecuário. Assim, quem navega no Google estará a um clique de tornar-se um cliente seu.
Conte com quem entende do assunto
A Amapá tem 37 anos de experiência com eficiência em logística e soluções inteligentes para armazenagem, tudo isso com a qualidade que você precisa e te assessorando desde o projeto até o pós inauguração.
Você precisa investir, mas com consciência, fazendo seu dinheiro valer muito. Aqui pensamos nisso por você, com a qualidade que você merece e a garantia de um layout que de resultado nas suas vendas.
Já que este mercado sempre está em expansão é importante investir na sua loja, de forma que ela possa se destacar das demais. Garantindo que o cliente decida pela compra e por sua fidelização.
Para isso, ela precisa ser atraente e sedutora, ter um ambiente planejado e inovador, com estruturas e instalações de qualidade certificada, para que seja a primeira opção de compra do cliente.
Se você está pensando em investir no setor de agronegócios confira dez dicas de ouro para abrir uma loja e aproveitar todo o investimento:
1 - Crie seu plano de negócios
Primeiro, você precisa colocar no papel sua ideia, para manter uma organização. Assim você definirá seu público-alvo, local, investimentos, custos, capital de giro, tempo de retorno.
Esta etapa definirá todo o perfil da sua marca e como seguirá nas etapas seguintes. Toda a sua loja deve ser pensada em torno das informações contidas no seu plano de negócios. O atendimento, a disposição da loja, a localização, etc.
2 - Defina a infraestrutura da sua loja
Essa é uma fase exige muita cautela. Você volta a uma loja que tem uma péssima apresentação, com a disposição dos ambientes irregular? Acho que não!
Criar um layout de exposição que seja pensado para vender mais e vender os produtos certos é essencial. Desenhe e redesenhe quantas vezes forem necessárias, pesquise e conheça outras lojas para finalizar o projeto de layout.
3 - Faça uma revisão estrutural
Para atender bem seus clientes o primeiro passo é preparar um ambiente seguro.
Por isso, antes de tirar seu projeto do papel verifique se os encanamentos e a parte elétrica estão funcionando perfeitamente, se existe algum problema estrutural nas paredes, colunas que atrapalham a visão dos produtos, entre outros.
Mais vale você contratar profissionais que inspecionem o ambiente antes da montagem da loja, do que precisar fechar a loja por oferecer riscos aos clientes.
4 - Tenha empatia pelo seu público
Se colocar no lugar do cliente é muito importante. Você deve pensar em como será o acesso à sua loja e o estacionamento, já que alguns produtos agropecuários tem peso e tamanhos diferenciados e precisam de um ambiente pensado para facilitar sua locomoção.
Defina as formas de entrega dos produtos, equipamentos, entre outros. Alguns clientes não terão tempo para ir até sua loja, carregar e levar os produtos até o destino final.
Você precisa gerar facilidades para que seu cliente fidelize, assim você vende mais. Além disso, você precisa definir os meios de contato e atendimento ao cliente, entre outros aspectos.
Se você deixar de pensar no seu consumidor seu negócio terá problemas. Fique de olho no seu cliente, deve existir interação e engajamento entre vocês.
5 - Escolha bem seus produtos
Você precisa escolher bem as marcas e produtos de acordo com as necessidades do seu público local, assim pode precificar de acordo com a classe econômica e outras características e entregar o melhor a eles. Além disso, é bom estar atento aos clientes que precisam de entregas, produtos, entre outros, com urgência.
6 - Escolha o mobiliário adequado
Você precisa pensar em todo o mobiliário da sua loja, escolhendo os melhores móveis, que suportem os produtos e tenham garantia de qualidade. Toda a estrutura que suportará seus produtos faz parte de uma boa apresentação da sua loja. Você vai precisar pensar na organização e exposição de cada item que for vender.
Nesta etapa, para você investir seu dinheiro nas peças certas para suas instalações, conte com ajuda de quem já entende e trabalha com isso. Os representantes da Amapá fazem um estudo completo para tornar seu layout o primeiro fator de venda da sua loja. Basta você enviar seu projeto.
7 - Pense na decoração da sua loja
As instalações são importantes para a decisão de venda, mas já parou para pensar na decoração da sua loja?
Um ambiente com uma boa decoração chama atenção, se torna memorável e é um fator de venda. Invista em um profissional que possa agregar mais valor à sua marca. Seu espaço físico é muito importante, invista em um decorador, de preferência formada em arquitetura ou design de interiores.
8 - Crie um site
Você precisa usar a internet como aliada de vendas. Pense em um site com canal de atendimento. Um profissional especializado na programação e design de sites é um investimento que te dará retorno.
9 - Use as redes sociais a seu favor
Pense que sua marca precisa estar no Facebook, no Instagram, etc., é lá que seus clientes estão! Você precisar criar diversas formas do seu cliente estar em contato com você.
Não chame “seu sobrinho” para fazer artes ou divulgação. Você vai precisar contar com a ajuda de um profissional para isso. Invista em pacotes de agências ou de profissionais formados na área, eles são especializados nisso.
10 - Quem não é visto, não é lembrado
Você precisa estar no Google. Crie um email do Google e adicione a ele uma conta do Google empresas. Isso fará com que sua loja apareça nas pesquisas.
Assim, você será encontrado pelos seus clientes e por novos consumidores em busca do segmento agropecuário. Assim, quem navega no Google estará a um clique de tornar-se um cliente seu.
Conte com quem entende do assunto
A Amapá tem 37 anos de experiência com eficiência em logística e soluções inteligentes para armazenagem, tudo isso com a qualidade que você precisa e te assessorando desde o projeto até o pós inauguração.
Você precisa investir, mas com consciência, fazendo seu dinheiro valer muito. Aqui pensamos nisso por você, com a qualidade que você merece e a garantia de um layout que de resultado nas suas vendas.