House Market Indicators

Conheça as tendências e aproveite as oportunidades para o varejo em 2021

O que é varejo?

O varejo é a venda de bens e/ou serviços de forma direta ao consumidor para o uso próprio, sem intermediário e em pequenas quantidades de mercadorias. É considerado uma das bases da economia, correspondendo a 20,25% do PIB (Produto Interno Bruto), segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (2017). Existem diversos tipos de estabelecimentos e e-commerces varejistas, com um grande catálogo de produtos.


Conheça as tendências para o varejo em 2021:

E-commerce

O comércio online ou e-commerce é uma tendência que já vinha acontecendo há alguns anos e foi acelerada neste ano pela pandemia e, consequentes, novos hábitos de maior permanência em casa. Em 2020, os varejistas que conseguiram fortalecer sua presença digital e vender online (com site e/ou app próprios ou marketplaces) se saíram melhor do que aqueles que continuaram presos as vendas presenciais. Se em 2020 o e-commerce foi tendência, em 2021 será praticamente uma obrigação.

Mudança nas entregas

Cada vez mais, os consumidores buscam por serviços ágeis e isso passou a ser um importante diferencial. Para atender esse desejo é possível criar um “frete rápido”, “retirada na loja” ou até mesmo investir em aplicativos com “compra em um clique”.


Marketing sensorial

Com a pandemia de Covid-19, muitos consumidores estão evitando ir até lojas físicas. Por isso, além dos cuidados com higiene e saúde, os varejos precisarão investir no marketing sensorial, ou seja, em formas de melhorar a experiência do cliente e o chamar de volta a loja. É possível realizar ações para aguçar os sentidos dos consumidores, como música ambiente, organização e limpeza do espaço, uso de cheiros e cores chamativos, e promoção de stands de degustação.

Venda de produtos saudáveis e sustentáveis

A cada dia as pessoas estão mais conscientes e buscam por produtos mais saudáveis, naturais e sustentáveis. Mais do que isso, os consumidores estão atentos as atitudes das organizações e exigem responsabilidade social e ambiental.

Em 2021, ainda teremos um outro fenômeno: muitas pessoas buscando perder o peso extra que ganharam na pandemia – por conta de sedentarismo, falta de exercício ou por comer mais devido à ansiedade. Por isso, pode ser uma boa oportunidade investir em produtos alinhados a essa tendência.

Veja outras tendências para negócios em 2021:

Omnichannel

Em inglês, “omini” significa “todos” e “channel” significa “canal”, ou seja, todos os canais. Essa estratégia alinha todos os tipos de atendimentos (online e offline) para melhorar a experiência do usuário. Todas as opções de compra ficam interligadas e ocorrem de forma simultânea.

Controle financeiro e proteção de caixa

Conhecer as demandas de um negócio, seu capital de giro e fluxo de caixa é imprescindível para a preservação de sua saúde financeira. Faça projeções, planeje-se, corte gastos, reduza custos, procure linhas de crédito e auxílios do governo e, se necessário, pause novas contratações. Em muitas empresas essas ações tiveram início neste ano e devem continuar em 2021 para preservar o negócio.

Adoção de estratégia de curto prazo

É claro que todo empreendimento deve ter metas de curto, médio e longo prazo. Entretanto, esses períodos estão ficando cada dia mais curtos, além de exigirem plano “B” e “C”. Hoje os varejistas viram a importância de ações rápidas, dinâmicas e de alta capacidade adaptativa.

Observação da mudança de comportamento do consumidor

As ações devem se basear no comportamento do consumidor no momento. Neste momento em que tantas pessoas estão sensíveis, ansiosas e incertas é necessário focar em seus anseios, privilegiando o emocional em detrimento do racional.

Amapá Instalações e Armazenagens

A Amapá deseja sucesso a todos os clientes e parceiros varejistas em 2021. Quando o assunto for exposição e armazenagem podem contar com o auxílio de nossa equipe por meio dos representantes (clique aqui). Continue navegando no blog e veja mais dicas para seu negócio!