House Market Indicators

Saiba como tornar o estoque do seu varejo mais eficiente e reduzir custos

O varejo é o tipo de comércio em que a venda é feita diretamente para o comprador final. Isso significa que na maioria das vezes é preciso ter estoque e o gerir bem para que o produto esteja disponível quando solicitado pelos clientes. Afinal, os consumidores não voltarão à loja se não encontrarem o que desejam.

Muitas vezes a competição por preços é de centavos nesse tipo de negócio. Por isso, qualquer ganho é uma vantagem competitiva e a redução dos custos é sempre importante. Pensando nisso, para ter mais eficiência na organização do estoque é necessário ficar atento aos processos de:

- Registro: Se refere a tudo que classifica um item, como cor, tamanho, preço e outros.

- Fiscalização: É o controle feito para evitar perdas e extravios, assim como a atenção às responsabilidades tributárias.

- Gestão: Análise de todos os indicadores envolvidos e obtenção de informações estratégicas sobre o setor para otimizar as operações. Segundo o Sebrae, uma boa gestão de estoque passa por equilibrar compras, armazenagem e entregas, controlando as entradas e o consumo de materiais, movimentando o ciclo da mercadoria.

Giro de Estoque

É o parâmetro responsável por demonstrar o desempenho de um estoque, deve ser o equilíbrio entre as vendas realizadas e a compra de mercadorias. Quando há poucos itens no estoque, as vendas podem ser prejudicadas caso os clientes não encontrem o que precisam. Já quando o estoque é grande e há poucas vendas há aumento nas perdas, por vencimento, estagnação do capital de giro e aumento dos custos. Por isso, é preciso estudar bem sua demanda e deixar uma margem de segurança sem exageros.

Normas de entrada e saída

A movimentação de estoque deve ser sistematizada por meio de normas de entrada e saída para o controle físico e financeiro. O objetivo principal é ter em mãos as informações referentes à quantidade e valor de produtos disponíveis.

Relacionamento com fornecedores

Fortalecer a parceria com bons fornecedores é essencial. Isso permitirá fazer compras menores, mantendo o estoque do tamanho ideal, e atrelar os prazos de pagamento com seu giro de estoque e fluxo de caixa. Também mantenha um plano B, caso haja uma demanda muito grande fora do planejado será possível entrar em contato com novos fornecedores para supri-la.

Fique atento às novidades do mercado

Com os dados do seu negócio em mãos, pesquise sobre o que é tendência no mercado. Se pergunte: “o que seus concorrentes estão fazendo para reduzir custos e aumentar suas margens?”

Quando o assunto for armazenagem, você pode contar também com o conhecimento de quem está há 36 anos no mercado, a Amapá. Nós temos um setor dedicado a criar às soluções perfeitas para o seu negócio aproveitar o máximo do seu espaço. Clique aqui e entre em contato com os nossos representantes.