House Market Indicators

Saiba a diferença entre armazenagem e estocagem

Os estoques e armazéns são sistemas fundamentais para o funcionamento da logística de uma empresa e necessitam de muita atenção dos profissionais da área, pois ambos estão ligados à prática de alocar produtos e materiais.  

Por isso, é muito comum acontecer uma certa confusão sobre a diferença entre armazenagem e estocagem. Entender todas as peculiaridades de cada um é crucial para alcançar uma logística eficiente.  

O que é armazenagem?
 

A armazenagem tem como principal função armazenar os materiais e movimentá-los para percorrer os fluxos logísticos necessários para recepção, manutenção e entrega de produtos.   Ainda em relação aos processos logísticos, a armazenagem está ligada a:
  • distribuição de mercadorias;
  • fluxo de produtos;
  • equipamentos e tecnologias utilizados;
  • embalagem;
  • retirada de itens;
  • expedição de produtos.

Contar com uma armazenagem eficiente traz grandes vantagens para a  empresa, como a fácil acessibilidade das mercadorias, controle de estoque, organização e redução de custos.
 

O que é estocagem?
 

A estocagem se caracteriza pelo ato de formar estoque e manter desde matérias primas até produtos acabados em local e condições adequadas, enquanto não precisa ser movimentado.
 

No processo logístico, a estocagem está entre o recebimento e a separação dos pedidos, contemplando as etapas de formação, manutenção, organização e gestão do estoque em um local destinado para isso.
 

A estocagem se diferencia da armazenagem pelas seguintes razões:

  • pouco dinamismo;
  • relação direta com fluxo de caixa, fornecedores, estratégias de vendas e marketing;
  • conceito mais subjetivo, relacionado principalmente com os itens que são depositados dentro do armazém.  

Como saber qual o sistema mais adequado para o meu negócio?
 

Para saber qual é o sistema mais adequado deve-se levar em conta as características do negócio (tamanho e peso dos insumos e mercadorias armazenadas, com que frequência são movimentados, qual seu sistema logístico), tamanho da área de armazenagem, se a movimentação será realizada manualmente, com paleteiras ou com empilhadeiras.  

Esse planejamento deve ser feito por profissionais experientes e especializados, pois irão orientar como armazenar os seus produtos, como organizá-los e distribuí-los, reduzindo os custos com a estrutura e otimizando os seus resultados. 
 

Como a Amapá pode te ajudar?
 

A Amapá está há 38 anos ao lado do empreendedor, atendendo suas necessidades de armazenagem, organização e exposição para empresas.
 

Para tirar suas dúvidas, planejar e orientar sobre qual a melhor escolha para o seu negócio,  conte com a
equipe especializada da Amapá.