House Market Indicators

Por que saber a capacidade do sistema de armazenagem

Quem trabalha na área de logística, em especial os profissionais responsáveis por um armazém ou centro de distribuição (CD), sabe que a gestão de um estoque exige muita atenção, equipamentos adequados e conhecimento da equipe para que as demandas da empresa sejam atendidas. 

Um dos pontos mais importantes para uma boa estratégia de gestão de estoque é a capacidade dos sistemas de armazenagem. Isso, porque este fator influencia nos resultados gerais do negócio, evitando o desperdício de espaço, otimizando o investimento em máquinas, qualificação de profissionais e aumentando os resultados do setor.   


Além disso, identificar a capacidade dos sistemas de armazenagem permite que as empresas utilizem soluções personalizadas que atendam às necessidades do seu negócio. 

Para encontrar o sistema mais adequado para a empresa, é fundamental que o gestor entenda a rotina operacional, fluxos do dia a dia e os maiores gargalos. 


Vantagens de conhecer a capacidade e o sistema de armazenagem mais adequado


Saber a capacidade dos sistemas de armazenagem proporciona diversos benefícios como:
  • melhora na coordenação e movimentação de materiais;
  • conservação da qualidade dos materiais;
  • redução de custos de produção e transporte;
  • otimização de espaço; 
  • redução de custos de logística 
  • melhor aproveitamento de recursos humanos. 

Como calcular a capacidade de armazenagem


Para saber qual a melhor solução para o seu negócio é preciso, antes de mais nada, saber qual a área exata que receberá os sistemas de armazenagem para que o espaço seja bem aproveitado. 

Se você não sabe como fazer esse cálculo, a Amapá te ensina: 

  • Calcule a superfície total de seu armazém em metros quadrados.  Essa informação é dada na compra ou aluguel do imóvel, mas é muito importante confirmar a exatidão.  
  • Subtraia a área dos ambientes que não serão usados para armazenamento de mercadorias: banheiros, vestiários, escritórios, etc.
  • Indique a altura máxima de armazenamento. Lembre de subtrair elementos como os sistemas de ventilação, iluminação ou outros, à altura do teto do armazém.

Com essas medidas em mãos, utilize a fórmula abaixo: 


Capacidade de armazenagem ( área total - área de não armazenamento)  x Altura máxima de armazenamento


Exemplo:  (55 000 m² - 5 000 m²) X 10 m= 50 000 m² X 10 m= 500 000 m³


Calcule o espaço de armazenagem utilizado


Para avaliar se a capacidade de seu armazém está sendo utilizada de maneira correta e proveitosa, observe se as estantes ou sistemas de armazenagem utilizam a altura máxima do seu galpão. Lembre: espaço não utilizado ou espaço vazio é perda de dinheiro para a empresa.

Para esse cálculo, use a fórmula: 

Espaço de armazenagem utilizado = Espaço efetivamente utilizado/ Espaço total x 100

Quanto maior for a porcentagem, maior é o aproveitamento do espaço disponível. Outros pontos relevantes para estudar qual a melhor solução em sistemas de armazenagens:
 
  • Tipo de estantes ou sistemas utilizados;
  • Tipos de mercadorias: líquidos, produtos soltos, etc;
  • A forma em que suas mercadorias são armazenadas;
  • Tipo de palete;
  • Normas de armazenagem. 


Amapá e soluções em sistemas de armazenagem


Há 38 anos, a Amapá atende as necessidades das empresas no que diz respeito à armazenagem, organização e exposição de produtos, resíduos e mercadorias. Se você precisa de um projeto para seu espaço de armazenagem ou centro de distribuição e está com dúvidas sobre qual o sistema atende a sua necessidade, entre em contato com a nossa equipe. 

A Amapá conta com profissionais especializados em desenvolver projetos para armazenagem e orientar integralmente nossos clientes.