O setor farmacêutico está crescendo, use a armazenagem a seu favor e não fique para trás
O crescimento
do setor farmacêutico é uma tendência que tem se confirmado nos últimos anos e
que deve continuar. Segundo a Associação da Indústria
Farmacêutica de Pesquisa, o setor poderá movimentar até US$ 43
bilhões (R$ 179 bilhões) no Brasil em 2023. Quem quer aproveitar esse
desenvolvimento deve se planejar. Pensando nisso, um dos pontos de atenção é
estruturar as operações de armazenagem. Conheça neste texto dicas para não
ficar para trás!
Tendências Positivas
O setor farmacêutico é um setor amplo, complexo e lucrativo. Nos últimos anos apresentou crescimento, tendo sido 10% em 2019. Na contramão da pandemia, a expectativa para 2020 ainda é de bons resultados, atingindo 4,1% segundo a consultoria IQVIA.
Os resultados têm sido ainda melhores quando olhamos para as compras online. Segundo a INN, somente em março houve um aumento de 12% no tráfego dos sites de drogarias, isso significa 20 milhões de acessos.
As tendências para os próximos anos também são favoráveis, com a maior preocupação com a saúde e a adoção de hábitos mais saudáveis por boa parte da população. Além da perspectiva do aumento de procedimentos ligados às doenças cardiovasculares e inflamatórias, cujos tratamentos têm sido postergados neste período.
A estrutura por trás do desenvolvimento
As expectativas são muito boas para os envolvidos nesse setor, mas para acompanhar esse desenvolvimento é preciso estar preparado. Seja para as vendas físicas ou online é sempre preciso ter uma boa estrutura que atenda à demanda e, nesse ponto, uma armazenagem eficiente é essencial.
Administrar um estoque de medicamentos não é fácil, pois esses insumos requerem cuidados especiais com temperatura, transporte e controle para que não se tornem inativos ou nocivos. A boa conservação e preservação deve ser prioridade, desde o momento de produção até o momento da venda e uso do paciente.
Além dos medicamentos, os dermocosméticos que são muitas vezes comercializados por esse setor também estão em alta. Durante a pandemia, houve um crescimento de 66% nas pesquisas por “skin care” (tratamento de pele) no Google por exemplo. Esses produtos além da correta armazenagem, também necessitam de uma boa apresentação nos pontos de venda.
Da armazenagem à venda
Conheça algumas dicas:
1 – Checagem: Ao receber os produtos para estocagem a primeira coisa que se deve fazer é checar todos os detalhes, observando as informações contidas nas embalagens.
2 – Estocagem e Segurança: Depois de checados, os produtos devem ir para um espaço pré-estabelecido, organizado e seguro. Os medicamentos precisam estar em condições ideais de temperatura e longe de umidade para manter suas características físico-químicas. Também é preciso cuidar dos produtos para não haver prejuízos financeiros com roubos e furtos.
3 – Controle de estoque: É fundamental que toda entrada e saída da estocagem seja registrada e documentada. Além disso, é sempre importante estocar a quantidade correta de produtos de acordo com a sua demanda. Afinal, não se pode ter prejuízos com o vencimento de produtos, mas também é preciso aproveitar as oportunidades de venda e não deixar os clientes em falta.
4 – Exposição, Organização e Venda: Ao chegar nos pontos de venda, os itens devem ser organizados de forma que sejam encontrados facilmente e, quando o caso, sejam expostos de forma atrativa para os consumidores. Não se esqueça: o objetivo deve ser sempre atender às necessidades dos clientes para que eles sempre voltem!
Em que a Amapá pode ajudar?
A Amapá possui diferentes linhas de produtos que atendem desde farmácias menores até drugstores de maior porte, entregando beleza e exposição com uma excelente relação custo-benefício. Se você possui uma distribuidora ou indústria farmacêutica também temos equipamentos especializados em armazenagem e logística para te atender. Clique aqui e entre em contato com os nossos representantes para que possamos te ajudar com o melhor para seu negócio!
Tendências Positivas
O setor farmacêutico é um setor amplo, complexo e lucrativo. Nos últimos anos apresentou crescimento, tendo sido 10% em 2019. Na contramão da pandemia, a expectativa para 2020 ainda é de bons resultados, atingindo 4,1% segundo a consultoria IQVIA.
Os resultados têm sido ainda melhores quando olhamos para as compras online. Segundo a INN, somente em março houve um aumento de 12% no tráfego dos sites de drogarias, isso significa 20 milhões de acessos.
As tendências para os próximos anos também são favoráveis, com a maior preocupação com a saúde e a adoção de hábitos mais saudáveis por boa parte da população. Além da perspectiva do aumento de procedimentos ligados às doenças cardiovasculares e inflamatórias, cujos tratamentos têm sido postergados neste período.
A estrutura por trás do desenvolvimento
As expectativas são muito boas para os envolvidos nesse setor, mas para acompanhar esse desenvolvimento é preciso estar preparado. Seja para as vendas físicas ou online é sempre preciso ter uma boa estrutura que atenda à demanda e, nesse ponto, uma armazenagem eficiente é essencial.
Administrar um estoque de medicamentos não é fácil, pois esses insumos requerem cuidados especiais com temperatura, transporte e controle para que não se tornem inativos ou nocivos. A boa conservação e preservação deve ser prioridade, desde o momento de produção até o momento da venda e uso do paciente.
Além dos medicamentos, os dermocosméticos que são muitas vezes comercializados por esse setor também estão em alta. Durante a pandemia, houve um crescimento de 66% nas pesquisas por “skin care” (tratamento de pele) no Google por exemplo. Esses produtos além da correta armazenagem, também necessitam de uma boa apresentação nos pontos de venda.
Da armazenagem à venda
Conheça algumas dicas:
1 – Checagem: Ao receber os produtos para estocagem a primeira coisa que se deve fazer é checar todos os detalhes, observando as informações contidas nas embalagens.
2 – Estocagem e Segurança: Depois de checados, os produtos devem ir para um espaço pré-estabelecido, organizado e seguro. Os medicamentos precisam estar em condições ideais de temperatura e longe de umidade para manter suas características físico-químicas. Também é preciso cuidar dos produtos para não haver prejuízos financeiros com roubos e furtos.
3 – Controle de estoque: É fundamental que toda entrada e saída da estocagem seja registrada e documentada. Além disso, é sempre importante estocar a quantidade correta de produtos de acordo com a sua demanda. Afinal, não se pode ter prejuízos com o vencimento de produtos, mas também é preciso aproveitar as oportunidades de venda e não deixar os clientes em falta.
4 – Exposição, Organização e Venda: Ao chegar nos pontos de venda, os itens devem ser organizados de forma que sejam encontrados facilmente e, quando o caso, sejam expostos de forma atrativa para os consumidores. Não se esqueça: o objetivo deve ser sempre atender às necessidades dos clientes para que eles sempre voltem!
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