House Market Indicators

Material de Construção: veja 5 dicas para vender mais tintas imobiliárias!

Entenda o crescimento

Segundo dados da FGV/IBRE, o crescimento de faturamento no setor de varejo de material de construção foi de 11% em 2020, comparando com o ano anterior, o que significou R$ 150,55 bilhões.


“Nosso faturamento tem crescido entre 30% e 40% em relação ao que vendíamos antes da pandemia”, diz Ohta, CEO da Telha Norte. “Como as pessoas estão vendo que a pandemia vai durar mais tempo do que imaginavam e, por isso, vão passar mais tempo em casa, começaram a ver o lar de outra forma. Antes, elas tinham de encarar a parede do escritório da casa uma vez a cada ano. Agora, se deparam dez vezes ao dia. E não é só o trabalho em casa. A escola também passou a ser em casa, o lazer, o restaurante e até a boate”, adiciona ele.

Há mudanças de comportamento inclusive com pessoas fazendo mais trabalhos manuais elas mesmas. Os consumidores tem tido mais tempo para fazerem pequenos serviços, como restaurar uma parede ou até mesmo trocar a cor de um cômodo. Os negócios também se aqueceram por conta da transferência da renda, ou seja, quem gastaria, normalmente, para sair de férias em família, investiu em benfeitorias no imóvel.

Aproveite a tendência


O momento é positivo, mas você tem aproveitado o potencial de sua loja? Nos últimos doze meses, diferentes áreas do setor de construção se desenvolveram. No início as pessoas consumiram materiais para reparo e manutenção, como material elétrico e hidráulico. Agora, elas passaram a ter uma necessidade de melhorar o ambiente, com a compra de itens de acabamento e decoração, como papeis de parede e tintas.

Essas mudanças se refletiram no mercado: O auge das tintas imobiliárias sempre foi o segundo semestre, especialmente com as pessoas querendo preparar a casa para as festas de fim de ano. Entretanto, a pandemia mudou e ampliou o bom momento. Exemplo desse impacto positivo é a
Basf - líder do segmento de tintas imobiliárias, no Brasil, com as marcas Suvinil e Glasurit – que fechou 2020 com expansão de até 10% no volume comercializado, segundo matéria do Valor Econômico.

Veja algumas dicas e ganhe com essas vendas você também:


1 - A loja deve ter um mix que contemple as necessidades do público-alvo, o que abrange tipos, variedade de cores, tamanhos e opções de preços.

2 - A escolha de fornecedores deve contemplar pelo menos três tipos de parceiros que ofereçam opções de tintas com preços variados.

3 - Essa categoria necessita de múltiplos pontos de exposição e devem ser explorados os locais “quentes” da loja. Diferentemente do passado, quando as lojas eram depósitos, hoje a apresentação deve ser dinâmica e moderna.

4 - A loja deve ter o cuidado de separar as tintas por categorias e grupos, facilitando tanto para os colaboradores quanto para os clientes. Deve-se separar os grupos de tintas em: paredes de alvenaria, madeiras, metais e outras.

5 – É possível fazer um book com fotos de ambientes internos e externos onde o cliente possa se inspirar para repaginar um ou mais ambientes e pedir mais esclarecimentos aos vendedores. Use fotos que destaquem os produtos aplicados em paredes, portas e metais.

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