House Market Indicators

Foco no cliente, planejamento e boa exposição para sua conveniência ser um sucesso

As Lojas de Conveniência são conhecidas por serem pequenos estabelecimentos de autosserviço em que é possível achar uma grande gama de produtos, como bebidas, alimentos, cigarro, gelo e carvão. Por isso, é importante investir com planejamento e organização para conseguir atender bem às necessidades dos consumidores.

Fatores que devem ser levados em conta para tornar sua loja de conveniência um sucesso de vendas:

– Quem são seus clientes?
– Quais produtos vender e como?
– Como organizar o layout?
– Como organizar a minha exposição?

Investimento

Para que seu negócio alavanque é importante estar atento ao perfil de sua clientela. O consumidor é cada vez mais exigente, desconfiado e crítico. Para conquistá-lo é indispensável suprir suas necessidades e conseguir gerar ainda mais valor, com bom atendimento e oferta de marcas com bom custo-benefício.
Agora que você conhece seus clientes, foque em escolher os produtos que irão suprir os anseios deles. Defina uma estratégia para atender a essa procura nos diferentes momentos do ano.
Defina a importância, preço, procura, ou seja, se sua procura é de rotina, sazional, ocasional ou de destino. Assim terá sempre um estoque eficiente – com bom controle – em que não faltam produtos e também não há perdas por validade, por exemplo.

Não se esqueça que todos os produtos devem estar precificados. Isso é essencial para o posicionamento e competitividade do empreendimento. As margens de lucro e as metas de giro de produtos devem ser estrategicamente definidas.

layout deve ser setorizado e organizado de forma que faça com que os consumidores se sintam confortáveis para passar mais tempo na loja, encontrem o que buscam com facilidade e queiram consumir mais. Ele também deve tornar a gestão da loja mais simples.

Os produtos destino e de maior giro devem ficar localizados no fundo da loja, assim o consumidor terá de passar por todas as gôndolas, vendo outros produtos que podem gerar uma venda por impulso. Por outro lado, nenhum produto deve ser difícil de se encontrar.

Nas conveniências a maior parte das decisões são realizadas no ponto de venda na hora da compra. Por isso, não exponha os itens de forma aleatória, planeje bem.
Buscando atender aos anseios dos clientes, o layout deve ser atrativo para a loja ser bem-vista e deve ser prático para que os consumidores encontrem o que querem e voltem a comprar.
Também é possível investir em estratégias promocionais para deixar os produtos ainda mais atrativos, como “leve 3, pague 2” para os mais procurados, vantagens para clientes fidelizados e ações de lançamento para novos produtos.

As ações promocionais devem ter destaque na ponta de gôndolas ou em ilhas, chamando atenção dos consumidores e despertando o interesse de novos clientes. Os pontos principais da loja pela sua visibilidade também podem ser negociados com os fornecedores e fabricantes.

Ao investir em sua loja de conveniência conheça seus potenciais clientes, planeje bem e tenha uma boa estrutura. Assim, você estará pronto para focar em um bom atendimento, realizando mais vendas e aumentando suas margens!

Quando o assunto é armazenagem e exposição, você pode contar com a experiência de 36 anos da Amapá. A qualidade de seus produtos já foi atestada por pequenas, médias e grandes empresas de diferentes setores, inclusive para a venda de bebidas e alimentação. Entre em contato com nossos representantes e conheça as gôndolas, racks, mini porta pallets, balcões, check outs e diversas outras linhas que poderão te ajudar a ter um negócio de sucesso!