Entenda as novas demandas do Mercado de Construção e transforme seu negócio
Estamos vivendo momentos de
grandes mudanças com a pandemia e pós-pandemia. No setor de materiais de
construção, isso tem significado clientes pedindo por uma maior integração do
atendimento offline e online, diferentes formas de pagamento e uma melhor experiência
nas lojas físicas. Nessa situação se destaca quem aposta na inovação e diferenciação,
fique atento às dicas abaixo e transforme os desafios em oportunidades de
negócio!
Novas demandas
A pandemia fez muitas pessoas passarem mais tempo em suas casas nos últimos meses. Para muitos isso trouxe à tona a necessidade de realizar reformas, problemas que antes eram ignorados passaram a ficar mais claros com o maior convívio das famílias nas residências. Para outros que já estavam realizando obras cresceu o senso de urgência para sua conclusão.
Essas demandas vieram carregadas de desafios com todas as mudanças sociais, comportamentais e econômicas do período. A partir das necessidades dos clientes, os varejistas começaram a se questionar: “Como atender sem os clientes se deslocarem? Como receber os pagamentos pelos produtos? Nas lojas físicas, o que mudar no atendimento?”
Novas formas de vender
O mercado reagiu com a aceleração de processos que já vinham acontecendo, como o desenvolvimento do sistema de delivery (entregas) e a venda pela internet, muitas vezes interligada às lojas físicas, especialmente na opção “compre no site e retire na loja”.
Também se expandiram as formas de pagamento. Com uma alta no uso de cartões de débito, crédito e do pré-pago, inclusive com opções contactless (em que o consumidor consegue efetuar as compras apenas se aproximando da “maquinha”, sem a necessidade de digitar a senha).
As estruturas das lojas físicas devem estar inseridas nesse desenvolvimento. A internet pode trazer mudanças, mas as pessoas ainda continuarão visitando as lojas físicas. Um diferencial será transformar essas visitas em oportunidades de relacionamento consumidor-vendedor, com bom atendimento que esteja atento aos novos propósitos dos clientes. É hora de se diferenciar dos concorrentes, dando à sua loja uma exposição atrativa das amostras, principalmente dos acabamentos, estoque organizado que permita a pronta-entrega dos produtos mais vendidos, e apoio aos projetos com dicas de especialistas. Sempre se pergunte: “Qual é meu diferencial? Ele está de acordo com os desejos dos meus clientes-alvo?”.
Boas perspectivas
As vendas de materiais de construção aumentaram nos últimos três meses segundo a percepção do varejo. É o que indica pesquisa da Associação Nacional de Comerciantes de Material de Construção. Para 54% dos empresários houve melhoras nas vendas em junho, julho e agosto.
Essa segurança no setor também foi confirmada por pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 4,1 pontos em agosto e atingiu 87,8. Essa é a quarta alta mensal consecutiva do indicador.
Aproveite essas boas perspectivas e crie o lugar para o seu negócio nesse mercado. Na hora de organizar seus mobiliários, expositores e estrutura de estoque conte com os produtos Amapá. Entre em contato com nossos representantes e conheça as melhores opções para a sua empresa.
Novas demandas
A pandemia fez muitas pessoas passarem mais tempo em suas casas nos últimos meses. Para muitos isso trouxe à tona a necessidade de realizar reformas, problemas que antes eram ignorados passaram a ficar mais claros com o maior convívio das famílias nas residências. Para outros que já estavam realizando obras cresceu o senso de urgência para sua conclusão.
Essas demandas vieram carregadas de desafios com todas as mudanças sociais, comportamentais e econômicas do período. A partir das necessidades dos clientes, os varejistas começaram a se questionar: “Como atender sem os clientes se deslocarem? Como receber os pagamentos pelos produtos? Nas lojas físicas, o que mudar no atendimento?”
Novas formas de vender
O mercado reagiu com a aceleração de processos que já vinham acontecendo, como o desenvolvimento do sistema de delivery (entregas) e a venda pela internet, muitas vezes interligada às lojas físicas, especialmente na opção “compre no site e retire na loja”.
Também se expandiram as formas de pagamento. Com uma alta no uso de cartões de débito, crédito e do pré-pago, inclusive com opções contactless (em que o consumidor consegue efetuar as compras apenas se aproximando da “maquinha”, sem a necessidade de digitar a senha).
As estruturas das lojas físicas devem estar inseridas nesse desenvolvimento. A internet pode trazer mudanças, mas as pessoas ainda continuarão visitando as lojas físicas. Um diferencial será transformar essas visitas em oportunidades de relacionamento consumidor-vendedor, com bom atendimento que esteja atento aos novos propósitos dos clientes. É hora de se diferenciar dos concorrentes, dando à sua loja uma exposição atrativa das amostras, principalmente dos acabamentos, estoque organizado que permita a pronta-entrega dos produtos mais vendidos, e apoio aos projetos com dicas de especialistas. Sempre se pergunte: “Qual é meu diferencial? Ele está de acordo com os desejos dos meus clientes-alvo?”.
Boas perspectivas
As vendas de materiais de construção aumentaram nos últimos três meses segundo a percepção do varejo. É o que indica pesquisa da Associação Nacional de Comerciantes de Material de Construção. Para 54% dos empresários houve melhoras nas vendas em junho, julho e agosto.
Essa segurança no setor também foi confirmada por pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 4,1 pontos em agosto e atingiu 87,8. Essa é a quarta alta mensal consecutiva do indicador.
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