House Market Indicators

Dicas de organização de gôndolas para vender mais



Você sabia que tão importante quanto as promoções e descontos nos preços dos produtos é a maneira como você organiza as suas gôndolas? 

Quando os produtos são expostos de forma aleatória, o consumidor é desmotivado pela desorganização, dificuldade de visualização e por uma experiência ruim na loja ou mercado, deixando de comprar aquilo que precisa.
 Pensando nisso, a Amapá trouxe algumas dicas sobre como organizar sua gôndola para proporcionar a melhor experiência e vender mais.  Vem com a gente! 

1. Estimule a orientação visual intuitiva

A orientação visual intuitiva é baseada no hábito de leitura ocidental, em que os olhos leem de cima para baixo e da esquerda para a direita. Assim, inconscientemente, as pessoas usam essa forma de visualização para procurar por algo nas prateleiras.

Também é importante trabalhar a disposição dos tipos de produtos de maneira setorizada, dividindo-os em: 
A organização setorizada indica para o cliente que naquele local serão encontrados determinados tipos de produtos, aumentando as chances de compra e proporcionando uma boa experiência. Além disso, a criação de setores por tipos de produtos possibilita que o cliente:
Oriente-se melhor pelos corredores do supermercado;
Encontre facilmente um produto;
Lembre-se de outro produto que não está na lista de compras;
Tenha mais opções de marcas e preços para um mesmo tipo de produto ao alcance da visão;
Se interesse por outros produtos para suprir seus desejos e exigências.


2. Posicione o produto de acordo com o potencial de lucro

Outra dica é organizar os departamentos para que os produtos com mais giro fiquem mais próximos do estoque, reduzindo o tempo de transporte e otimizando a circulação de funcionários, além de sempre conseguir estar com as gôndolas cheias e prontas para atender as demandas dos clientes.


3. Visibilidade para as crianças

Os pequenos também precisam ser incluídos na estratégia de organização das gôndolas, pois muitos pais levam os seus filhos às compras no supermercado e, muitas vezes, a criança tem relevância na decisão de compra. Por isso, é interessante estimular o seu interesse por determinados produtos para não perder vendas.

O segredo é visualizar como as crianças e organizar os produtos voltados para esse público no lugar certo. 
É importante lembrar que a área nobre do campo de visão das crianças é mais baixa. Leve isso em consideração quando for dispor os produtos para esse público para maior lucratividade.


4. A importância das pontas das gôndolas

As pontas das gôndolas são lugares de grande destaque, pois possibilitam uma ampla e natural visualização das mercadorias antes do cliente entrar no corredor. Ainda mais nobres são as pontas de gôndolas na entrada da loja. Aproveite-as para colocar itens que estejam em promoção, com grande giro ou que aumentem o ticket médio de compras. 

Por fim, independentemente das promoções do seu supermercado, sem uma iluminação adequada, você perde vendas. Isso, porque o seu cliente, necessariamente, precisa visualizar bem os produtos para se interessar por eles. Não deixe este detalhe passar e invista em boa iluminação que destaque as pontas com LED.

5 - Verticalização dos produtos

Organizar os produtos verticalmente também é uma excelente forma de impactar visualmente e valorizar a marca exposta. Ou seja, ficará muito mais fácil para o cliente notar os produtos.
Conforme as pessoas caminham pelo setor, os produtos vão aparecendo de maneira natural em seus campos de visão.

Gôndolas Amapá

Agora que você já sabe como organizar as suas gôndolas para vender mais, conheça as linhas de gôndolas da Amapá e tenha a qualidade de quem é reconhecido no mercado há mais de 38 anos pela tecnologia e inovação.  

Todos os produtos Amapá possuem resistência e durabilidade garantidas pelo uso de matérias-primas de alto padrão, processos produtivos tecnológicos e controle de qualidade. A pintura dos produtos é feita por meio da técnica eletrostática, com tratamento anticorrosão uniforme.

A Amapá ainda garante a fácil montagem, praticidade, resistência e capacidade de peso que o seu comércio precisa por meio de patentes de tecnologias exclusivas.