House Market Indicators

Como organizar o layout da sua loja para atrair os clientes?

Você já ouviu dizer que a primeira impressão é a que fica? É até possível mudar isso, mas é bem difícil. Por isso antes você deve aprender como organizar o layout da sua loja.

Imagine você caminhando por um shopping ou até mesmo na rua da sua casa, e de repente se depara com diversos produtos entulhados na porta de uma loja. Você entraria?

Cuide bem do ambiente, ele é extremamente importante...

Além da sua marca e da sua propaganda, o seu negócio precisa ser atrativo, bonito e agradável. Os clientes precisam se sentir bem. O lugar deve ser agradável suficiente para que as pessoas queiram estar lá dentro.
 
Muitos clientes colocam a qualidade do ambiente a frente do preço. Ninguém gosta de ficar em um lugar desorganizado e o layout da sua loja pode criar uma experiência que os seus clientes irão se lembrar.

Antes de começar as mudanças, tente fazer um planejamento. Pegue um desenho ou a planta da sua loja e faça com que a disposição dos seus produtos faça sentido dentro da sua proposta.

Você pode tentar criar um fluxo para que as pessoas visitem todos os departamentos, não de uma forma forçada, mas que tenha uma razão de ser.

Pode ser um pouco trabalhoso, mas com certeza você vai arrancar alguns elogios do seu público e de quebra, alavancar as suas vendas.

Preste atenção nessas cinco dicas que podem fazer com que a sua loja fique bem mais bonita e com um propósito:

1- Planeje bem antes de começar

Muitos negócios terminam antes de começar. Isso acontece pelos mais diversos motivos, mas talvez um dos mais influenciadores seja a falta de planejamento. Em todas as áreas. Falta de estudo de mercado, público-alvo, produto, até mesmo no ambiente e na apresentação dos produtos.

É claro que o layout da sua loja ou a forma como você a organiza, não seria responsável por um potencial fracasso, mas pode influenciar sim.

Por esse motivo, é melhor analisar muito bem como organizar o layout da sua loja pois cada detalhe do seu negócio pode salvá-lo. É aí que empresas como a Amapá, com 37 anos de experiência em vários segmentos, podem te ajudar.

Antes de gastar qualquer quantia, planeje bem e projete a sua loja nos mínimos detalhes.

Depois disso, você pode enviar o seu projeto para um representante AMAPÁ e ter uma consultoria gratuita. Planejar bem antes de começar vai minimizar os riscos e, com certeza, vai te impedir de cometer erros de principiantes.

A avaliação do seu projeto por uma empresa especializada vai fazer com que o seu sucesso seja muito mais certo. Onde quer que você esteja, a AMAPÁ tem um estoque amplo e diverso com entrega em curto prazo.

2- Invista em uma boa iluminação

É importante que o seu cliente consiga ver bem o produto que ele está comprando. Um ambiente escuro não vai favorecer na escolha ou na visualização das informações que ele precisa ter.

Mas, preste atenção, boa iluminação não quer dizer que devam ser luzes de hospital. Cada tipo de negócio pede por um tipo de iluminação diferente. Cabe a você encontrar o ambiente que deseja criar, de acordo com a sua linha de trabalho.

A consultoria gratuita da AMAPÁ pode te ajudar a entender melhor o seu produto e como ele pode ser melhor iluminado, dentro do layout que você deseja propor.

3- Coloque os produtos mais populares e de melhor preço na frente

Como organizar o layout da sua loja em com um fluxo livre é ideal para todos os tipos de comércios. Você consegue dar destaque aos produtos por seus diferenciais e não pela quantidade em estoque.

Uma boa forma é manter uma gôndola, como se fosse uma espécie de ilha, contendo produtos com um diferencial de preço ou alguma menção de ser o produto mais vendido.

Além das gôndolas, prateleiras bem divididas e com produtos alocados de um jeito criativo também ajudam.

Você não precisa fazer uma torre de latas de refrigerante. Pode recorrer a opções bem mais simples, que conversem com a proposta do produto que você queira apresentar.

4- Tenha um bom sistema de organização com etiquetas e informações

Mantenha sempre as informações do seu produto bem etiquetadas e com o seu respectivo preço. Nada irrita mais um consumidor do que ter que recorrer a alguém para perguntar quanto custa cada produto.

É claro que o vendedor precisa estar sempre à disposição para possíveis dúvidas, mas os clientes gostam de ter todas as informações essenciais para a compra de uma forma de fácil visibilidade.

Quanto maior o local, mais importante é esse passo e saber como organizar o layout da sua loja. Imagine o seu cliente ter que andar muito tempo para encontrar um vendedor que possa ajudá-lo ou descobrir no caixa que o produto não está no preço que ele pretendia pagar? Isso gera um desgaste na hora da compra.

Se ele souber todas as informações técnicas que são necessárias para a compra, ele vai recorrer ao vendedor com perguntas muito mais humanas e relacionáveis.

O vendedor não vai precisar sair correndo pra encontrar um terminal de consulta de preços. Se preocupe com a experiência da compra, isso faz toda a diferença.

5- Pense no fluxo de pessoas e como elas se movimentarão na sua loja

Você quer a sua loja cheia, certo? Imagino que sim. Estar cheio não significa necessariamente estar abarrotado de pessoas que não consigam circular direito pelo ambiente.

Além de gôndolas, prateleiras também são uma ótima pedida para o seu sistema organizacional. Pense em uma ordem que faça sentido em altura. Produtos para crianças precisam ficar em prateleiras mais baixas, para que elas consigam ver, tocar, cheirar.

Conte com a melhor consultoria para fazer a sua loja crescer

É claro que o layout da sua loja não é tudo. Um preço que concorra bem, a qualidade dos seus produtos e um bom atendimento, são também quesitos essenciais para o seu negócio.

Mas, para começar, que tal focarmos nesta primeira impressão, talvez um potencial cliente possa entrar na sua loja pela beleza e acabar comprando por todas os outros diferenciais que você tiver.

Quando o assunto for exposição, conte com toda a experiência da Amapá nos mais diversos segmentos, além de uma estrutura com 25.000 m² de área construída, 100% de cobertura nacional, e atendimento onde quer que sua loja esteja.

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