Como montar uma loja de produtos agropecuários
O agronegócio é
um mercado muito rentável no Brasil. Durante o ano todo existem diversas
safras, dependendo de fatores como o clima. Para o empreendedor com visão de
negócio as oportunidades deste mercado são favoráveis.
Montar uma loja de produtos agropecuários é algo que exige uma pesquisa detalhada de comércios e negócios que são similares, assim você pode se inspirar nos erros e acertos da sua concorrência e montar uma loja pensada para fazer sucesso.
Por isso, separamos algumas dicas importantes para que você possa dar início à montagem do seu empreendimento com o pé direito.
Pesquise, planeje e seja um estrategista
Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Como já foi dito acima, antes de abrir sua loja, você já tem uma concorrência formada.
Então, aproveite para usar sua concorrência de exemplo. Você vai começar sua loja do zero, mas não precisa tentar e errar em aspectos que sua concorrência já testou.
Você tem contatos na área? Marque um café ou almoço para tirar informações dessas pessoas. Assim, você poderá saber quais produtos não são um bom investimento e quais produtos não podem faltar em seu estoque. Aprenda com seus contatos, se possível crie parcerias.
Depois de pesquisar e analisar a concorrência, possíveis clientes entre seus contatos é hora de criar um plano de negócios e definir como será sua loja, qual será seu público, qual será seu investimento total, entre outros.
Ao definir seu público você poderá tomar algumas decisões baseadas nele. Por exemplo, o local onde vai abrir sua loja, o tipo de decoração, se realizará entregas, etc. Seu plano de negócios precisa ter uma riqueza de detalhes para que você possa sempre ter um norte em todas as etapas de montagem da loja.
Entenda as necessidades do cliente
O primeiro passo para definir seu negócio é entender o cliente. A escolha de tudo na loja partirá da escolha do seu público. Por isso, pesquise e estude a região onde sua loja está (ou os tipos de culturas no país se for fazer entregas a nível nacional).
Você vai precisar saber quais produtos são necessários para o desenvolvimento de uma lavoura ou da criação. Conheça tudo sobre a agropecuária, você vai precisar vender o produto certo para o cliente. Se ele precisar resolver um problema com pragas, você precisa indicar o que pode ajudá-lo.
Entenda bem sobre todos os produtos que você oferece em sua loja. Saiba qual produto é melhor para qual tipo de plantação, animal, etc. Ensine seus funcionários, incentive-os a estudar. Seus clientes devem ser bem atendidos e ter seus problemas solucionados.
Por isso, treine sua equipe para que cada funcionário saiba solucionar problemas, tirar dúvidas, indicar o melhor e mais adequado produto para seu problema. Além de ser conhecedor dos produtos, seu funcionário precisa ter excelência em atendimento.
O cliente precisa entrar na sua loja e ter um atendimento exclusivo e personalizado. Atenção, paciência, cordialidade e educação são características que não podem deixar a desejar em sua loja.
Quais produtos e fornecedores escolher?
Independente do ramo que um empreendedor for atuar é necessário conhecer os produtos e buscar trabalhar com os melhores. Como existem diversas marcar e produtos e cada vez surgem mais inovações e mudanças é importante sempre estar por dentro das novidades.
Nunca deixe de estudar, renovar linhas de produtos e treinar sua equipe. Você precisa trazer lançamentos, inovações e produtos exclusivos e diferenciados para sua loja. Você e seus funcionários sempre precisam estar preparados para vender cada item que tem nas prateleiras.
Você sabe o que vender em sua loja de produtos agropecuários? Se não, anote aí:
Agora que sabe o que precisa vender, procure por fornecedores. Seus fornecedores devem dar a você exclusividade e inovação. Se você consegue um produto muito esperado por produtores e fazendeiros, antes que a concorrência, sua loja mostra ser diferente.
Compre de forma inteligente. Você precisa ter em mente a quantidade e variedade. Você não pode comprar um produto em grande quantidade se já tem estoque. Essa é a importância de manter um controle do estoque. Sua lista de compras precisa atender as necessidades do estoque e dos clientes. Você precisa realizar uma compra levando em conta a quantidade e o tempo que o produto poderá ficar no estoque, isso gera uma ótima economia e evita perdas.
Estoque e layout planejados para vender mais
O próximo passo é montar sua loja. Para isso, você precisa seguir uma ordem para não ter problemas futuros.
Primeiro você deve fazer uma análise predial. Como está a estrutura do local onde será sua loja? As paredes são bem reforçadas? Tem infiltração, rachaduras? Colunas que atrapalhem a circulação e visualização da loja? A parte elétrica é muito antiga? Tem algum problema na fiação? Os encanamentos estão funcionando perfeitamente? Nenhum cano estourado?
Se tudo estiver adequado para prosseguir com a reforma e montagem do local é hora de pensar na decoração e layout. Invista em um arquiteto ou design de interiores para que sua decoração fortaleça sua marca. Planeje seu layout com base na decoração, sempre levando em conta qual disposição pode ser mais lucrativa para você.
O layout é uma ferramenta de venda muito importante. Você precisa saber exatamente como será a organização de todo o mobiliário e dos produtos expostos nele. Por isso, conte com a ajuda de um profissional que tem conhecimento para criar uma loja rentável para você.
A Amapá possui representantes e projetistas que realizam estudos aprofundados em lojas, para criar um layout personalizado com o objetivo de aumentar suas vendas.
Além disso, os mobiliários exclusivos com certificação de qualidade oferecem soluções inteligentes de armazenagem para que sua loja e estoque sejam organizados de maneira eficiente.
Organize seu estoque e escolha o seu método de controle de vendas, sempre tenha todos seus produtos listados e contados. Mantenha tudo organizado e tenha controle dos produtos, isso facilita a conferência.
Montar uma loja de produtos agropecuários é algo que exige uma pesquisa detalhada de comércios e negócios que são similares, assim você pode se inspirar nos erros e acertos da sua concorrência e montar uma loja pensada para fazer sucesso.
Por isso, separamos algumas dicas importantes para que você possa dar início à montagem do seu empreendimento com o pé direito.
Pesquise, planeje e seja um estrategista
Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Como já foi dito acima, antes de abrir sua loja, você já tem uma concorrência formada.
Então, aproveite para usar sua concorrência de exemplo. Você vai começar sua loja do zero, mas não precisa tentar e errar em aspectos que sua concorrência já testou.
Você tem contatos na área? Marque um café ou almoço para tirar informações dessas pessoas. Assim, você poderá saber quais produtos não são um bom investimento e quais produtos não podem faltar em seu estoque. Aprenda com seus contatos, se possível crie parcerias.
Depois de pesquisar e analisar a concorrência, possíveis clientes entre seus contatos é hora de criar um plano de negócios e definir como será sua loja, qual será seu público, qual será seu investimento total, entre outros.
Ao definir seu público você poderá tomar algumas decisões baseadas nele. Por exemplo, o local onde vai abrir sua loja, o tipo de decoração, se realizará entregas, etc. Seu plano de negócios precisa ter uma riqueza de detalhes para que você possa sempre ter um norte em todas as etapas de montagem da loja.
Entenda as necessidades do cliente
O primeiro passo para definir seu negócio é entender o cliente. A escolha de tudo na loja partirá da escolha do seu público. Por isso, pesquise e estude a região onde sua loja está (ou os tipos de culturas no país se for fazer entregas a nível nacional).
Você vai precisar saber quais produtos são necessários para o desenvolvimento de uma lavoura ou da criação. Conheça tudo sobre a agropecuária, você vai precisar vender o produto certo para o cliente. Se ele precisar resolver um problema com pragas, você precisa indicar o que pode ajudá-lo.
Entenda bem sobre todos os produtos que você oferece em sua loja. Saiba qual produto é melhor para qual tipo de plantação, animal, etc. Ensine seus funcionários, incentive-os a estudar. Seus clientes devem ser bem atendidos e ter seus problemas solucionados.
Por isso, treine sua equipe para que cada funcionário saiba solucionar problemas, tirar dúvidas, indicar o melhor e mais adequado produto para seu problema. Além de ser conhecedor dos produtos, seu funcionário precisa ter excelência em atendimento.
O cliente precisa entrar na sua loja e ter um atendimento exclusivo e personalizado. Atenção, paciência, cordialidade e educação são características que não podem deixar a desejar em sua loja.
Quais produtos e fornecedores escolher?
Independente do ramo que um empreendedor for atuar é necessário conhecer os produtos e buscar trabalhar com os melhores. Como existem diversas marcar e produtos e cada vez surgem mais inovações e mudanças é importante sempre estar por dentro das novidades.
Nunca deixe de estudar, renovar linhas de produtos e treinar sua equipe. Você precisa trazer lançamentos, inovações e produtos exclusivos e diferenciados para sua loja. Você e seus funcionários sempre precisam estar preparados para vender cada item que tem nas prateleiras.
Você sabe o que vender em sua loja de produtos agropecuários? Se não, anote aí:
- Animais de porte pequeno como galinhas, coelhos e patos;
- Equipamentos de montarias e acessórios;
- Equipamentos e acessórios para meios de transporte agrícolas;
- Produtos para prevenção de pragas;
- Adubos e fertilizantes;
- Medicamentos e produtos de limpeza para animais;
- Sementes, mudas e ramas;
- Alimentação para animais como ração.
Agora que sabe o que precisa vender, procure por fornecedores. Seus fornecedores devem dar a você exclusividade e inovação. Se você consegue um produto muito esperado por produtores e fazendeiros, antes que a concorrência, sua loja mostra ser diferente.
Compre de forma inteligente. Você precisa ter em mente a quantidade e variedade. Você não pode comprar um produto em grande quantidade se já tem estoque. Essa é a importância de manter um controle do estoque. Sua lista de compras precisa atender as necessidades do estoque e dos clientes. Você precisa realizar uma compra levando em conta a quantidade e o tempo que o produto poderá ficar no estoque, isso gera uma ótima economia e evita perdas.
Estoque e layout planejados para vender mais
O próximo passo é montar sua loja. Para isso, você precisa seguir uma ordem para não ter problemas futuros.
Primeiro você deve fazer uma análise predial. Como está a estrutura do local onde será sua loja? As paredes são bem reforçadas? Tem infiltração, rachaduras? Colunas que atrapalhem a circulação e visualização da loja? A parte elétrica é muito antiga? Tem algum problema na fiação? Os encanamentos estão funcionando perfeitamente? Nenhum cano estourado?
Se tudo estiver adequado para prosseguir com a reforma e montagem do local é hora de pensar na decoração e layout. Invista em um arquiteto ou design de interiores para que sua decoração fortaleça sua marca. Planeje seu layout com base na decoração, sempre levando em conta qual disposição pode ser mais lucrativa para você.
O layout é uma ferramenta de venda muito importante. Você precisa saber exatamente como será a organização de todo o mobiliário e dos produtos expostos nele. Por isso, conte com a ajuda de um profissional que tem conhecimento para criar uma loja rentável para você.
A Amapá possui representantes e projetistas que realizam estudos aprofundados em lojas, para criar um layout personalizado com o objetivo de aumentar suas vendas.
Além disso, os mobiliários exclusivos com certificação de qualidade oferecem soluções inteligentes de armazenagem para que sua loja e estoque sejam organizados de maneira eficiente.
Organize seu estoque e escolha o seu método de controle de vendas, sempre tenha todos seus produtos listados e contados. Mantenha tudo organizado e tenha controle dos produtos, isso facilita a conferência.