House Market Indicators

Como alavancar o ticket médio do cliente

São nas gôndolas dos supermercados que o brasileiro abastece sua casa. Estudo realizado pela APAS (Associação Paulista de Supermercados) aponta que 59% dos consumidores preferem os estabelecimentos para compras do dia a dia.

Não à toa, grandes redes estrangeiras do setor enxergam no Brasil um mercado em potencial onde os limites da lucratividade ainda não foram atingidos.

Mas oportunidades não estão restritas aos maiores players.

A mesma pesquisa citada aponta que os mercados de bairros e vizinhança são a primeira opção para 22% dos consumidores. As chances de crescimento estão abertas a todos!


Para aproveitar esse cenário, contudo, é preciso realizar uma gestão profissional, conhecendo a fundo seu negócio e desenvolvendo estratégias que permitam o crescimento.

A importância do ticket médio

Um dos dados mais importantes na gestão de um supermercado é o ticket médio de compras dos clientes. Através dele é possível saber quanto, em média, cada cliente gasta em seu supermercado.

Hoje a maioria dos sistemas implantados nos negócios varejistas realiza esse cálculo de forma automática. Contudo, descobrir o valor do ticket médio manualmente é fácil: basta dividir o faturamento pelo número de vendas.  

É muito importante acompanhar esse dado! A partir dele você consegue compreender o comportamento de seus clientes e o estado real de seu negócio.

Nem precisamos dizer que quanto maior o ticket médio, melhor para o seu negócio certo? Afinal, isso indica que seus clientes estão enchendo mais os carrinhos de compras ou mesmo preferindo os itens mais caros das gôndolas de supermercados.

Já um ticket médio baixo deve acender o farol amarelo, indicando que pode haver falhas na gestão de estoques, oferta de produtos ou mesmo atendimento cliente.

Seja qual for o seu caso, saiba: sempre há espaço para melhorar! Se você deseja aumentar o valor do ticket médio do carrinho de compras de seus clientes, confira nossas dicas!

Aumentando o ticket médio do carrinho de compras dos clientes

Conheça seu consumidor

Para construir uma estratégia eficiente que permita alavancar suas vendas é fundamental conhecer seu consumidor. Caso contrário é como caminhar no escuro.

Quem é o seu consumidor? Quais são suas necessidades? O que ele procura quando vai a sua loja? Por que ele vai ao seu estabelecimento? O que ele pensa sobre seu negócio?

Essas perguntas precisam ser respondidas.

Estudos com o realizado pela APAS são boas ferramentas de suporte ao fornecerem um cenário total do padrão de comportamento de consumidores.

O ideal, porém, é que você realize pesquisas próprias para compreender quem é e o que pensam seus clientes de fato.

A experiência faz toda a diferença

Vivemos a era da experiência e isso afeta negócios de todos os setores, inclusive o varejista.

É fundamental oferecer uma experiência incrível aos seus clientes durante todo o processo de compra, mesmo antes de ele entrar em sua loja.

Criatividade, inovação e aplicação da tecnologia, somada a soluções clássicas do setor que ainda funcionam – como os folhetos, ainda utilizados por 56% dos consumidores para pesquisar preços – e o foco no atendimento são aliados nesse momento.

Cuide das gôndolas de supermercados

As gôndolas de supermercados ainda são aspectos fundamentais no comportamento do consumidor.

É preciso garantir que elas estejam sempre abastecidas com os produtos de maior saída no carrinho de compras, evitando a frustração de procurar um item e não achar.

Além disso, elas devem ser organizadas de acordo com as melhores práticas de marketing, destacando os produtos de maior lucratividade.

Outro ponto é o aspecto visual das gôndolas.

Gôndolas de supermercados bem conservadas, limpas e visualmente bonitas melhoram a impressão geral sobre seu negócio, impactando tanto no tempo de permanência quanto na quantidade de itens nos carrinhos de compra.

Investir nas gôndolas é investir nos resultados de seu negócio.

Use estratégias com produtos

A compra casada ainda hoje é uma das melhores formas de aumentar o valor dos carrinhos de compra e deve ser utilizada com sabedoria.

Saiba quais são os produtos mais vendidos em sua loja e monte estratégias que estimulem sua venda. A disposição nas gôndolas de supermercados com itens complementares, por exemplo, é uma delas.

Além disso, oferecer combos de produtos e a prática do “Leve 3, pague 2” são estratégias tradicionais mais ainda eficazes e que podem e devem ser adotadas.

Com criatividade, foco no cliente e na experiência, auxílio da tecnologia e cuidados com as gôndolas de supermercado, você irá conseguir aumentar o ticket médio dos seus carrinhos de compras e elevar o faturamento de seu negócio!

Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dicas para fazer seu negócio crescer mais!

Até a próxima!