Como agregar vendas em farmácia?
É um
movimento natural, em qualquer segmento comercial, que se queira agregar mais
valor ao negócio e elevar o lucro da empresa. Para isso, são necessárias
algumas mudanças no status quo do
mercado em que a empresa se encontra.
O mercado é volátil e se transforma com uma velocidade muito alta. Por conta disso, a sua farmácia precisa acompanhar essas mudanças, para ficar por dentro dessas transformações e diminuir o risco de se tornar obsoleta frente a seus concorrentes.
Não existem fórmulas de sucesso para nenhum negócio. No entanto, há muitas pessoas que já tentaram algumas estratégias. Algumas funcionam, outras não. O importante é testar até encontrar a solução certa para o seu empreendimento.
O melhor jeito é investir em uma empresa que já tenha bastante experiência no ramo de consultoria. A Amapá pode te ajudar a colocar o seu investimento no lugar certo. Estes são apenas alguns dos passos que você pode seguir para ajudar a agregar vendas a sua farmácia:
1- Cause uma primeira boa impressão. Ela costuma ser a que fica!
Sabe quando você pede uma comida em um restaurante e o prato já chega meio estranho? Eu não sei você, mas já fico meio desconfiado. Pode ser até que a comida seja boa, mas a apresentação do prato influencia muito na vontade de comer.
Tanto quanto a apresentação de um prato, o layout da sua farmácia precisa ser tratado com muito carinho e cuidado. A primeira impressão é sempre a que fica, ainda mais com tantas opções para os consumidores.
Por isso, não pense que isso é um clichê, isso é um fato. Por mais que você tente arrumar essa impressão, aquela primeira estará pra sempre na mente do seu cliente.
Nunca é tarde para começar a se planejar em termos de causar essa primeira boa impressão. Esqueça quem já passou e busque causar isso nos próximos novos clientes. Para começar isso, você pode renovar o seu layout.
2- Renove o seu layout para aumentar o faturamento da sua farmácia
Desde a fachada da sua farmácia até a organização e exposição dos produtos. Tudo isso pode ser reorganizado de uma melhor forma. Mudanças também chamam a atenção das pessoas como um toque de novidade.
Pode ser que você mantém um certo produto em um prateleira meio escondida por algum tempo. De repente, você o move para uma gôndola central e pronto. Começa a vender muito. Só de um produto ter mais visibilidade, já pode ser uma mudança e tanto.
A Amapá é especialista em fazer com que o layout da sua empresa garanta uma boa primeira impressão. Há 35 anos trabalhamos nos mais diversos segmentos, podemos fazer com que o layout da sua loja seja co-responsável pelo seu aumento de faturamento, isso tudo com uma consultoria gratuita.
Esse estudo precisa ser feito com base no conhecimento do consumidor, das pessoas que frequentam a sua loja. E essas pessoas, só você conhece.
3- Conheça bem o seu cliente, ele é a razão do seu negócio existir
Para conseguir um layout bem preparado para o público que você quer, é preciso conhecê-lo. É claro que todos os seus clientes não vão ter o mesmo perfil, mas você pode achar características comuns entre eles.
Deixe isso bem claro para sua equipe, seus vendedores e seu farmacêutico. Eles precisam criar uma relação de confiança com o cliente. Só assim, eles vão conseguir criar um atendimento bom o suficiente para atender as principais necessidades deles.
Cuidado para que isso não seja um interesse falso, pense no bem-estar dele mesmo. Se isso for uma cultura alimentada de fato, isso não vai ser difícil, vai sair naturalmente. Contrate apenas pessoas que entendam a cultura que você deseja estabelecer como empresa.
4- Invista em uma cultura organizacional bem consolidada
Não interessa se você é dono de uma drogaria gigante ou uma pequena farmácia de bairro, o atendimento ao cliente é um diferencial de extrema importância em todos os segmentos de vendas.
Para que a qualidade no atendimento possa transbordar pelos seus colaboradores, você precisa investir em cultura organizacional.
Ele precisa saber qual a missão da sua loja e o que ela almeja alcançar pela sociedade. Não pense que isso é papo apenas de empresas de outros segmentos como tecnologia e inovação.
Funcionários que acreditam no trabalho que fazem, executam essas tarefas de um jeito mais eficaz e de forma mais alegre. Se você ainda não tem, comece a pensar sobre isso.
A sua farmácia existe apenas pelo lucro? É tudo por dinheiro ou eu tenho uma missão maior quando abro todos os dias para vender remédios? Pense nisso.
5- Crie um ambiente de trabalho agradável e mantenha o seu time feliz
Além da cultura organizacional, os seus funcionários precisam se sentir bem. Aquele tipo de liderança no estilo carrasco não funciona mais. Um chefe não pode ser mais um chefe, ele precisa ser um líder. Ele precisa inspirar os que trabalham ao seu lado. Isso é bem mais eficaz do que a ameaça de ficar desempregado.
Se o seu funcionário está insatisfeito e não acredita naquilo em que ele trabalha, ele vai transmitir isso ao seu cliente. O seu cliente vai ter uma péssima primeira impressão e provavelmente, não vai voltar mais ao seu estabelecimento. Além de que ele, com certeza, vai espalhar que a sua farmácia tem um péssimo atendimento.
Funcionários felizes e em ambientes de trabalho mais leves, são muito mais engajados e leais. Eles conseguem reconhecer o valor no que estão trabalhando e vão fazer o possível para fazer com que a sua loja cresça cada vez mais.
O método científico…
O mercado é volátil e se transforma com uma velocidade muito alta. Por conta disso, a sua farmácia precisa acompanhar essas mudanças, para ficar por dentro dessas transformações e diminuir o risco de se tornar obsoleta frente a seus concorrentes.
Não existem fórmulas de sucesso para nenhum negócio. No entanto, há muitas pessoas que já tentaram algumas estratégias. Algumas funcionam, outras não. O importante é testar até encontrar a solução certa para o seu empreendimento.
O melhor jeito é investir em uma empresa que já tenha bastante experiência no ramo de consultoria. A Amapá pode te ajudar a colocar o seu investimento no lugar certo. Estes são apenas alguns dos passos que você pode seguir para ajudar a agregar vendas a sua farmácia:
1- Cause uma primeira boa impressão. Ela costuma ser a que fica!
Sabe quando você pede uma comida em um restaurante e o prato já chega meio estranho? Eu não sei você, mas já fico meio desconfiado. Pode ser até que a comida seja boa, mas a apresentação do prato influencia muito na vontade de comer.
Tanto quanto a apresentação de um prato, o layout da sua farmácia precisa ser tratado com muito carinho e cuidado. A primeira impressão é sempre a que fica, ainda mais com tantas opções para os consumidores.
Por isso, não pense que isso é um clichê, isso é um fato. Por mais que você tente arrumar essa impressão, aquela primeira estará pra sempre na mente do seu cliente.
Nunca é tarde para começar a se planejar em termos de causar essa primeira boa impressão. Esqueça quem já passou e busque causar isso nos próximos novos clientes. Para começar isso, você pode renovar o seu layout.
2- Renove o seu layout para aumentar o faturamento da sua farmácia
Desde a fachada da sua farmácia até a organização e exposição dos produtos. Tudo isso pode ser reorganizado de uma melhor forma. Mudanças também chamam a atenção das pessoas como um toque de novidade.
Pode ser que você mantém um certo produto em um prateleira meio escondida por algum tempo. De repente, você o move para uma gôndola central e pronto. Começa a vender muito. Só de um produto ter mais visibilidade, já pode ser uma mudança e tanto.
A Amapá é especialista em fazer com que o layout da sua empresa garanta uma boa primeira impressão. Há 35 anos trabalhamos nos mais diversos segmentos, podemos fazer com que o layout da sua loja seja co-responsável pelo seu aumento de faturamento, isso tudo com uma consultoria gratuita.
Esse estudo precisa ser feito com base no conhecimento do consumidor, das pessoas que frequentam a sua loja. E essas pessoas, só você conhece.
3- Conheça bem o seu cliente, ele é a razão do seu negócio existir
Para conseguir um layout bem preparado para o público que você quer, é preciso conhecê-lo. É claro que todos os seus clientes não vão ter o mesmo perfil, mas você pode achar características comuns entre eles.
Deixe isso bem claro para sua equipe, seus vendedores e seu farmacêutico. Eles precisam criar uma relação de confiança com o cliente. Só assim, eles vão conseguir criar um atendimento bom o suficiente para atender as principais necessidades deles.
Cuidado para que isso não seja um interesse falso, pense no bem-estar dele mesmo. Se isso for uma cultura alimentada de fato, isso não vai ser difícil, vai sair naturalmente. Contrate apenas pessoas que entendam a cultura que você deseja estabelecer como empresa.
4- Invista em uma cultura organizacional bem consolidada
Não interessa se você é dono de uma drogaria gigante ou uma pequena farmácia de bairro, o atendimento ao cliente é um diferencial de extrema importância em todos os segmentos de vendas.
Para que a qualidade no atendimento possa transbordar pelos seus colaboradores, você precisa investir em cultura organizacional.
Ele precisa saber qual a missão da sua loja e o que ela almeja alcançar pela sociedade. Não pense que isso é papo apenas de empresas de outros segmentos como tecnologia e inovação.
Funcionários que acreditam no trabalho que fazem, executam essas tarefas de um jeito mais eficaz e de forma mais alegre. Se você ainda não tem, comece a pensar sobre isso.
A sua farmácia existe apenas pelo lucro? É tudo por dinheiro ou eu tenho uma missão maior quando abro todos os dias para vender remédios? Pense nisso.
5- Crie um ambiente de trabalho agradável e mantenha o seu time feliz
Além da cultura organizacional, os seus funcionários precisam se sentir bem. Aquele tipo de liderança no estilo carrasco não funciona mais. Um chefe não pode ser mais um chefe, ele precisa ser um líder. Ele precisa inspirar os que trabalham ao seu lado. Isso é bem mais eficaz do que a ameaça de ficar desempregado.
Se o seu funcionário está insatisfeito e não acredita naquilo em que ele trabalha, ele vai transmitir isso ao seu cliente. O seu cliente vai ter uma péssima primeira impressão e provavelmente, não vai voltar mais ao seu estabelecimento. Além de que ele, com certeza, vai espalhar que a sua farmácia tem um péssimo atendimento.
Funcionários felizes e em ambientes de trabalho mais leves, são muito mais engajados e leais. Eles conseguem reconhecer o valor no que estão trabalhando e vão fazer o possível para fazer com que a sua loja cresça cada vez mais.
O método científico…
Tentativa
e erro é o método científico para saber se algo funciona. No comércio não dá
pra ter muitos erros. Isso pode custar o
seu investimento financeiro e intelectual, e talvez você não consiga se
recuperar financeiramente.
Com a Amapá, você consegue diminuir os riscos de cometer erros. A nossa experiência nos coloca a frente de muita gente no quesito sucesso. Conte com o nosso trabalho sério e consistente.
Nossa equipe de projetos pode te ajudar na avaliação do seu projeto fazendo um estudo completo da sua loja tornando o seu negócio cada vez mais rentável.
Com a Amapá, você consegue diminuir os riscos de cometer erros. A nossa experiência nos coloca a frente de muita gente no quesito sucesso. Conte com o nosso trabalho sério e consistente.
Nossa equipe de projetos pode te ajudar na avaliação do seu projeto fazendo um estudo completo da sua loja tornando o seu negócio cada vez mais rentável.