Cinco dicas para aumentar as vendas do supermercado em época de crise
A crise econômica que o Brasil
enfrenta não afeta somente as suas vendas, mas também a intenção de compra do
cliente e o ticket médio gasto por ele. Por isso, é importante se atentar a
alguns detalhes no seu empreendimento para conseguir ser atrativo e influenciar
na decisão de compra dos seus fregueses.
Pelo contexto atual do Brasil, o consumidor está bastante preocupado, muitas vezes tem dívidas e um orçamento reduzido, por isso fica mais cauteloso na hora de comprar. De acordo com o IBGE, o comércio varejista apresenta uma queda de 10% no que diz respeito às vendas.
Apesar desse cenário pessimista, você sabia que existem maiores possibilidades de um consumidor realizar uma compra no ponto de venda, sem que haja necessidade de se investir muito? Isso acontece devido a alguns fatores como, layout da loja, organização e disposição de produtos, decoração e o merchandising.
Quer saber como é possível nadar contra a corrente e aumentar as vendas do seu supermercado mesmo com o país em crise? Então, confira essas 5 dicas:
1 - Quem é seu cliente?
Sempre é bom frisar: você PRECISA saber quem é seu cliente. É ele quem define sua loja, onde ela está localizada, sua decoração e os produtos que você vende.
Converse com seu cliente, conheça-o. Adapte seu empreendimento a ele. Você precisa entender que o cliente é o mais importante. Então, se coloque no lugar do cliente e pense como ele. Assim, você saberá o que precisa mudar.
Pare de ler um pouco e pense: quem são seus clientes? O que eles procuram, além de preço? O que eles valorizam? Quais são seus hábitos de consumo? O que faz com que voltem a sua loja? Você tem todas as respostas. Então sabe quais são seus pontos fortes e fracos, erros e acertos. Pense neles e crie uma estratégia em cima disso.
2 - Foque na experiência de compra
O cliente entrou em sua loja: persuada-o, surpreenda-o e ajude-o a decidir pela compra. Crie promoções, cartazes com temas, use o caminho que seu cliente deve percorrer para chamar a atenção dele.
Incentive a curiosidade e a compra. Tenha em mente as seguintes palavras: atrativos, impactantes e claros. Assim deverão ser seus cartazes e promoções, elimine a poluição visual do seu negócio.
É preciso escolher com cuidado a fonte e tamanho, assim você pode passar a mensagem que quer adequadamente.
Além disso, é importante lembrar que a identidade visual da sua marca sempre deve ser respeitada. Foque em cores que sejam utilizadas em sua logo, respeite sua marca. Isso agrega valor a ela.
3 - O atendimento é peça fundamental
Você já voltou em alguma loja onde foi mal atendido? É muito difícil um cliente retornar assim. Se você quer fidelizar seus clientes você precisa dar atenção e ter paciência com eles.
Os seus funcionários precisam atender dando a atenção que cada cliente merece, além disso, devem ser agradáveis, simpáticos e acolhedores. Ir a uma loja com um funcionário atencioso e sorridente é muito melhor que ir a um lugar onde os funcionários são mal humorados.
A sugestão é treinar sua equipe, criando palestras, workshops que os incentive a realizar um atendimento personalizado, como se cada cliente fosse único. Uma equipe bem preparada faz toda a diferença em uma loja, principalmente, em tempos de crise.
4 - Invista na divulgação
Crise chega e cortam-se os gastos com marketing? Nada disso. A divulgação é tão importante quanto os produtos que você compra para vender aos seus clientes.
Essa ideia é ultrapassada, a divulgação é uma das ferramentas mais importantes para a sua loja. Assim, você conquista mais clientes, já que estará atraindo a atenção de um maior número de pessoas e fideliza seus antigos clientes.
Quem não é visto não é lembrado. Por isso, esteja presente nas mídias sociais. Faça publicações, posts, stories. Você precisa criar engajamento com seus clientes. Então, invista em profissionais ou agências que são especializados nisso.
Muitas vezes, o cliente pode criar uma relação emocional com a marca por causa de publicações e campanhas criadas para redes sociais.
Seu cliente está no Facebook, no Instagram e no Google. Você precisa aparecer, estar bem ranqueado, ter likes e seguidores.
Também está assistindo tv depois de chegar do trabalho ou ouvindo rádio no trânsito. Essas pessoas precisam ouvir suas ofertas, conhecer seu estabelecimento. Tenha um site e um bom canal de atendimento ao cliente. Seu público precisa chegar até você facilmente e resolver problemas e tirar dúvidas com eficiência.
Isso trará uma reputação ao seu empreendimento e fará com que sua marca seja facilmente encontrada.
5 - Já pensou se seu layout está vendendo sua loja?
O layout do seu supermercado é muito importante e faz toda a diferença no universo do consumo. Seu cliente precisa visualizar sua loja, ter uma visão ampla dela e, principalmente, conseguir localizar os produtos que precisa. Mas o seu layout pode estar atrapalhando suas vendas.
Quais são as áreas nobres de sua loja? Você está usando elas a seu favor? Você sabe qual caminho quer que seu cliente percorra? Não? Então, revise e estude sua loja.
Talvez seja hora de renovar seu layout e dispor os móveis e produtos de maneira mais eficiente. Coloque tudo isso no papel e respire fundo: agora é só enviar seu layout para um profissional especializado[link] no assunto estudar a melhor forma de vender em seu empreendimento.
Envie seu projeto para um dos consultores da Amapá. Eles irão realizar um estudo aprofundado e transformar seu supermercado para que, ao entrar na loja, o cliente queira consumir. Trazendo soluções de logística e armazenagem para otimizar suas vendas.
Nessa consultoria você contará com profissionais altamente capacitados, os quais, irão te assessorar a montar sua loja de uma maneira que conquiste os clientes. Tudo isso baseado em um estudo aprofundado, personalizando seu ambiente para que você possa ter uma otimização nas suas vendas.
Pelo contexto atual do Brasil, o consumidor está bastante preocupado, muitas vezes tem dívidas e um orçamento reduzido, por isso fica mais cauteloso na hora de comprar. De acordo com o IBGE, o comércio varejista apresenta uma queda de 10% no que diz respeito às vendas.
Apesar desse cenário pessimista, você sabia que existem maiores possibilidades de um consumidor realizar uma compra no ponto de venda, sem que haja necessidade de se investir muito? Isso acontece devido a alguns fatores como, layout da loja, organização e disposição de produtos, decoração e o merchandising.
Quer saber como é possível nadar contra a corrente e aumentar as vendas do seu supermercado mesmo com o país em crise? Então, confira essas 5 dicas:
1 - Quem é seu cliente?
Sempre é bom frisar: você PRECISA saber quem é seu cliente. É ele quem define sua loja, onde ela está localizada, sua decoração e os produtos que você vende.
Converse com seu cliente, conheça-o. Adapte seu empreendimento a ele. Você precisa entender que o cliente é o mais importante. Então, se coloque no lugar do cliente e pense como ele. Assim, você saberá o que precisa mudar.
Pare de ler um pouco e pense: quem são seus clientes? O que eles procuram, além de preço? O que eles valorizam? Quais são seus hábitos de consumo? O que faz com que voltem a sua loja? Você tem todas as respostas. Então sabe quais são seus pontos fortes e fracos, erros e acertos. Pense neles e crie uma estratégia em cima disso.
2 - Foque na experiência de compra
O cliente entrou em sua loja: persuada-o, surpreenda-o e ajude-o a decidir pela compra. Crie promoções, cartazes com temas, use o caminho que seu cliente deve percorrer para chamar a atenção dele.
Incentive a curiosidade e a compra. Tenha em mente as seguintes palavras: atrativos, impactantes e claros. Assim deverão ser seus cartazes e promoções, elimine a poluição visual do seu negócio.
É preciso escolher com cuidado a fonte e tamanho, assim você pode passar a mensagem que quer adequadamente.
Além disso, é importante lembrar que a identidade visual da sua marca sempre deve ser respeitada. Foque em cores que sejam utilizadas em sua logo, respeite sua marca. Isso agrega valor a ela.
3 - O atendimento é peça fundamental
Você já voltou em alguma loja onde foi mal atendido? É muito difícil um cliente retornar assim. Se você quer fidelizar seus clientes você precisa dar atenção e ter paciência com eles.
Os seus funcionários precisam atender dando a atenção que cada cliente merece, além disso, devem ser agradáveis, simpáticos e acolhedores. Ir a uma loja com um funcionário atencioso e sorridente é muito melhor que ir a um lugar onde os funcionários são mal humorados.
A sugestão é treinar sua equipe, criando palestras, workshops que os incentive a realizar um atendimento personalizado, como se cada cliente fosse único. Uma equipe bem preparada faz toda a diferença em uma loja, principalmente, em tempos de crise.
4 - Invista na divulgação
Crise chega e cortam-se os gastos com marketing? Nada disso. A divulgação é tão importante quanto os produtos que você compra para vender aos seus clientes.
Essa ideia é ultrapassada, a divulgação é uma das ferramentas mais importantes para a sua loja. Assim, você conquista mais clientes, já que estará atraindo a atenção de um maior número de pessoas e fideliza seus antigos clientes.
Quem não é visto não é lembrado. Por isso, esteja presente nas mídias sociais. Faça publicações, posts, stories. Você precisa criar engajamento com seus clientes. Então, invista em profissionais ou agências que são especializados nisso.
Muitas vezes, o cliente pode criar uma relação emocional com a marca por causa de publicações e campanhas criadas para redes sociais.
Seu cliente está no Facebook, no Instagram e no Google. Você precisa aparecer, estar bem ranqueado, ter likes e seguidores.
Também está assistindo tv depois de chegar do trabalho ou ouvindo rádio no trânsito. Essas pessoas precisam ouvir suas ofertas, conhecer seu estabelecimento. Tenha um site e um bom canal de atendimento ao cliente. Seu público precisa chegar até você facilmente e resolver problemas e tirar dúvidas com eficiência.
Isso trará uma reputação ao seu empreendimento e fará com que sua marca seja facilmente encontrada.
5 - Já pensou se seu layout está vendendo sua loja?
O layout do seu supermercado é muito importante e faz toda a diferença no universo do consumo. Seu cliente precisa visualizar sua loja, ter uma visão ampla dela e, principalmente, conseguir localizar os produtos que precisa. Mas o seu layout pode estar atrapalhando suas vendas.
Quais são as áreas nobres de sua loja? Você está usando elas a seu favor? Você sabe qual caminho quer que seu cliente percorra? Não? Então, revise e estude sua loja.
Talvez seja hora de renovar seu layout e dispor os móveis e produtos de maneira mais eficiente. Coloque tudo isso no papel e respire fundo: agora é só enviar seu layout para um profissional especializado[link] no assunto estudar a melhor forma de vender em seu empreendimento.
Envie seu projeto para um dos consultores da Amapá. Eles irão realizar um estudo aprofundado e transformar seu supermercado para que, ao entrar na loja, o cliente queira consumir. Trazendo soluções de logística e armazenagem para otimizar suas vendas.
Nessa consultoria você contará com profissionais altamente capacitados, os quais, irão te assessorar a montar sua loja de uma maneira que conquiste os clientes. Tudo isso baseado em um estudo aprofundado, personalizando seu ambiente para que você possa ter uma otimização nas suas vendas.