Check stand como ferramenta de vendas por impulso
Os itens de check stand são alguns dos campeões de vendas por impulso nos supermercados, sendo grandes aliados no aumento do faturamento.
Não tem jeito. Todo mundo já passou pela experiência de ir ao supermercado e ao estar na fila do caixa adicionar algum item ao carrinho de compra.
Geralmente são itens que não estavam programados, ou que se quer é uma necessidade real, mas que naquele momento nos seduziram de alguma forma.
A pergunta é: se isso já aconteceu com você, porque o seu estabelecimento não está aplicando essa estratégia em seu supermercado com seus clientes?
Vendas por impulso no check stand = maior faturamento
Ao contrário do que gostamos de imaginar nós não agimos de forma consciente 24 horas por dia. E não estamos falando apenas dos sistemas automatizados, como o respiratório.
Seria impossível que todas as centenas – ou milhares – de escolhas diárias que precisamos fazer fossem realizadas de forma minuciosa. Não haveria tempo disponível e a carga de estresse seria insuportável.
Assim, muitas de nossas atitudes são influenciadas por lembranças, emoções, sentimentos repentinos e estímulos do ambiente.
É o que ocorre quando falamos de vendas por impulso, aquelas que ocorrem sem que o consumidor pense muito em seu ato.
Nos supermercados esse tipo de venda representa um percentual considerável, afinal, ali o consumidor está exposto diretamente a uma grande variedade de produtos.
E é possível explorar ainda mais esse comportamento através de certas ações, como por exemplo, no check stand.
Enquanto seu cliente aguarda na fila do caixa ele está parado dentro de sua loja. Você precisa aproveitar essa oportunidade para vender.
Os displays de check stand podem trazer excelentes resultados, aumentando significativamente seu faturamento através de produtos de baixo valor.
Sim! Pois não adianta você colocar itens que requerem uma decisão de compra complexa, como por exemplo eletrodomésticos ou outros de alto valor, nesse momento. Acredite, essa decisão não será tomada nesse momento.
Contudo, se você colocar itens atrativos, pequenos, fáceis de pegar e manejar, com baixo valor, as chances do seu cliente efetuar uma compra aumentam consideravelmente.
Acertar na escolha dos itens que será exposto no display check stand é parte importante dessa estratégia, mas não é a única.
Confira abaixo algumas dicas para poder aproveitar esse momento e faturar mais!
Dicas para estimular a venda por impulso no check stand
Tenha um ambiente aconchegante
O ambiente de sua loja influencia diretamente a percepção que o consumidor tem sobre ela o que afeta seu comportamento de compra.
Assim como no restante de seu supermercado, o ambiente de check stand precisa ser aconchegante, limpo, bem iluminado e deixar o consumidor confortável.
A climatização também é um aspecto importante. Sem conforto térmico, seu cliente só irá pensar em sair logo de seu estabelecimento.
Use o marketing sensorial
O marketing sensorial é um dos grandes aliados das vendas nos supermercados, usando a influência dos cinco sentidos na decisão de compra.
A distribuição de amostras grátis, por exemplo, podem estimular a compra por impulso de salgadinhos e doces expostos no display.
Alternativa poderosa é o uso do marketing olfativo, se valendo do poder da memória olfativa para estimular a compra.
Use a psicologia dos preços
No momento do check stand a psicologia dos preços é grande aliada das suas vendas. Trabalhe com os preços para o consumidor acreditar que está fazendo um excelente negócio.
Uso de valores quebrados, combos, promoções leve 3 pague 2, entre outras, geram excelentes resultados nesse momento, em especial porque os itens expostos já possuem valor menor.
Use o apelo visual
Na fila do caixa o consumidor está parado pronto para ser impactado por sua mensagem, que chegará com muito mais força através do apelo visual correto.
Telas digitais divulgando notícias e outros conteúdos relevantes, entrelaçados com anúncios de produtos expostos no display de check stand é uma alternativa excelente.
Tenha o display certo
O display onde os produtos ficarão expostos também fazem a diferença na compra por impulso.
Os produtos devem ser facilmente visualizados e manipulados, além de ter uma estética agradável e transmitir a sensação de higiene e organização.
Investir em displays e gôndolas de supermercado é investir nos resultados de seu negócio.
Aproveite o momento do check stand para aumentar suas vendas por impulso e dar aquela alavancada em seu faturamento!
Quer ter acesso a mais dicas para aumentar as vendas de seu supermercado? Continue acompanhando nosso blog e curta nossas páginas nas redes sociais! Até a próxima!
Não tem jeito. Todo mundo já passou pela experiência de ir ao supermercado e ao estar na fila do caixa adicionar algum item ao carrinho de compra.
Geralmente são itens que não estavam programados, ou que se quer é uma necessidade real, mas que naquele momento nos seduziram de alguma forma.
A pergunta é: se isso já aconteceu com você, porque o seu estabelecimento não está aplicando essa estratégia em seu supermercado com seus clientes?
Vendas por impulso no check stand = maior faturamento
Ao contrário do que gostamos de imaginar nós não agimos de forma consciente 24 horas por dia. E não estamos falando apenas dos sistemas automatizados, como o respiratório.
Seria impossível que todas as centenas – ou milhares – de escolhas diárias que precisamos fazer fossem realizadas de forma minuciosa. Não haveria tempo disponível e a carga de estresse seria insuportável.
Assim, muitas de nossas atitudes são influenciadas por lembranças, emoções, sentimentos repentinos e estímulos do ambiente.
É o que ocorre quando falamos de vendas por impulso, aquelas que ocorrem sem que o consumidor pense muito em seu ato.
Nos supermercados esse tipo de venda representa um percentual considerável, afinal, ali o consumidor está exposto diretamente a uma grande variedade de produtos.
E é possível explorar ainda mais esse comportamento através de certas ações, como por exemplo, no check stand.
Enquanto seu cliente aguarda na fila do caixa ele está parado dentro de sua loja. Você precisa aproveitar essa oportunidade para vender.
Os displays de check stand podem trazer excelentes resultados, aumentando significativamente seu faturamento através de produtos de baixo valor.
Sim! Pois não adianta você colocar itens que requerem uma decisão de compra complexa, como por exemplo eletrodomésticos ou outros de alto valor, nesse momento. Acredite, essa decisão não será tomada nesse momento.
Contudo, se você colocar itens atrativos, pequenos, fáceis de pegar e manejar, com baixo valor, as chances do seu cliente efetuar uma compra aumentam consideravelmente.
Acertar na escolha dos itens que será exposto no display check stand é parte importante dessa estratégia, mas não é a única.
Confira abaixo algumas dicas para poder aproveitar esse momento e faturar mais!
Dicas para estimular a venda por impulso no check stand
Tenha um ambiente aconchegante
O ambiente de sua loja influencia diretamente a percepção que o consumidor tem sobre ela o que afeta seu comportamento de compra.
Assim como no restante de seu supermercado, o ambiente de check stand precisa ser aconchegante, limpo, bem iluminado e deixar o consumidor confortável.
A climatização também é um aspecto importante. Sem conforto térmico, seu cliente só irá pensar em sair logo de seu estabelecimento.
Use o marketing sensorial
O marketing sensorial é um dos grandes aliados das vendas nos supermercados, usando a influência dos cinco sentidos na decisão de compra.
A distribuição de amostras grátis, por exemplo, podem estimular a compra por impulso de salgadinhos e doces expostos no display.
Alternativa poderosa é o uso do marketing olfativo, se valendo do poder da memória olfativa para estimular a compra.
Use a psicologia dos preços
No momento do check stand a psicologia dos preços é grande aliada das suas vendas. Trabalhe com os preços para o consumidor acreditar que está fazendo um excelente negócio.
Uso de valores quebrados, combos, promoções leve 3 pague 2, entre outras, geram excelentes resultados nesse momento, em especial porque os itens expostos já possuem valor menor.
Use o apelo visual
Na fila do caixa o consumidor está parado pronto para ser impactado por sua mensagem, que chegará com muito mais força através do apelo visual correto.
Telas digitais divulgando notícias e outros conteúdos relevantes, entrelaçados com anúncios de produtos expostos no display de check stand é uma alternativa excelente.
Tenha o display certo
O display onde os produtos ficarão expostos também fazem a diferença na compra por impulso.
Os produtos devem ser facilmente visualizados e manipulados, além de ter uma estética agradável e transmitir a sensação de higiene e organização.
Investir em displays e gôndolas de supermercado é investir nos resultados de seu negócio.
Aproveite o momento do check stand para aumentar suas vendas por impulso e dar aquela alavancada em seu faturamento!
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