House Market Indicators

Armazenagem mais eficiente: Saiba o porquê de verticalizar o estoque de sua empresa

Você sabe o que é verticalização de estoque e o que ela pode fazer pelo seu negócio? Conheça neste texto suas vantagens e torne a armazenagem de sua empresa mais eficiente.

A boa gestão do estoqueé um ponto essencial para a maior parte dos empreendimentos. Isso significa adequar a capacidade do espaço ao volume de produtos e/ou insumos a serem armazenados. Empresas de todos os tamanhos têm de lidar com isso, mas quanto mais a empresa cresce, maior será a sua necessidade de armazenagem.


Mesmo com essa necessidade, nem sempre é possível ampliar o espaço. Nessa hora uma solução estratégica é a verticalização do estoque, ou seja, o uso de estruturas que possibilitem a estocagem de forma vertical, como o mini porta pallet ou o porta pallet, aumentando a capacidade sem interferir no tamanho do armazém ou até mesmo fazendo a estocagem dentro da própria loja.

Dentre as vantagens dessa estocagem estão:


- Uso eficiente do espaço e aumento da capacidade de estocagem: Os itens ficam armazenados na vertical, ou seja, usando no mesmo espaço é possível armazenar mais itens;


- Organização, melhor visualização e acesso aos itens: Os produtos e/ou matérias-primas podem ficar no mesmo local, devido à maior capacidade de estocagem. Isso possibilita uma melhor organização, até mesmo de forma visual, facilitando o acesso aos itens.


- Melhor gestão do estoque: Quando os produtos ficam no mesmo local é mais simples controlar e gerir a entrada e saída do estoque.

- Otimização dos processos: Os diversos setores de uma empresa estão sempre interligados, uns dependendo dos outros. Assim, melhorar a gestão dos estoques influencia desde a logística, passando pela administração até o comercial. Afinal, se você tem o produto facilmente à mão pode oferecê-lo aos clientes de pronta-entrega ou com entrega mais rápida, o que pode ser uma boa vantagem competitiva ou até mesmo um diferencial dos concorrentes, aumentando as vendas.


- Economia: Com a verticalizando dos estoques os custos diminuem, pois não é preciso aumentar os galpões, gastando com reformas, novas construções ou mais alugueis.


Negócios pequenos e médios

Quando se fala em verticalização de estoque muitos pensam nas grandes estruturas, com o uso de porta pallets e empilhadeiras. Mas você sabia que hoje existem opções menores, que permitem o depósito e retirada manuais? Essas opções são ótimas para pequenos e médios negócios e têm sido cada dia mais utilizadas em petshops, oficinas, lojas de rações, lojas de materiais de construções e mini atacarejos.

Pensando nisso, a Amapá desenvolveu a linha Mini Porta Pallets, indicados especialmente para depósito, estoque e exposição. Nela você pode escolher a capacidade de 250 kg ou 500 kg por nível, de acordo com a sua necessidade. Também existem várias opções de uso dos planos, como bandejas de madeira, pallets, bandejas de aço ou o que for de sua preferência. Nossos representantes estão prontos para orientá-lo com as melhores soluções para o seu negócio, clique aqui e saiba mais.


Grandes negócios

Há negócios que já necessitam de grande capacidade de armazenagem. Para isso existem estruturas que comportam itens de tamanho e pesos maiores. Nesses casos, é necessário investir em empilhadeiras ou paleteiras e funcionários capacitados para mais agilidade e segurança na armazenagem.

Para esse caso, a Amapá possui um departamento de engenharia apto a desenvolver o melhor projeto de acordo com a demanda de cada cliente, especialmente com o uso de porta pallets. Entre em contato com o representante da sua região (clique aqui). 

Quer continuar lendo dicas de como tornar a armazenagem do seu varejo mais eficiente? Leia em nosso blog o texto: “Saiba como tornar o estoque do seu varejo mais eficiente e reduzir custos”.