House Market Indicators

A importância do Centro de Distribuição para o seu negócio

Com o crescimento das compras online, novos formatos de lojas e a grande relevância da logística nas empresas, os centros de distribuição têm ganhado cada vez mais destaque como uma solução para entregas eficientes. Mas antes de investir nesse espaço, conheça um pouco mais sobre ele neste conteúdo.

O que é Centro de Distribuição?


Centro de distribuição é um espaço físico onde são armazenadas as mercadorias que saem de fábricas ou grandes e-commerces até serem transportadas para lojas, mercados, outros pontos de venda ou para o consumidor final.

Na logística, é visto como um ponto estratégico por concentrar os produtos mais perto de determinados clientes e os enviar conforme a demanda de compra, garantindo mais agilidade nos processos.

Como é o funcionamento do Centro de Distribuição?


As centrais de distribuição têm outras funções além de receber e despachar mercadorias. O seu funcionamento e toda a sua estrutura são responsáveis por fazer desse espaço um meio de economia para as empresas.  

As etapas da logística do CD são:
    
1. Recebimento
2. Movimentação
3. Armazenamento
4. Separação
5. Expedição

Por que investir em um Centro de Distribuição?

Uma das vantagens de investir em um Centro Distribuição é que ele permite a compra em maior quantidade, possibilitando melhores negociações de preços e aumentando a vantagem competitiva, além de oferecer facilidade de reposição de mercadorias para que estejam sempre acessíveis para a compra pelos clientes, gerando mais lucro.

O que você deve considerar na hora de montar um centro de distribuição?

1. Localização

A localização de um centro de distribuição é fundamental na etapa de entrega dos produtos. Por isso, é importante ter um planejamento estratégico que preveja a instalação próxima às vias que tornem mais fácil o transporte de mercadorias.

Outros pontos relevantes são o trânsito da região, a proximidade de fornecedores e clientes, o tamanho do terreno para garantir o acesso a veículos como caminhões, e as políticas de tributação como ICMS, que podem variar conforme a região.

2. Estrutura do negócio

É importante avaliar o modelo e o porte da sua empresa, se você está pensando em montar um centro de distribuição. Empresas do ramo industrial, atacadista, distribuidora ou e-commerce são as que mais se beneficiam com o CD.  

O que é preciso para organizar um centro de distribuição?

Para ter um funcionamento de excelência em seu Centro de Distribuição é necessário que cada setor tenha uma ótima organização e um layout que atenda às necessidades e atividades praticadas por ele.

Para ter o projeto ideal para o seu centro de distribuição, conte com o suporte da Amapá. Nossa equipe especializada de engenheiros presta todo o apoio da criação do projeto até depois da entrega, com treinamentos sobre segurança, orientações e medições.  

Além disso, a Amapá possui uma linha completa de porta pallets fabricada com tecnologia de ponta e materiais de alta qualidade.  

Entre em contato  com nossos consultores e saiba mais.